sábado, 13 de julho de 2013

Mais de 7 mil camponeses acusam a empresa Portucel por estar invadir os seus territórios em Báruè

Por: John Chekwa
Parte dos camponeses com da Radio Catandica, @Verdade e a ESTAMOS 

Mais de 7 mil camponeses residentes na localidade de Chiuala – Honde, distrito de Báruè na província de Manica, estão agastados e acusam a empresa Portucel por estar a invadir as suas terras á força para plantar eucaliptos.

Segundo o régulo Sagoro de Phanze, aquela empresa apareceu em 2009 naquela zona para uma consulta comunitária onde foi recusada. Em 2012, a Portucel usou uma táctica de mobilizar os camponeses para a troca de benefícios tais como emprego e a terra. Devido a crise do emprego juvenil esta iniciativa foi louvada por mais de 600 jovens desempregados e os mesmos ofereceram os seus territórios sem nenhum contracto formal.

Contactado o director do serviço da Actividade Económicas em Báruè, Zacarias Muzaja disse que o governo local já entreviu neste caso. Muzaja confirmou que não houve consulta comunitária naquela zona de Phanze porque os habitantes recusaram esta iniciativa de Portucel.

Zacarias Muzaja disse ainda que na intervenção do governo foi recomendado para aquela empresa continuasse com os seus trabalhos iniciados e não abrir novas áreas.
Contrariamente a esta decisão, segundo os camponeses, no dia seguinte a empresa recrutou mais de 180 trabalhadores onde abriu mais novas áreas naquela zona.

De acordo com a informação no nosso poder, no dia 19 de Dezembro de 2011, o Conselho de Ministros da República de Moçambique apreciou e aprovou a resolução que autorizava provisoriamente a Portucel o direito de uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) numa área de 182.886 hectares na província de Manica.


De salientar que os camponeses ainda não tem uma saída neste caso visto que há desentendimentos entre eles porque outros querem emprego e maior parte precisa de terra. 

http://www.verdade.co.mz/economia/38305-camponeses-de-chiuala-honde-revoltados-com-a-portucel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...