quinta-feira, 8 de setembro de 2011

03 Crianças morrem vitimas de envenenamento em Báruè


Por: John Chekwa
13 de Setembro de 2011
10 Crianças foram envenenadas das quais 03 morreram, 5 internadas no Hospital Rural de Catandica e outras 2, fora de perigo, vitimas de envenenamento em Nhassacarra no posto administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè na província de Manica.

Trata-se de um caso que teve lugar no dia 12 de Setembro de 2011, em que um comerciante local de nome Dito Naissone Nguiraze de 32 anos de idade contratou as crianças em causa para transportar caixas de vasilhames de refrescos em troca de mão de obra em bolachas biscoitos. As crianças afectadas são filhos do cidadão Feliz Ferro, residente no mesmo posto. Segundo a mãe das crianças, confirma a contratação e do consumo de bolachas envenenadas
Contactadas as vítimas menores de 10 anos de idade no HRC confirmaram o caso
A nossa reportagem ouviu o enfermeiro em serviço no HRC, António Manuel que confirma a contaminação das bolachas e a entrada deste caso. António Manuel disse que os 5 menores estão fora de perigo segundo o relatório clínico. Contactado pela Rádio Catandica o acusado empresário, Dito Naissone Nguiraze confirma a contratação dos menores e o pagamento de bolachas e recusa envenenamento das mesmas. Neste momento, Dito Naissone encontra-se detido nas celas do comando distrital da PRM de Barue. Contactado o chefe das operações da PRM em Báruè, Francisco Mathandalaze disse que o caso esta sendo investigado.




Queimadas descontroladas matam uma pessoa e deixam outras cerca de 100 desabrigadas




Por John Chekwa


9 de Setembro de 2011


Pelo menos uma pessoa morre e outras 100 estão desabrigadas por causa das queimadas descontroladas registadas no Sábado, dia 03 de Setembro de 2011, na zona de Nvulamite, posto Administrativo de Chuala-Honde, distrito de Báruè, província central de Manica.


As queimadas descontroladas ceifaram a vida duma anciã de cerca de 65 anos de idade que em vida respondia pelo nome de Laquina Maduapera e mais de outras 100 pessoas correspondendo a 13 agregados familiares ficaram desgraçadas.


Segundo o líder comunitário Joanete Gola até então, não se conhece o autor daquela acção mais Gola, promete trabalhar juntos a policia no sentido de localizar o malfeitor e neste momento, estão a fazer um levantamento para se apurar dados finais das famílias afectadas.


O fogo destruiu por completo casas, celeiros com excedentes agrícolas, tais como milho, mapira, plantas fruteiras, livros escolares e outros bens segundo um levantamento preliminar.


Face a situação, a população vitima deste incidente, diz que queimadas descontroladas trazem pobreza no seu seio e pedem que se tome medidas severas aos praticantes daquela acção e apelam aos outros que em caso de algum quiser preparar machambas usando fogo é comunicar com os outros antes. Entretanto, ainda sobre a situação de queimadas descontroladas, temos a informação que na zona de Nhapaco na aldeia de Julius Nyerere na vila de Catandica no distrito de Báruè, esta segunda-feira dia 05 de Setembro fogo posto apesar de não causar vitimas humanas, dois celeiros de milho e vários utensílios domésticos e vestuários, transformaram se em cinza.


O administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias solidarizou as vitimas deste acidente. Zefanias deixou apelo para os líderes comunitários, chefes de postos, membros de conselho consultivos para continuarem educar as comunidades cada um na sua zona de modo abandonar a pratica de queimadas descontroladas visto que fogo traz pobreza.





quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Sociedade Civil em Báruè aprova a proposta da futura Lei de Radiodifusão em Moçambique.

01 de Setembro de 2011


O gabinete de informação de Moçambique ``GABINFO reuniu se esta quinta feira dia 01 de Setembro do ano em curso com jornalistas da rádio comunitária de Catandica, lideres comunitários e religiosos, membros da cidade civil administradores distritais de Macossa, Tambara, Barue membros do governo provincial num encontro que tinha como objectivo o debate sobre a futura lei de radiodifusão em Moçambique.


Trata se de uma proposta da futura lei de radiodifusão composto por mais de 98 artigos que tocam a área de radiodifusão e televisão e foi aprovado por unanimidade por mais de 100 participantes.


Falando na cerimonia de abertura a governadora da província de Manica Ana Comuana enaltece o papel dos órgãos de comunicação social tendo afirmado que estes são principais parceiros do governo rumo ao desenvolvimento.


Por seu turno a Directora nacional de estudos e cooperação no Gabinfo, Cecília Napido pediu na sua intervenção a participação de todos na revisão da proposta para melhor a qualidade de serviços de radiodifusão em Moçambique.


Os líderes comunitários e religiosos, membros da sociedade civil no distrito de Báruè louvam a iniciativa do gabinete de informação na consulta pública sobre a revisão da proposta da lei da radiodifusão e televisão em Moçambique.


Neste trabalho de revisão os participantes pedem o acréscimo dos artigos que enquadram os aspectos sobre a necessidade da sustentabilidade financeira e técnica das rádios comunitários para garantir o melhor funcionamento e a sua existência a longo prazo.


Neste debate da revisão da proposta da lei de radiodifusão e televisão estiveram presentes representantes do gabinete de informação, o instituto de comunicação social, membros da rádio comunitária Catandica e o fórum nacional das rádios comunitários de Moçambique.



Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...