segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

UNESCO ESCOLHA NEPAL EM ASIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS


Iniciou na Segunda -feira, 6 de Dezembro de 2010 um trabalho de troca de experiência entre os Centros Multimédia Comunitários e Rádios Comunitárias s (CMCs e RCs ) de Moçambique em Nepal. Esta visita está sendo promovido pela UNESCO no âmbito de projecto de fortalecimento do poder local através de acesso a informação e comunicação, um projecto financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento (SIDA )
Segundo o oficial de Programa no sector de Comunicação e informação da UNESCO, Dr Ananias Chomola, optou - se por visitar Nepal por causa das suas experiências no seguintes pontos: A Sustentabilidade dos CMCs, Instalação dos CMCs e RCs ao custo relativamente baixo e a participação activa da comunidade na gestão destes, entre outros.
Nepal é um país pobre situado no continente Asiático, limitado a norte e leste pela China, sul e oeste pela Índia. A sua capital é Kathmandu, também é neste país onde situa-se monte Everest, o pico mais alto do mundo com 8 848 metros.
Neste 1° dia a equipa de Moçambique composto por Coordenadora de programa CMC no Ministério da Ciência e Tecnologia, Dra Carla Moiana, Representante da UNSESCO, Ananias Chomola, , chefe Departamento Central das Rádios e Televisão Comunitária do ICS (RTVC), Franscicso Xaviel Baptista e Coordenador do CMC de Catandica, John Chekwa encontrou muitas coisas de interesse tais como o maior número de motorizadas em circulação na estrada principal da cidade capital do que o número dos carros que estava também em circulação. Esta equipa ficou feliz com o custo da vida que tem a ver com os preços baratos dos produtos da 1ª necessidade.
Chomola disse a nossa reportagem que a equipa espera-se de colher uma experiência dotada “boas praticas’’ para compartilhar as mesmas com os outros CMCs e RC de Mocambique.
Está troca termina na próxima semana dia 12 de Novembro de 2010. O representante do FORCOM, Dário Anselmo está neste momento deslocar à Nepal para fazer parte da equipa.
Hoje , dia 6 de Dezembro de 2010 na cidade capital de Nepal a temperatura mínima a é 3° C
FOTOS EM NEPAL: http://baruemozambique.blogspot.com/

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...