sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PRM neutraliza um suspeito criminoso de homicídio de assassinato de 2 estrangeiros em Báruè


PRM neutraliza um suspeito criminoso de homicídio de assassinato de 2 estrangeiros em Báruè
Por: John Chekwa, 21 de Setembro 2012

A polícia da República de Moçambique no Distrito de Báruè  neutralizou um suspeito criminoso na última sexta-feira pelas 23 horas na paragem de Tete na cidade de Chimoio província de Manica.
Zito em entrevista
 
 
 
Trata se do cidadão Zito Mário Semente de 25 anos de idade, pai de um filho, vendedor ambulante de combustível ao longo da estrada nacional numero 7.
Zito Semente é suspeito no envolvimento do crime de homicídio de 2 estrangeiros sendo uma Zimbabueana negociante e passageira de nome Beauty Nhambirira de 29 anos de idade mais conhecida em Moçambique por Linda António e como natural de Manica ( duas nacionalidades) e Camela Amadi Osman de 34 anos de idade natural de Bulantaire República do Malawi.
O camião de marca scania, chapa de inscrição MZ 7803, Mz 43 -93 carregado de combustível na altura com destino a República do Malawi e este caso deu-se no dia 14 de Setembro de 2012 pelas 22horas na pedreira de pungue zona de Nhamatema localidade de Chuala-Honde, distrito de Báruè na  Província de Manica.
A nossa reportagem entrevistou Zito Mário Semente e afirmou que foi alugado por 3 indivíduos desconhecidos de Chimoio a Báruè, percorrendo mais de 100 quilómetros numa noite e recusa o seu envolvimento neste caso.
Viatura do Zito que foi usado neste caso
 

A Rádio Comunitária Catandica, viu na viatura do Zito de marca Toyota ABF 988 MP 5 lugares, uma catana ensanguentada um dos instrumentos usados neste crime, alguns bens das vitimas tais como passaportes e carteiras.
 
No volante da mesma viatura mostra se marcas de sangue, perguntado o Zito pela imprensa reconhece a condução ilegal e em estado de embriagues. Sobre os instrumentos e marcas de sangue no próprio volante disse que os clientes usaram a porta do motorista para a saída.
Volante com marcas de sangue
 
Por sua vez a Comandante Distrital da Polícia da República de Moçambique em Báruè, Angelina Muteto, disse que este é o 2º caso do género deste ano sendo o 1º aconteceu ao longo do rio Nhamuka na estrada nacional número 7.
Naquele local um camionista da empresa Transportes Carlos Mesquita foi assassinado e lançado no mato por indivíduos desconhecidos e os malfeitores apoderaram se do camião carregado de adubo e venderam o produto na província de Tete e abandonaram o camião.
Angelina Muteto, disse que neste momento a sua corporação está no terreno de modo a neutralizar os 3 criminosos, vulgarmente denominados “nhamacatanas” devido arma branca, ou catana que usam para matar pessoas e ainda a monte.
Muteto apela a todos camionistas para não pararem nos lugares sem habitação e carregar passageiros estranhos.
Saibam que a família do Zito Semente já contratou dois advogados para defenderem este  jovem em causa.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Jovens e mulheres apostam na agricultura em Báruè


jovens e mulheres produtores de algodão em Nhabuto
Jovens e mulheres apostam na agricultura em Báruè
Por: John Chekwa
Peter Solomone Fombe de 24 anos de idade é um exemplo dos jovens que estão viver na base de agricultura concretamente na Localidade de Nhabuto, distrito de Báruè na província de Manica. Fombe, produtor de algodão disse a imprensa que estava com problemas de emprego mas quando a empresa OLAM  introduziu desde o ano passado esta iniciativa, decidiu também entrar nesta campanha. Como resultado conseguiu cerca de 14 toneladas e está muito satisfeito por ter recebido  os seus valores monetários da venda desta cultura.

Outro exemplo e a Dona Hotilia que nesta campanha conseguiu produzir mais de 15 toneladas e tudo isto  já foi comprado pela empresa OLAM. Dona Hotilia é residente de Nhabuto  e louva a iniciativa da empresa promotora. Os produtores de algodão em Báruè pedem aumento de preço de compra de 10,50Mt a 15,00Mt por cada quilograma.

