sábado, 25 de junho de 2011

Aprovado por unanimidade o relatório Anual 2010 do MASC






Aprovado por unanimidade o relatório Anual 2010 do MASC




Por John Chekwa




25 de Junho de 2011







O relatório de actividades do Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) referente ao ano 2010, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, dia 22 de Junho durante uma partilha de experiencias sobre a implementação dos projectos no âmbito de boa governação.




Trata-se de um workshop de 2 dias realizado na cidade de Nampula que contou com a presença de 50 participantes membros de Organizações da Sociedade Civis, (OSCs) provenientes das regiões centro e norte do país, beneficiários do fundo do MASC.




Neste relatório mostra trabalhos visíveis de desenvolvimento na melhoria de governação, prestação de contas aos cidadãos Moçambicanos. Segundo o director adjunto do MASC, Elias Ainadine o ano 2010 foi o mais activo e eficiente desde o lançamento oficial do MASC em 2007.




O relatório mostra que há mais de 100 Organizações da Sociedade Civis que estão a ser apoiados pelo MASC na implementação de projectos de monitoria e advocacia nas 11 províncias de Moçambique. De facto MASC está gradualmente alcançar uma cobertura nacional, visto que dos 128 distritos do país 60 beneficiam dos fundos do MASC onde distrito de Báruè que dista mais de 1300 km da cidade capital – MAPUTO através da Rádio Catandica está contado.




O Director Adjunto do MASC apresentou que, mais de 90% das actividades planificadas nas áreas de provisão de fundos, apoio em desenvolvimento de capacidades, e da provisão do acesso à informação foram implementadas na ordem de 63.78%. Também em 2010 mais de 900 pessoas membros das OSCs beneficiaram de apoio através de seminários de formação, trocas de experiencias, entre outros para melhorar os seus trabalhos.




Segundo este relatório o valor de fundos desembolsados pelo MASC em 2010 foi de 964.575 Libras da Grã - Bretanha o que representa um aumento em comparação com os dois anos anteriores.




Entrevistados pela imprensa alguns membros participantes na troca de experiencia em Nampula mostraram satisfeitos pelo a seriedade e o grau de cumprimento das actividades pelo parceiro MASC. Também disseram que através de projectos que estão sendo implementados o impacto é muito positivo.







sexta-feira, 10 de junho de 2011

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CATANDICA PARTICIPA NA JORNADA DE LIMPEZA

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CATANDICA PARTICIPA NA JORNADA DE LIMPEZA
Por: Carlos Fernandos
10 de Junho de 2011
O presidente do CMVC , Eusébio Lambo Gondiwa participou esta sexta-feira 10 de Junho na jornada de limpeza na avenida 25 de Setembro ao lado do Hospital Rural de Catandica.
Segundo Gondiwa a ideia visa mostrar as boas praticas aos munícipes para necessidade de higiene individual e colectiva nas comunidades, cumprindo a palavra de ordem do chefe do estado sobre o saneamento do meio para evitar doenças endémicas.
No outro desenvolvimento o presidente Lambo reconhece o papel da rádio Catandica e apela aos colaboradores para continuarem a divulgar más e boas coisas para o bem estar dos munícipes.
Lambo apela também aos munícipes para colaboram com a rádio Catandica e seguir exemplo da limpeza nos seus bairros.
Nesta jornada o presidente fazia – se acompanhar pelos vereadores e outros funcionários do CMVC.

Rádio Comunitária Catandica cria uma ligação Clube de escuta de EPC

Rádio Comunitária Catandica cria uma ligação Clube de escuta de EPC – Sanhatuze- Catandica.
Por Pedro Francisco Luis
10 de Junho de 2011
A Rádio Comunitária Catandica na vila do mesmo nome, distrito de Barue província de Manica, promoveu esta quinta feira dia 09 de Junho de 2011, a cerimónia de ligação entre a Rádio e o clube de escuta da escola primária completa de Sanhatuze.
Esta cerimónia decorreu a margem duma visita de trabalho do delegado da Rádio Comunitária Catandica (RCC), John Chekwa naquele estabelecimento de ensino primário.
A visita de trabalho de John Chekwa tinha como objectivo reforçar a participação permanente e activa de crianças e adolescentes da EPC de Sanhatuze para estes grupos escutar os programas divulgados na Rádio Catandica.
A ligação entre a RCC e o clube da EPC de Sanhatuze tem ainda como objectivo melhorar a implementação e acompanhamento dos programas da rádio.
Durante a visita de um dia houve a mini capacitação em matéria de como fazer a escuta colectiva e divulgar o papel dos membros do clube de escuta.
Por seu turno o delegado da Rádio Comunitária Catandica, John Chekwa mostrou se satisfeito pelo apoio dum rádio receptor do sistema solar e a manivela do fundo das nações unidas para infância /UNICEF para a escuta de programas.
Entretanto, a RCC ofereceu ao clube de escuta de Sanhatuze, uma resma do papel A4 e 20 esferográficas para aumentar a capacidade do seu trabalho.
John Chekwa, apela o clube das EPC Sanhathunze para convidar outras crianças da escola e da comunidade para a necessidade de escuta colectiva e também enviar dedicatórias para rádio.
Chekwa convida aos petizes a compartilhar e participar em diversos programas radiofónicos.
Note que a visita de trabalho do delegado da RCC, vai continuar em outras escolas deste distrito que tem clubes de escuta.
Já a fechar saibam que o clube de escuta da escola primaria completa de Sanhatuze esta em funcionamento desde marco deste ano e conta com 20 membros dentre crianças e adolescentes e assistidos por três professores.

