quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TRIBUNAL JULGA FUNCIONARIOS DE EDUCAÇÃO

Caso de 53 professores que entram ilegalmente em Manica

22 de Outubro de 2010

O caso de admissão de 53 professores que entraram ilegalmente na Província de Manica, distrito de Barue em finais de 2008 já começa a ser julgado. O tribunal Distrital de Barue solicitou 3 funcionários de Serviço Distrital de Educação para prestar declarações sobre este caso. Destes foram ouvidos os cidadãos Virgílio Marguenha o ex chefe de Recursos Humanos como réu e o mesmo esta sendo acusado de falsificação de documentos sobretudo a lista de 17 professores apurados no concurso publico. O réu Marguenha desmente estas acusações dizendo que trabalhava numa escuridão e o técnico Agostinho que esta sempre enfrente do caso. O ex Técnico Agostinho do sector de RH é acusado de burlar alunos do distrito de Guro no valor de 36 mil meticais onde mentiu que iria arranjar vagas no instituto de formão de Professores de Chibata. O réu Agostinho fez este jogo com o colega de profissão afecto em Guro que responde por Bartolomeu. Para além deste caso, Agostinho é acusado igualmente no caso de admissão de 53 professores ilegalmente na educação e falsificação de categorizaria docente de N4 e mudava para Docente N3.
Os professores admitidos trabalharam mais de 6 meses sem salários. Agostinho desmentiu todos casos perante o Juiz e disse que são casos estranhos para ele. O ex técnico Agostinho ainda disse ao Tribunal que tem azar porque os actores deste caso estão fora e ele esta sofrer na cadeia. Por seu turno o Juiz disse que sempre na vida as pessoas quando comitem crimes dão culpa ao azar. Dentre os acusados tem o Deputado da Assembleia Provincial da bancada da FRELIMO, João Manuel que também foi ouvido como declarante e vai ser julgado como réu pelo Tribunal Provincial de Manica. João Manuel é acusado de ser autor deste caso onde obrigou o júri para trocar ou alterar a lista aprovado pelo júri nomeado neste concurso de apuramento com motivo de colocar os seus colegas membros de Partido no poder. Segundo os declarantes Manuel trouxe uma lista que tinham 22 camaradas que nem participaram no concurso de 2008. O presidente de Júri, Doutor Sindique homem ‘’serio’’ negou assinar ou mudar a lista dos apurados e abandonou este processo na sala de juri. Também foi revelado que Manuel obrigou o Vice Presidente António Tome para assinar a nova lista. António Tome é neste momento Director de Serviço Distrital de Educação juventude e tecnologia de Barue. António ouvido pelo tribunal como declarante aceitou assinar a referida lista falsa porque não tinha como negar ordens do seu chefe. Por seu turno o Juiz disse que se o chefe obriga fazer actos ilegais sempre diga a ele que sim posso fazer mas peco este pedido por escrito.
O julgamento do dia 20 de Outubro começou as 8h e terminou as 17:30min e com intervalo de 5 minutos. Este caso continua ate no dia 9 de Novembro deste ano. O Juiz Massingue esta mostrar a sua capacidade profissional e o julgamento esta sendo tratado duma maneira muito cauteloso e organizado permitindo aos acusados e declarantes falar tudo aquilo que aconteceu. Entre os julgados João Jongue ex chefe de verificação do partido no poder em Barue declarou que o Partido Frelimo não fez a lista mas foi individual que utilizou capa. Jongue acrescentou que a lista não era oficial ate na mesma noite foi chamado pelo chefe de serviço de educação para ver esta lista de 22 camaradas que estava manuscrito sem timbre do Partido mas com carimbo atrás. Por seu turno o Deputado Manuel desmente que não havia nenhuma lista e o processo decorreu sem sobre saltos. Note que este caso causou grandes mexidas no sector de educação onde o ex director distrital foi transferido, o chefe de recursos humanos Virgílio Marguenha expulso e o técnico Agostinho encontra-se na cadeia distrital desde Março 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TERMINIOU COM SUCESSOS A FORMAÇÃO DE GESTORES DAS ORGANIZAÇÕES CIVÍS EM FINANÇAS BÁSICAS, ORGANIZADA PELO MASC.

