quinta-feira, 10 de março de 2011

MASC FAZ ACOMPANHAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJECTOS DE BOA GOVERNAÇÃO


No âmbito de implementação do programa monitoria de boa governação a Rádio Comunitária Catandica, recebeu esta quinta-feira, 10 de Março de 2011, uma brigada do Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) composto por 2 membros Philip Machon - Gestor dos Fundos do MASC e Mark Smith -Conselheiro para Governação - Departamento para o desenvolvimento Internacional (DFID). Segundo Philip Machon esta deslocação tinha por objectivo o acompanhamento do grau de execução do programa de monitoria de boa governação nesta estação emissora, desde os finais do ano passado.
A brigada mostrou-se satisfeita pelo trabalho levado a cabo na produção de conteúdos sobre a governação local.
Num outro desenvolvimento Machon sustentou que o objectivo de programa de monitoria a boa governação é de promover a transparência nos sectores públicos e privados para o bem-estar das comunidades. O Responsável clarificou que o MASC dá prioridade a governação interna nas Organizações da Sociedade Civil para depois monitorar aos outros. A brigada visitou igualmente os estúdios e Telecentro do Centro Multimédia Comunitário de Catandica (CMC) onde ficou impressionada com serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Machon sublinhou que com as novas TICs oferecidos pelo CMC de Catandica é o grande passo para o futuro sobre tudo na juventude.
Finalmente a brigada apelou a Rádio Catandica para continuar a procurar formas de sustentabilidade para no seu funcionamento e desenvolvimento local.

terça-feira, 8 de março de 2011

TERMINOU COM SUCESSO UMA CAPACITAÇÃO SOBRE PRESTAÇÃO DE CONTAS E TRANSPARÊNCIA


Por: John Chekwa
8 de Março de 2010
Terminou com sucesso no dia 5 de Marco de 2011 uma capacitação sobre prestação de contas e transparência. O seminário decorreu na cidade de Maputo no Hotel VIP e teve a duração de 2 dias.
Esta capacitação foi promovida pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) em coordenação com Fundação Aga Khan (AKF) e tinha como objectivo de equipar os participantes com conhecimentos para assumirem maior responsabilidade na promoção de boa governação.
Cerca de 20 membros provenientes das organizações sócias do país, membros do Governo, políticos e a sociedade civil ficaram satisfeitos e avaliaram positivamente os trabalhos de capacitação em auditoria social, por ser uma nova iniciativa que tem a ver com o desenvolvimento social.
Dada a importância do assunto que foi tratado, os participantes acharam que o tempo de 2 dias foi insuficiente, tratando-se de uma nova iniciativa frutífero. Numa abordagem, concluiu – se que onde há maior transparência e prestação de contas há também indicadores de desenvolvimento social, cultural económico e politico. Por seu turno, o director do MASC, João Pereira, também presente no evento, pede a máxima colaboração dos membros da sociedade civil, no sentido de implementar actividades no âmbito de boa governação, para o bem estar das comunidades. Dr. Pereira, também solicita uma avaliação ou percepção das OSCs sobre o funcionamento da organização que dirige para melhorar o seu desempenho interno.

BÁRUÈ JÁ CONTA COM UMA PLATAFORMA DAS ASSOCIAÇÕES NA PROMOÇÃO DE BOA GOVERNAÇÃO

8 de Março de 2011
Por: John Chekwa
Plataforma da Sociedade Civil em Báruè (PSCB) é uma rede que foi criada no sábado dia 26 de Fevereiro de 2011 na promoção de boa governação. Esta é uma nova iniciativa que está sendo promovida pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC). O objectivo desta plataforma é de desenvolver actividades de monitoria e advocacia nos distritos para o bem-estar do povo.
No mês de Fevereiro deste ano, o agente facilitador do MASC, Francisco Pantie convocou cerca de 24 membros de 12 associações em Barue para divulgar as actividades do MASC e criar uma plataforma no âmbito de boa governação. PSCB já cumpriu com as recomendações deixadas pelo Facilitador do MASC.
Assim no distrito de Báruè, concretamente na Vila de Catandica, foi criada esta plataforma que conta com a Irmã Ana Carla José da Igreja Católica como Coordenadora e Rângel António Mairoce de Rede Comunitária como vice Presidente e Francisco Manuel da Kubatsirana como Tesoureiro.
Neste encontro participaram 37 membros de 12 associações e o Ponto focal distrital, Ventura Ngadangue.
Por seu turno, o vice-presidente desta plataforma, Rângel António Mairoce disse que com esta iniciava do MASC espera-se o trabalho produtivo na promoção de Boa Governação. Segundo o agente facilitador, Francisco Pantie, na província de Manica são 3 distritos abrangidos, Gondola, Báruè e Guro na criação de plataformas que vão trabalhar neste âmbito de monitorar a boa governação.

quinta-feira, 3 de março de 2011

MASC CAPACITA 20 ORGANIZAÇÕES SOCIAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS E TRANSPARÊNCIA

3 de Março de 2011
Por: John Chekwa
O Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC) em coordenação com a Fundação Aga Khan (AKF) esta capacitar cerca de 20 convidados membros da organizações sócias desde dia 3 de Março de 2011, na área de prestação de contas e transparência na promoção de boa governação.
Trata-se de uma formação de 2 dias que esta decorrendo na cidade de Maputo no Hotel VIP, como objectivo de equipar os participantes que são membros de governo, jornalistas, os políticos e membros da sociedade civis com conhecimentos para assumirem maior responsabilidade na promoção de boa governação.
A importância, elementos, tipos de prestação de contas entre outros são os temas que foram abordados no 1° dia. O Formador desta formação, Sujeet Sarkar, Conselheiro Regional da Fundação Aga Khan (AFK) esta demonstrar a sua capacidade.
Por seu turno o gestor de fundos do MASC, Philip Machon disse na abertura desta formação que o processo de monitoria de boa governação é uma tarefa de todos Moçambicanos é por isso MASC convidou, os membros do Governo, Media e os membros da Sociedade Civis para ver, ouvir e aprender gratuitamente este curso de prestação de contas e transparência para o bem estar das comunidades.
Machon ainda disse que é muito fácil falar sobre a monitoria de boa governação do que colocar em prática. No total são 6 províncias que estão envolvida nesta capacitação nomeadamente, Niassa, Manica, Sofala, Maputo e Inhambane e Cabo Delgado. Note que dos 52 organizações que receberam fundos do MASC desde a sua criação 50% são projectos nos distritos do pais.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...