 A produtora, promete continuar a produzir algodão e pede mais apoio nos instrumentos agrícolas tais como charruas para próxima campanha.

Contactado pela imprensa o representante da empresa OLAM, Hama Chipisa, sobre o aumento de  preço de compra disse que os preços referidos depende de mercado internacional e com a decisão dos proprietários da empresa junto com apoio do governo de Moçambique .

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FRELIMO ACUSES MDM POLITICAL PARTY OF VIOLATING THE MUNICIPALITY LAWS


John Chekwa
18/09/2012
The 1st Secretary of Catandica Zone of The Ruling Party in Mozambique, Pedro Mussale accuses the opposition Political Party, Movimento Democratico de Moçambique (MDM) of violating the Municipality Laws by displaying flags everywhere in the town.
Mussale pronounced this accusation at the second meeting of the Zone which was held on the 15 th of September of  2012 at Mbuya Lena Complex.
In turn, the delegate of MDM in Báruè District, Samuel Jaime Sabonete argues that it is fundamental of any political Party in Mozambique to present its political symbols at any place.
In his report, the 1st secretary, Pedro Mussale also  accuses MDM of spreading false information and promises to the local people especially youths that they will  award scholarships to all their political members.  MDM dines all the allegations made by FRELIMO party in Báruè District.

FRELIMO ACUSA O PARTIDO MDM DE VIOLAR A LEI DA POSTURA MUNICIPAL


John Chekwa 18/09/2012
O 1° Secretario do Comité da Zona de Catandica do Partido FRELIMO , Pedro Mussale, acusa o partido da oposição, Movimento Democrático  de Moçambique (MDM) em Báruè de violar a lei da postura Municipal por vestir a cidade com bandeiras em quaisquer lugares.

Pedro Mussale, fez este pronunciamento na segunda sessão do Comité da Zona realizada no dia 15 de Setembro de 2012, no Complexo Mbuya Lena.
Por sua vez o delegado do MDM em Báruè, Samuel Jaime Sabonete defende que é o directo fundamental do qualquer Partido Politico em Moçambique apresentar os seus símbolos em qualquer lugar de acordo com a lei moçambicana.

Pedro Mussale acusa também no seu relatório que o partido MDM  está fazer promessas falsas ao povo de atribuir bolsas de estudos para seus membros.
No outro lado, o delegado do MDM nega  as todas acusações feitas pelo partido FRELIMO em Báruè.

Camponeses prestam declarações de semente que não germina desde 2011.


parte dos camponeses víctimas
John Chekwa
 18 de Setembro 2012
Dos 60 camponeses notificados para audiência no dia 14 de Setembro de 2012, processo número 263/12 da procuradoria distrital de Báruè, foram ouvidos apenas 10 e todos continuam ser unidos e declararam que duas toneladas e meia de semente de milho distribuídas pela empresa Nzara Yapera no âmbito de crédito agrícola não germinaram na totalidade.

Segundo o presidente deste grupo dos camponeses designado “Tariro yemurimi” que significa Esperança do Camponês, Patrique Cassequete, o balanço que faz é pouco positivo e mais pouco satisfatório porque logo da chegada dos camponeses, a procuradoria já queria adiar esta audiência para próximas datas. Os camponeses receberam o papelinho de que dizia, “hoje queremos ouvir apenas 4 membros”. Consequentemente, os camponeses revoltaram – se e ameaçaram de não participar mais nestas audiências “ Ok todos vão ser ouvidos hoje!” Respondeu o mandatário da Procuradoria do distrito.  

Neste dia, 14 de Setembro de 2012, a Policia de Investigação Criminal do Distrito (PIC) também participou neste processo de audiência e este exercício durou mais de 4 horas.
Um dos membros do grupo de camponeses entregou uma senha que foi encontrada nos sacos desta semente de milho em causa. A senha tinha dados contrários tais como número de lote indicado no certificado de teste feito pelo Departamento de Sementes no Ministério de Agricultura. Patrique Cassequete disse que os camponeses têm certeza que a semente que foi distribuída pela empresa Nzara Yapera – Peter Waziweyi não é uma semente verdadeira. O empresário trocou a semente actualizada para sujar a empresa PANNER, é por isso não houve nenhum contracto deste crédito com os camponeses no valor de noventa e cinco mil meticais (95.000,00Mt), acrescentou.

