terça-feira, 22 de novembro de 2011

Escolinha Avante unidade gradua pela 1ª vez 7 crianças da idade pré-escolar no Bairro 7 de Abril - Catandica

A Escolinha Avante Unidade do Centro Infantil localizada no Bairro 7 de Abril, Vila de Catandica, Distrito de Báruè, na Província de Manica, graduou o 1º grupo de crianças da idade pré-escolar.
Trata se de 7 menores de 6 anos de idade que durante o ano prestes a findar aprenderam diversas lições relacionadas com a pequenada e simulação do ensino primário no país em algumas disciplinas por exemplo: Ofícios, Português e noções básicas de Inglês.
 A Directora da referida Escolinha, Beatriz Devete Chimuthico falando na sua intervenção refere que a aposta da sua agremiação é educar as crianças dando caminho para o futuro melhor rumo ao desenvolvimento.
Beatriz considerou que a luta actual é combate a pobreza através da educação, para tal apela a comunidade para valorizar o ensino pré primário.
Os graduados afirmam estar preparados para enfrentar o ensino primário e agradecem aos seus pais pela integração na escolinha.
O representante do Conselho Municipal da Vila de Catandica - Marcelino Pereira disse que este trabalho faz parte dos objectivos da edilidade, tendo sublinhado que a educação é o garante do amanhã.
O Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia de Báruè, representado na ocasião pelo técnico Sérgio Joaquim  Sequeira, garantiu que todas crianças graduadas terão vagas no Ensino Primário para o próximo ano lectivo 2012.
 A Escolinha Avante Unidade matriculou para o ano 2011, oitenta (80) crianças das quais 29 meninos e 51 meninas.

Administrador do Distrito de Báruè faz acompanhamento da Obra de Estrada em Nhauroa-Báruè

O Administrador do Distrito de Báruè, Joaquim Zefanias, realizou no passado dia 16 de Novembro do ano preste a findar, uma visita de trabalho no povoado de Nhauroa com objectivo de avaliar o decurso das actividades de abertura da estrada que liga Doro e Nhauroa no Posto Administrativo de Chôa. Trata-se duma estrada de 16 km, orçada em 1.250.000,00 Mts (Um Milhão, duzentos e Cinquenta mil meticais).
A população local mostrou-se satisfeita pela prestação de contas efectuada pelo Governo distrital. Por seu turno, o Administrador do Distrito, disse que este processo vai contribuir para o desenvolvimento no Distrito. Segundo  Zefanias, com a presença da estrada haverá facilidade de transportar grande parte dos produtos agrícolas  para interior de Moçambique, contrariamente  ao tempo vinham a ser escoado para o Zimbabwe.
O Chefe do Posto Administrativo de Chôa, Tomas Janota Macanga, confirma que aquele povoado é grande potencial na produção de algodão, feijão manteiga e vários outros produtos destinados a alimentação.
A Localidade  de Nhauroa dista cerca de 66 km de Catandica, Vila Sede do Distrito de Báruè e tem um total de 7.939 habitantes, do total dos  12.028 que comportam o Posto Administrativo de Chôa, segundo chefe daquele  Posto.
A deslocação do Administrador do Distrito de Báruè, Joaquim Zefanias à Nhauroa fez-se acompanhar pela Comandante Distrital da PRM, Angelina Muteto, Director Distrital de Actividades Económicas, Zacarias Muzaja e Técnico do Serviço Distrital de Planificação e Infra-estruturas nesta região.