LIDER COMUNITARIO FECHA FONTENARIA DE AGUA PREJUDICANDO MAIS DE 500

LIDER COMUNITARIO FECHA FONTENARIA DE AGUA PREJUDICANDO MAIS DE 500 BENEFICIARIOS
Por John Chekwa


10 de Junho de 2011
O líder comunitário de povoado de Chiramba 1 na localidade de Chiula Honde no distrito de Báruè, fecha a única fonte de abastecimento de água potável recentemente instalada pelo governo do distrito de Barue para esta população.
Trata-se de Farai Fraqueza que prejudica mais de 50 agregados familiares para alem do alunos e professores que frequentam na escola primária do 1° grau local.
Fraqueza entrevistado pela Rádio Comunitária Catandica, disse que a população recusa a contribuição de uma taxa mensal de manutenção no valor de 10 meticais, é por isso achou melhor fechar esta fontenária.
O secretário daquele povoado, Castro Dique também confirma a cobrança e fecho da bomba de abastecimento de precioso líquido porque a população recusa a contribuição.
Por sua vez a população furiosa revelou este facto a nossa reportagem este sexta-feira dia 10 de Junho de 2011 tendo condenado o comportamento deste líder.
O técnico de água do governo distrital promete deslocar para Chiramba 1 para ver de perto esta situação.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Procurador distrital de Báruè disposto para uma parceria com a RCC na área da defesa de direitos humanos.

Por Pedro Francisco


7 de Junho de 2011


O procurador distrital da procuradoria do distrito de Báruè, Henriques Ibraimo mostrou se disponível para uma parceria com a Rádio Comunitária Catandica na área de estudo da legislação para o bem-estar das comunidades.


Henriques Ibraimo avançou este dado num encontro de cortesia com o delegado do Centro Multimédia Rádio Comunitária Catandica, John Chekwa.


Segundo Ibraimo, a ideia visa fundamentalmente promover os direitos humanos, a boa governação, o estudo da legislação sobre as leis moçambicanas, por exemplo a lei da família, lei da terra, violência sexual de menores, violência doméstica, casamentos prematuros, direitos da criança e ao cidadão comum.


Por seu turno, o delegado da Rádio Comunitária Catandica, John Chekwa mostrou se satisfeito com a iniciativa e disse que com esta parceria ira melhorar a promoção de debates, comentários e analise de géneros jornalísticos para o bem-estar das comunidades.


John Chekwa disse que com esta parceria espera se o melhoramento do atendimento nos sectores públicos ao cidadão e equipar com conhecimentos legislativos ao cidadão comum.


O referido acordo será assinado dentro deste mês de Junho visto que há uma necessidade urgente o estudo das leis no pais rumo ao desenvolvimento.


Entretanto o procurador provincial chefe Agostinho Serôdio Rotuto disse que o governo da província de Manica é está preocupado no combate contra vários crimes para o bem-estar do cidadão.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Condenado o Director da E P C de Nhamatema por roubo de flores

Condenado o Director da E P C de Nhamatema por roubo de flores


Por John Chekwa


02 de Junho de 2011


O Tribunal Distrital de Báruè condenou o Director da Escola Primaria de Nhamatema, António Macajo Gande por roubo de flores tipo roseiras. António Gande foi condenado na quinta-feira, 2 de Junho de 2011 por ter roubado 8 plantas roseiras no viveiro do Peter Waziweyi ou Nzara yapera, na Vila de Catandica, para plantar na sua casa. Este crime tem uma pena de 4 meses de reclusão em regime fechado ou pagamento de multas ao estado e indemnização de 40 mil meticais ao Peter Waziweyi. Director da Escola Primaria de Nhamatema prometeu pagar ao estado e danos ao florista.


Por seu turno, Peter Waziweyi disse que este é a segunda vez que Director da Escola Primária de Nhamatema, António Gande rouba flores no seu viveiro. Desta vez foi apanhado pelos vizinhos que reportaram ao florista Waziweyi. Após desta informação, Waziweyi deslocou na casa do director onde apanhou 8 plantas no quintal.


O florista disse que ficou satisfeito com o trabalho de Tribunal de Báruè, visto que esta pena para o Director é justa e serve como uma lição para outros funcionários públicos. Nzara yapera perguntou, “que tipo de ensinamento ou imagem que o director traz para a comunidade e para os meninos da sua escola?”


Ainda Peter Waziweyi deixou como apelo para os residentes de Báruè no caso de quiser alguma coisa não roubar mas sim pedir ao dono.


Este é o primeiro caso de roubo de flores por dirigentes no distrito de Báruè.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...