O Presidente apela o Governo do Distrito para não confiar muito esta empresa na liderança de iniciativas e assuntos dos camponeses pobres visto que é monopolizadora.

OLAM buys more than 900 tons of cotton in Báruè District

cotton field in  Nhabuto - Báruè district

JOHN CHEKWA

17/09/2012

The cotton company, OLAM known as Zambeze Cotton Valley have already bought over 900 tons of cotton in Báruè District of Manica Province in Mozambique.  According to the Senior Agronomist of this company, Hama Chipisa, the district has more than 1250 cotton growers.
On the 13th  of September of 2012,  the buying team worked in Nhampassa in Chicodo Zone. The Head of producers of this area, Robson Bande was very pleased to see this buying team again in his area. At that area, OLAM managed to buy more than 40 tons of cotton leaving the producers with their hard cash in their hands. Hama Chipisa is encouraging  the  cotton farmers to continua trusting his company, on the other side the company is always  ready  to help all the farmers with inputs and agricultural instruments such as plows and loans to facilitate high yields in the next season, he pronounced to the press

OLAM faz compras de mais de 900 Toneladas de ouro branco em Báruè


OLAM faz compras de mais de 900 Toneladas de ouro branco em Báruè

ALGODÃO PRODUZIDO EM BÁRUÈ
JOHN CHEKWA
A empresa OLAM algodão do Vale do Zambeze já comprou mais de 900 toneladas de algodão no Distrito de Báruè, na província de Manica. Segundo o representante desta empresa, Hama Chipisa o distrito de Báruè tem cerca de 1250 produtores desta cultura.

No dia 13 de Setembro de 2012, a equipa de compras desta empresa escalou os produtores residentes no Posto Administrativo de Nhampassa, Localidade de Nhabuto na zona de Chicodo.  O chefe dos produtores desta zona Robson Bande mostrou muito satisfeito com a chegada desta equipa na compra de ouro branco. Neste dia foram comprados mais de 40 toneladas de algodão na aquela zona.

O Representante da empresa OLAM prometeu continuar a fazer compras até acabar todo algodão no distrito. Chipisa disse ainda que, OLAM está pronta para apoiar todos camponeses produtores de ouro branco com os insumos e instrumentos agrícolas tais como adubos, semente, pesticidas e charruas respectivamente. “Também vamos apoiar com valores monetários no âmbito de crédito para ajudar os produtores na abertura das grandes machambas” pronunciou o representante.   

APELO DA PRM EM BARUE –MANICA

JOHN CHEKWA
17/09/2012

A  Comandante da Policia da Republica de Moçambique, Angelina Muteto apela os Camionistas ou seja motoristas para não carregarem os passageiros estranhos e  também não pararem de qualquer maneira nas zonas sem a população.    

Dois cidadãos estrangeiros assassinados na Localidade de Chiula Honde na Estrada Nacional Número 7 no Distrito de Báruè


JOHN CHEKWA
17/09/2012
Foram assassinados dois cidadãos estrangeiros, uma Zimbabueana e um Malawiano na noite do dia 14 de Setembro de 2012, na Estrada Nacional Número 7, concretamente na pedreira de Pungue, Localidade de Chiula Honde, distrito de Báruè na província de Manica.
Segundo a comandante da Policia da República de Moçambique em Báruè, (PRM) Angelina Muteto, registou este caso de crime de homicídio no comando distrital e não se sabe o que levou a vida destes cidadãos. Angelina Muteto disse ainda que este crime aconteceu numa zona sem população e a Policia da República de Moçambique (PRM) está trabalhar de modo a neutralizar os malfeitores mais cedo possível.
Os cidadãos vítimas deste crime, são: um camionista de Flate Line e passageira negociante  que estavam a caminho para Malawi. Neste momento o corpo do Malawiano já foi trasladado para Malawi e o da cidadã Zimbabueana já foi enterrado no cemitério do Conselho Municipal da Vila de Catandica. A cidadã respondia pelo nome Beauty Nhambirira residente do Harare.
Segundo a família de malograda, Beuaty fazia negócios há 3 anos de compra e venda de roupas no Malawi para Zimbabwe, ida e volta.
Os malfeitores usaram arma branca, vulgo faca, onde espancaram no pescoço e barriga das vítimas respectivamente.
A Comandante da Policia da Republica de Moçambique, Angelina Muteto apela os Camionistas ou seja motoristas para não carregarem os passageiros estranhos e  também não pararem de qualquer maneira nas zonas sem a população.    