Instituto Panos - África capacita 8 Rádios Comunitárias em matéria de Gestão de recursos naturais

Cerca de 16 Coordenadores e Produtores de Programas Radiofónicos, provenientes das 8 Rádio Comunitárias do Centro e Norte do País  foram capacitados pelo Panos  Instituto Southern Africa em matéria de Gestão de recursos naturais.  Panos  Instituto Southern Africa  é uma Organização Não Governamental que opera em Moçambique nas áreas de comunicação, tecnologias de informação e comunicação (TICS), gestão de recursos naturais, Jornalismo global e monitoria da indústria extractiva .
Esta capacitação decorreu   de 17 à 18 de Novembro de 2011 na cidade da Beira, Província de Sofala, e teve como aspectos fundamentais: Conflitos e gestão de Recursos Naturais, Legislação sobre a terra, direitos das comunidades, temas a abordar nas Rádios Comunitárias e planificação temática. 
Por seu turno os participantes avaliam positivamente a metodologia criativa do Panos durante a facilitação  que estava centrada na realidade do dia – a – dia  das comunidades.
A capacitação contou com facilitação de Tomas Viera Mário -  Coordenador Nacional e Faruco Sadique –Chefe da Redacção do Jornal Diário de Moçambique.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cidadã morre subitamente em circunstâncias estranhas no Bairro futuro melhor

Uma cidadã que em vida respondia pelo nome de Zelinha Pacate Semo 39 anos de idade viúva, mãe, chefe de família e comerciante no mercado central na Vila de Catandica Distrito de Báruè, encontrou a morte no dia 07 de Novembro do ano prestes a findar em circunstâncias duvidosas.
Em vida a vitima era mais conhecida por mãe Gilda e segundo a própria filha Gilda, conta a historia a Rádio Comunitária Catandica que a sua mãe queixou-se de repente de sintomas de malária e indo ao hospital de Catandica não acusou nada e foi dada parecetamol. Gilda acrescentou que na mesma anoite apareceu um socorrista com mais um pacote de medicamentos de malária e a madrugada viria a desaparecer da sua mãe deste mundo sem dizer a deus.
Contactando telefonicamente o ``socorrista” o enfermeiro Carlos Joaquim Meque, afecto no Hospital Distrital de Catandica não confirma a adição de fármacos senão aconselhar a malograda como a pessoa de confiança a tomar os comprimidos para se aliviar das dores.
Entretanto sobre o mesmo caso, uma equipe mista composta por médico do Hospital Distrital de Catandica e a polícia de investigação criminal estiveram na casa da falecida para análises e espera se de resultados finais para se apurar as verdadeiras causas que levaram a morte da cidadã Zelinha Pacate Semo em vida mais conhecida por mãe Gilda.

Concunhadas assassinam membro da mesma família



Duas cidadãs concunhadas de 22 e 24 anos de idade residentes em Nhampassa e Chindengue respectivamente, são acusadas de matar uma jovem, ora grávida de 3 meses, que em vida respondia pelo nome de Maria Bernardo - rival e concunhada indiciadas de assassino.
O episódio aconteceu no dia 20 de Outubro do ano em curso na localidade de Chindengue, posto administrativo de Nhampassa no distrito de Báruè na província de Manica.
As jovens estão sob custódia policial e confessam ter praticado o crime porque a rival da malograda, portanto 1ª indiciada, teria consultado no curandeiro sobre a razão de mortes sob sequente dos seus três filhos onde o curandeiro disse que a rival dela (a malograda) é que matava os seus filhos e os da sua concunhada, neste caso, a 2ª indiciada.
Dada gravidade da situação, a 1ª indiciada procurou pela 2ª para juntas tirarem a vida da jovem Maria, a 2ª indiciada tinha que escrever uma carta em nome de 5 (cinco) homens desconhecidos residentes de Chindengue dizendo que teriam morto a Maria por meio de machado porque ela gastara valores monetários daqueles homens em troca de actividade sexual
Por seu turno a comandante distrital da PRM em Báruè, Angelina Muteto, disse que depois do crime as malfeitoras puseram-se em fuga e só foram neutralizadas graças a um trabalho árduo realizado pelos homens da lei e ordem no local.
Face a esta atitude, Angelina lança um apelo a comunidade para não fazer a justiça pelas próprias mãos e evitar utilizar a informação transmitida pelos curandeiros como matéria de crime.
Lembre-se que este caso de assassino bárbaro recorrendo a um machado acontece poucos dias depois duma anciã ter morto seu próprio filho recorrendo um pau e tudo isso aconteceu no Distrito de Báruè.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...