15 de Outubro de 2010
Por : John Chekwa

Terminou com sucessos a formação de Gestores das Organizações da Sociedade Civil( OSC) que teve a duração de 4 dias, na Cidade de Nampula-Pensão Copa-Cabana, a partir do dia 12 de Outubro de 2010.
Trata-se de uma formação em finanças Básicas promovida pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil ( MASC), com finalidades de partilhar conhecimentos e capacidades técnicas em Finanças Básicas para garantir um sistema transparente na gestão financeira.
A formação contou com a participação de 24 membros das OSCs provenientes de 5 Províncias, nomeadamente Manica, Sofala, Niassa, Zambézia e Nampula.
Os Participantes avaliaram positivamente o evento e alguns disseram à nossa reportagem que o curso foi bastante produtivo, uma vez que abriu o caminho certo sobre o sistema de gestão financeira.
Durante este processo de formação, os facilitadores demonstraram as suas capacidades administrativas. De salientar que os trabalhos foram classificados por muitas práticas do que teorias- o que ajudou bastantemente para uma melhor assimilação da matéria.
Numa avaliação final dos trabalhos, os participantes agradeceram a iniciativa do MASC em unir as OSCs que já têm mais experiências na implementação dos seus programas, tais como MISA-Moçambique, IBIS, Power International, Concern Universal, ANDA e a Rádio Comunitária de Catandica que pela primeira vez recebe apoio técnico e financeiro do MASC .
Esta formação contou com a moderação de 3 facilitadores (funcionários do MASC): Elsa da Costa, Elias Ainadine e Natércia dos Santos.
Por seu turno, Elsa da Costa avaliou positivamente a participação construtiva dos formandos e confessou que não esperava o bom dinamismo dos participantes.
Recorde-se que MASC continua a apoiar as várias OSCs que prestam contas na área de Monitoria à Boa Governação para o desenvolvimento do País.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PACIENTES SATISFEITOS COM O ATENDIMENTO PUBLICO NO CENTRO DE SAUDE DE NHAMPASSA




Os doentes assistidos no centro de saude de posto administrativo de Nhampassa neste distrito, mostraram –se satisfeitos com atendimento publico dos funcionarios da Saude afectos na quela Zona.
Eugenia Romeu chefe deste centro de saude disse a nossa reportagem serem obrigação de funcionario publico atender bem os utentes de serviço imediatamente.

Por seu turno, o chefe do Posto adminsitrativo de Nhampassa, Tomas Janota Macanga tambem mostrou satisfacao em ouvir a populacao a parabenizar o bom desempenho dos funcionarios de saude na sua area de jurisdição.

Num outro desenvolvimento Tomas Janota reconheceu a grande tarrefa da Rádio Catandica na busca, tratamento e divulgacao das informações para o bem estar dos cidadaos rumo ao desenvolvimento.

Note que Nhampassa tem cerca de 32 mil habitantes e conta com 3 centros de saúde nomeadamente Nhassacara, cruzamento de Macossa e Nhampassa-sede.

E como não basta-se, neste momento as autoridades governamentais locais levam a cabo o travbalho de sencibilização nas comunidades para a necessidade de se instalar postos de socorro nas zonas do interior.

No Centro de saúde de Nhampassa são atendidos mensalmente mais de mil doentes e frequentemente regista-se as doenças tais como a malária e diarreias.

CRISE DE ÁGUA AFECTA CERCA DE 3000 HABITANTES DE CHINDENGUE, LOCALIDADE DE INHAZONIA EM


Cerca de 3000 habitantes residents em Chindengue enfrentam a crise de água potável desde o tempo colonial. A população contactada a nossa reportagem disse que naquela zona só existem duas fontenárias, destas, uma encontra-se avariada e a outra é que funciona com deficiências.
O Secretário desta zona disse que a situação é preocupante e pede a intervensão do Governo para instalar mais furos de água de modo a responder a demanda da polulação.

O chefe da Localidade de Inhazónia- Lino Fombe Cofe confirmou a crise da água potável em Chindengue e garantiu que o Governo tem como plano contemplar Chindengue na lista de abertura de furos para próximo ano 2011.
Numa conversa de trabalho, o Administrador Distrital Joaquim Zefanias disse que para o presente ano serão abertos 15 furos de água potável nas zonas que nunca tinham esse benefício.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ESTUDANTE HOLANDÊS APOIA A RÁDIO COMUNITÁRIA CATANDICA COM MEIO DE TRANSPORTE


André Van Dokkum estudante Holandês de PhD, morador em Singapura ofereceu uma Motorizada de marca LIFAN à Rádio Comunitária Catandica após a conclusão dos seus trabalhos de pesquisas durante 10 meses em Báruè (Dezembro de 2009 – Setembro 2010)

Andrew disse ofereceu uma Motorizada à Rádio porque está satisfeito com o trabalho da Direcção da Rádio na área de comunicação, monitória da boa governação e pela situação de falta de meio de tranporte para que a cobertura de notícias seja mais abrangente nos diversos pontos do Distrito Báruè.

Membro do Comité de Gestão da Rádio- Ilda Pegacho apelou aos membros da Rádio para conservarem este meio. Também UNESCO no més de Maio deste ano apoiou a mesma rádio com uma bicicleta a motor. O Director do Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC) João Pereira promete apoiar a rádio Catandica com 10 bicicletas na facilitação de deslocações nos trabalhos jornalísticos.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...