Two foreigners killed in Chuala Honde, Báruè District in Manica Province

JOHN CHEKWA
17 /09/2012

Two foreigners killed in Chuala Honde, Báruè District in Manica Province
Two foreigners were killed on the evening of 14th of September this year. These two are a  Malawian truck driver and a Zimbabwean Dealer  by the name Beauty Nyambirira who were on their way to Malawi.
According to the Chief Police Officer of Mozambican Republic Police (PRM), Angelina Muteto, nobody knows what happened because this occurred during the night on early in the morning at a place where there is no population. The officer promises that the PRM will do by all means to neutralize these criminals.
The Malawian body has already transported to his home country, and the Zimbabwean body has been buried in the graveyard of Catandica Municipality. According to   Beauty’s family their daughter was a dealer for more than 3 years buying and selling clothes, shoes and other domestic products making her trips up and down from Harare to Mozambique and Malawi.
The criminals used knife to cut the neck and belly of the victims respectively.
The Mozambican Chief Police Officer, Angelina Muteto , appeals to all truck drivers not to carry strange passengers and not to stop at any places where there are no population.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Child labor worries residents of Catandica Township


Child labor worries residents of Catandica Township
 
By: John Chekwa


Community Radio Catandica was  informed several times by  members of the communities, that the number of children in the commercial sector is increasing  day and night in the Báruè district  especially in Catandic Township.

 

 With this information our team  visited and saw more than 10 children  of about 7-15 years of age working  in the Shop of  a local businessman by the name Tohid Islam and Retail Trading Company. This shop is located on the National Highway,  Road number 7, in Báruè district  of  Manica Province. These children  confirmed  that  they work and do many activities on daily basis at that place,  packing  boxes of products without any labour contract. These children also presented that they receive  nuts  which does not correspond to these activities.


"In most  cases we do a lot of work the whole  day and receive a value of fifteen meticais (15.00 Mtn) sometimes twenty metical ( 20.00Mtn) to each one of us," said one of the  minors  to the local Community Radio Catandica.

The  unemployed youth  groups said that they  have no access to employment to these Shops because the Local Businessmen want to  use these children as cheap labour.

Other children interviewed by Catandica Community Radio argued  that  the local shops  are very helpful for their survival because they give them money and biscuits. The businessman Tohib Islam said that these children are not invited  but they just come alone to his shop. 

Trabalho infantil preocupa  os residentes da Vila de Catandica

Por: John Chekwa

menores trabalhadores da Loja Tohid Islam
 

A Rádio Catandica foi informada várias vezes pelos membros da comunidades que o número dos menores no sector comercial está aumentar cada dia no distrito sobre tudo na Vila de Catandica. Com estas informações a nossa equipa visitou e viu cerca de 10 menores de 7 a 15 anos de idade a trabalhar  na loja da Praça – Tohid Islam Comércio e Retalho, que localiza na estrada nacional número 7, distrito de Báruè na Província de Manica.  As mesmas confirmam que trabalham e fazem muitas actividades de arrumar as caixas de produtos sem nenhum contracto. As crianças também apresentam problema de receber valores magros que  não corresponde com estas actividades.

menores trabalhadores da Loja Tohid Islam

“ Nos armamos muitas caixas por dia e recebemos um valor de quinze meticais (15,00Mt) algumas vezes vinte meticais (20,00Mt) a cada pessoa”, disse um dos menores á rádio catandica.

Os jovens desempregados nesta autarquia apresentam que não tem acesso de emprego nas lojas Locais, visto que os comerciantes aproveitam mão de obra barata usando menores.

Contactado o proprietário da Loja Tohid Islam disse que as crianças aparecem sozinhas na sua loja.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

More than 60 peasant farmers smell corruption in the Office of the District Public Prosecutor of the Republic of Mozambique in Báruè – Manica Province


More than 60 peasant farmers smell corruption in  the Office of the  District Public Prosecutor of the Republic of Mozambique in Báruè Manica Province

 
By: John Chekwa

10 de Setembro de 2012
Chairman of the Association of Peasant Farmers, Patrique Cassequete


“Why is   it that our docket N° 263/12 is stuck in the office of district attorney or public prosecutor, Henriques Ibraimo" questioned the spokesperson and president of the association of peasant farmers, "Tariro yeMurimi" in Báruè District of Manica Province in Mozambique..
In Novemberr 2011, more than 60 farmers received without any  contract two and half toners  (2.5t)  of maize seed distributed by the company Seed Nzara Yapera of Peter Waziweyi also government partner  on loan bases costing a total  amount of 95.000 Mt (Ninety-five thousand meticais) equivalent to 3310,00 USD , Unfortunately  this maize seed completely failed to germinate several attempts. Consequently, the farmers invited Mr Peter Waziweyi to see this situation but all the calls resulted in failure. As a way forward the peasants famers also informed the District Office of Economic Activities or District Agricultural Office (SDAE) where the agronomy João Arone tested 100 of this seed. As a result the 100 tested only germinated 30 seeds which correspond to 30%.
The seed company Nzara Yapera was not satisfied with this result he therefore took another seed from his warehoused to agriculture provincial laboratory. 
This new seed germinated in the laboratory 93% . Peter Waziweyi, he therefore raised a criminal case against the 60 peasant farmers and Local Community Radio Catandica accusing them for deformation of character of being denounced such news.
Both the farmers and the radio were called several times by the Investing Police Officers (PIC) for hearing and a criminal docket was opened.  . The PIC after hearing all the  parties involved they submitted the case to the District Attorney  or the public prosecutor of the Republic of Mozambique’ s  office.  In a conversation with journalists the public prosecutor, Ibrahimo Henriques ruled that in this case the peasants famers and radio have no proof that the seeds did not germinate.
On August 22nd of 2012, the peasant’s farmers received another notification from the District Attorney's Office to be heard again by him on September 14, 2012.
The group of peasant farmers suspects and smells corruption and assures that justice in Báruè District in Manica province is still far away to the poor citizen.  The Chairman of the Association of peasant farmers, Patrique Cassequete,  also said that, the  Police Criminal Investigation Officers in the Báruè  District has done a beautiful work and that is why the public prosecutor is delaying with the docket so that his customer – the seed company wins the case Henriques Ibraimo does  not want to hand the case to magistrate’s  court. This is very well visible, he added.
Hardly, the peasant farmers are currently facing great problems of hunger caused by Seed Company Nzara Yapera, time spent, resources lost in preparing fields and infinitive threats through notifications that has no bases. Also they are currently forced to do temporary jobs that are food for work activities to support their families.
Note that in Báruè district the criminal case which involves Government officials and the rich has never been solved they actual dissolve in public prosecutor’s office. As a result this is always affecting the innocent and the poor citizen.
In an interview the    Public Prosecutor Henriques Ibraimo refused to comment about the current situation of this case defending that he need permission from the province.
 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cerca de 60 camponeses suspeitam corrupção na Procuradoria Distrital da República de Moçambique em Báruè - Manica

Por: John Chekwa

10 de Setembro de 2012

 “Porque é que há lentidão do processo número 263/12, nunca mais anda, mas sim estar preso no gabinete do procurador distrital, Henriques Ibraimo” questionou o porta-voz e presidente da associação dos camponeses, “Tariro yeMurimi” em Báruè.
No mês de Outubro 2011, mais de 60 camponeses receberam sem nenhum
                                                                              presidente Cassequete agastado

contracto duas e meia toneladas (2.5t) de semente de milho distribuída pela empresa Semente Nzara Yapera no âmbito de crédito no valor de 95,000Mt (Noventa e cinco mil de meticais). Infelizmente lançada várias vezes na terra esta semente não germinou na totalidade. Consequentemente, os camponeses convidaram a empresa referida para ver de perto esta situação e redundou no fracasso. Como saída os camponeses também informaram o Serviço Distrital de Actividades Económicas de Báruè (SDAE) onde o engenheiro João Arone testou 100 graus da aquela semente. Dos 100 graus testados germinaram apenas 30 que corresponde a 30%.

A empresa semente Nzara Yapera representada pelo agente económico Peter Waziweyi não ficou satisfeita com este resultado onde deslocou a província no serviço de agricultura para negociar o certificado do lote desta semente.  

Os resultados de análise de sementes indicam que esta semente germina 93% e com esta prova Peter Waziweyi, levantou um processo-crime contra os 60 camponeses e a rádio Catandica por divulgar esta notícia.
Os camponeses junto com a rádio foram ouvidos várias vezes na Policia de Investigação Criminal de Báruè (PIC) sobre este caso. A PIC ouviu todas partes e submeteu o processo na Procuradoria da Republica no Distrito. Numa conversa de trabalho com os jornalistas o procurador, Henriques Ibrahimo pronunciou que neste processo os camponeses não tem prova que a semente não germinou.

No dia 22 de Agosto 2012, os camponeses receberam mas uma notificação da Procuradoria da República no Distrito para ser ouvidos de novo no dia 14 de Setembro 2012.

O grupo dos camponeses suspeita que a justiça em Báruè, na província de Manica ainda esta muito longe do cidadão pobre, avançou o Presidente da Associação. A polícia de Investigação Criminal da Republica de Moçambique em    Báruè fez belo trabalho e a procuradoria não quer entregar o processo ao tribunal. Isto está muito bem visível, acrescentou.
Associação dos camponeses apresenta problemas de fome causada pela empresa semente Nzara Yapera, o tempo gasto, recursos perdidos na preparação de machambas e de ameaças através de notificações que nunca acabam. Neste momento estão obrigados a fazer biscates para comida e sustentar as suas famílias.

Note que no distrito de Báruè, os processo crimes que envolvem os dirigentes e os ricos nunca teve desfecho sempre há manobras para condenar os inocentes.

Perguntado o procurador Henriques Ibraimo sobre a situação actual deste caso redundou no fracasso dizendo que precisa de autorização da província.

Conselho Municipal da Vila de Catandica dá uma resposta imediata para neutralizar uma manifestação dos vendedores

10 de Setembro de 2012

Por: John Chekwa

Os vendedores de mercado Macombe cancelaram uma manifestação pacífica prevista para esta segunda-feira, 10 de Setembro 2012. Trata – se de uma manifestação contra o Concelho Municipal devido a falta de condições sanitárias neste mercado sobre tudo a falta  água para consumo e  a não disponibilidade de balneário público.
Segundo o Assessor do presidente do conselho Municipal desta Vila, João Elias Cherene a preocupação dos vendedores de roupa é pertinente visto que estão exigir os seus direitos. Cherene disse ainda que a morosidade foi de análise de alguns aspectos técnicos na aquisição de material para canalização de água para abastecer aquele mercado.

Note que iniciou esta segunda-feira o trabalho de abertura de canal para água no mercado, está resposta imediata levou os vendedores a não manifestar contra o Conselho Municipal desta autarquia.

O Assessor do Presidente apela aos munícipes em geral a colaborarem e ter paciência porque há muitas actividades em curso para o bem-estar de todos.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Empresa OLAM promete comprar todo algodão no Distrito de Báruè em Moçambique

Por: John Chekwa

06 de Setembro de 2012

A empresa OLAM Algodão do Vale do Zambeze promete atender todos camponeses produtores de ouro branco no distrito de Báruè, província de Manica em Moçambique. O representante desta empresa, H. P. Chipisa visitou a Radio Catandica no dia 6 de Setembro de 2012 e confirma a existência de produtores de algodão em Chicodo, que localiza –se na Localidade de Nhabuto no Posto Administrativo de Chôa neste distito. Chipisa, agrónomo de profissão mostrou muito preocupado pela  noticia da Rádio Catandica publicada no dia 17 de Agosto de 2012 http://www.baruemozambique.blogspot.com/2012/08/falta-de-comunicacao-prejudica.html que falava sobre a reclamação dos produtores deste produto  que esta empresa  não honrou o compromisso de compra e aumento do preço de compra também já não há comunicação. O representante defendeu que a sua empresa ainda esta no processo de compras e vai chegar também nesta zona  mais cedo possível.  Em relação com aumento de preço de compra de cada quilograma de 10,50 Meticais para 15,00 Meticais, Chipisa disse que não haverá o aumento porque houve descontos na distribuição de insumos agrícolas aos todos camponeses.
A nossa visita  viu fotos dos camponeses de Chicodo, escutou as vocês  gravadas na Rádio Catandica e prometeu visitar estes camponeses no dia 10 de Setembro de 2012.
O representante da empresa OLAM mostrou também satisfeito pela boa produção do ouro branco no distrito da Báruè, visto que ultrapassou a meta prevista de 600 toneladas para mais de 831 toneladas que ainda neste momento no processo de compra de mesmo produto.

Note que OLAM esta também nos outros distritos de Manica, Guro, Tambara e Changara. Entretanto o distrito de Guro já conta com uma fábrica de processamento de algodão.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Falta de condições sanitárias obriga os vendedores a uma manifestação contra o conselho municipal de Catandica


Por John Chekwa

05 de Setembro de 2012

A falta de água e a não funcionário do balneário público obriga 360 vendedores no mercado Macombe a uma grave agendada para a próxima segunda-feira, 10 de Setembro de 2012 contra o Conselho Municipal da Vila de Catandica, que localiza – se no distrito de Barue na província de Manica.
Segundo o chefe do mercado Macombe, Octávio Oscar Franze a medida surge após a transferência forçada pelo este município no mês passado para este novo lugar onde foram prometidos melhores condições sanitárias.  
Octávio Franze, disse ainda que os vendedores estavam num lugar seguro com maior fluxo dos clientes a mais de 5 anos. A nossa fonte disse ainda que estão a  pagar impostos no valor de mais de 80 mil por mês a este município e não vem o motivo da transferência no lugar onde não tem melhores condições.

Balneário Público fechado pelo CMVC
 
A imprensa local encontrou o balneário público fechado pelo município e sem indicação de água potável nem para lavar mão. Neste momento os vendedores são obrigados a recorrer aos vizinhos a procura destes recursos públicos.

Contactado o vereador da urbana, José Armando Zuca para comentar sobre este assunto redundou no fracasso. A imprensa também contactou o substituto do Presidente do Conselho Municipal, Marcelino Pereira Faifetine onde disse que este assunto não lhe compete.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mais de 300 vendedores do mercado formal da Vila de Catandica criticam o comportamento da PRM

Por: JOHN CHEKWA

03 de Agosto de 2012

Mais de 300 vendedores do mercado Macombe na Vila de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica estão aborrecidos pelo comportamento dos membros da Policia da República de Moçambique neste distrito. Segundo os vendedores em causa, nota – se que todos os dias a PRM escala aquela mercado, barracas lojas exigindo Bilhetes de Identidades (B.I) aos seus clientes na hora de compra contribuindo deste modo o fraco movimento económico, visto que grande parte dos clientes são camponeses provenientes das localidades e zonas do distrito e não tem este documento que esta sendo exigido. Por motivo de medo todos que não andam com Bilhete de Identidades pagam ou entregam os valores monetários entre 50 à 100 Meticais para ser liberados pela esta polícia munidos de arma de fogo.

No dia 29 de Agosto de 2012, houve uma operação furtiva feita em plena luz do dia na loja Parato Comercial que sita no Bairro 1° de Maio na mesma Vila. Neste dia foi capturado um cidadão de nome Sérgio Joaquim que fazia compras naquela loja devido a não possuir este documento de identificação. Sérgio Joaquim disse que quando chegou no comando da PRM foi batido com o cabo eléctrico, fez algum trabalho de lavar latrinas e depois foi libertado.

Contactado pela Rádio Catandica os membros da Policia da República envolvidos nesta operação defendem que estavam em pleno serviço e desconfiaram o ambiente deste cidadão nacional, o que chamou atenção a perseguição imediata na loja.

Na loja houve agressão física em ambas partes onde o cidadão contraiu ferimentos ligeiros no braço devido algemasse, por outro lado o polícia perdeu um botão da camisa do seu uniforme. Tudo isto levou o polícia a tirar alma de fogo apontar na cabeça do cidadão assim ameaçar morte. Consequentemente, esta acção assustou outros clientes que faziam compras nesta loja que chegaram de abandonar e fugindo para as suas casas. O Proprietário desta loja – Traimo Parato foi agastado e levou o caso a procuradoria do distrito. Parato disse ainda que este comportamento é ilegal e os membros invadiram a sua loja sem nenhum documento do Tribunal Judicial.

Por seu turno a Comandante Agelina Muteto disse que é o trabalho da Policia da República garantir a ordem e segurança pública. Angelina Muteto esclareceu que os membros da PRM não estão autorizados a exigir B.I.s aos cidadãos dentro das lojas, barracas e no mercado mas sim no caso de suspeita de criminoso.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...