segunda-feira, 29 de julho de 2013

Governo promete resolver casos de conflitos de terra em Báruè

Por: John Chekwa

A governadora da província de Manica no centro de Moçambique, Ana Comoane prometeu na última sexta-feira ( 26) que as preocupações  dos moradores de Phanze na localidade de Honde no distrito de Báruè vão ser resolvidas  através de uma  comissão criada recentemente.

 “A população será esclarecida e se houver problemas vamos resolver ” disse.

Trata – se das preocupações de conflitos de terra onde os camponeses de Phanze acusam a empresa Portucel de  invadir as suas terras para plantar eucaliptos naquela zona sem consenso.

Ana Comoane fez esta promessa no comício popular orientado por ela, dizendo que não é objectivo do governo trazer investidores que arrancam terra dos moçambicanos.

Neste comício popular  os habitantes acusaram também a estrutura local nomeadamente o líder comunitário, o chefe do posto e o secretário da zona de estarem envolvidos neste negócio a favor da empresa em causa.

Por outro lado, um grupo de trabalhadores da empresa louvou a iniciativa justificando que a Portucel está minimizar a situação de desemprego e pobreza naquela zona rural.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

Empreiteiro paralisa construção de escola por falta de pagamento em Báruè

A Construtora CCM Limitada paralisou a edificação da Escola Secundária de Nhampassa, no posto administrativo com o mesmo nome, no distrito de Báruè, na província de Manica, porque o Ministério da Educação ainda não fez nenhum pagamento desde que a obra iniciou em Agosto de 2012. A infra-estrutura está orçada em 9.218.179,56 meticais.
Segundo o representante da empresa Construções CCM Limitada, o Ministério da Educação ainda não desembolsou nenhum tostão e o dinheiro que iniciou a obra é do próprio construtor. Por isso, está tudo paralisado, 11 meses depois do arranque da mesma infra-estrutura que devia ter sido concluída em oito 8 meses.
O director distrital dos Serviços da Educação, Juventude e Tecnologia de Báruè, António Tomé, confirmou o caso ao @Verdade e justificou que houve problemas na transferência do dinheiro para a conta bancária do empreiteiro.

Entretanto, episódio faz com que se suspeite que algumas obras que têm sido abandonadas a meio da construção é por culpa do Governo, em parte.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Báruè regista mais de 16 mil eleitores contra 11349 previstos

Por: John Chekwa

23/07/2013


O Distrito de Báruè na província de Manica, região central do país registou 16423 eleitores contra uma meta de 11.349. Segundo o director do Secretariado Técnico de Administração eleitoral (STAE) em Báruè, Simão Xavier Maduco hoje (23/07/2013) os quatro postos de recenseamento eleitoral no município de Catandica foram registados 528 eleitores. 
A nossa reportagem viu enchentes no posto eleitoral EPC 1 de Junho sede da Vila Catandica sobretudo as mulheres e jovens. 

domingo, 21 de julho de 2013

Detenções e cobranças ilícitas preocupam moradores de Macossa

A Polícia Comunitária afecta aos bairros de Musungusungu e Nhamubawa, no distrito de Macossa, na província de Manica, é acusada de extorquir dinheiro à população e deter cidadãos arbitrariamente, facto que preocupa os moradores.

Em conexão com essa desordem, os residentes de Nhamubawa apontaram dois agentes de policiamento comunitário identificados pelos menos de Henrique e Clemente.

António Madeira, uma das vítimas desses actos reportados ao @Verdade, contou que já foi detido e algemado injustamente pelos referidos membros da Polícia Comunitária e lhe foi cobrado um valor de 600 meticais para ser restituído à liberdade. Ele era acusado de produzir e consumir cannabis sativa, vulgo soruma.

Nito Chirimaunga, outra vítima, narrou ter sido igualmente detido e cobrado dinheiro pelos mesmos polícias, acusando-lhe de estar a dever um curandeiro da praça.


O Comandante da Polícia da República de Moçambique (PRM) no posto administrativo de Nhamagua, Domingos Manuel Giuvi, disse que não tem conhecimento dos casos relatados pelos nossos interlocutores mas vai investigar

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Inaugurado o mercado 4 de Outubro no bairro Sanhathunze – Báruè

Por: John Chekwa

Foi inaugurado nesta sexta-feira (19) o mercado denominado 4 de Outubro no bairro Sanhathunze na Vila de Catandica, distrito de Báruè, na província de Manica. Trata se do empreendimento que custou 400 mil meticais fundo de iniciativa local. O empreendimento conta com 64 mesas para venda de diversos produtos da 1ª necessidade. 

O líder do Bairro Sanhathunze Vasco Tenesse louvou a iniciativa do Conselho Municipal dizendo este mercado vai ajudar os vendedores e os munícipes desta autarquia.

Também a população mostrou – se satisfeita com a construção deste novo mercado.
O Edil do município de Catandica, Eusébio Lambo Gondiwa disse que este é o 2° mercado construído pelo município de Catandica de modo a responder as preocupações dos munícipes.

Por seu turno, Administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias disse que é a tarefa do governo a responder as necessidades dos cidadãos e pediu aos vendedores para melhor uso deste empreendimento rumo ao desenvolvimento.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Edil do município de Catandica renúncia pré-candidatura a vontade do seu patrão

 Eusébio Lambo Gondiwa

Eusébio Lambo Gondiwa, edil do município de Catandica há 10 anos, renunciou por escrito a sua pré-candidatura para as eleições autárquicas 2013.

A renúncia do edil de Catandica preocupam os munícipes porque no dia 13 do mês em curso Lambo Gondiwa disse ao público via Rádio Catandica e televisão comunitária (TVCB) que quer dar continuidade para transformar a vila Catandica em cidade.
Contactado pela rádio local disse que a decisão não é da sua vontade mas sim do seu patrão.

Num debate público da Rádio local que tinha como tema “eleições internas em análise”  o comentarista da praça e  antigo combatente da luta de libertação nacional, Tiago João Raiva Pangaia, disse que a democracia em África não plural. Pangaia acrescentou que o processo de selecção dos candidatos para as eleições depende apenas de amizade dos chefes no poder e da vontade dos partidos políticos.


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Edil anula pré -candidatura no município de Manica

Por: John Chekwa

15/07/2013

Moguen Candiero, edil do município de Manica há 15 anos, decidiu nesta semana depois de participar na pré-campanha das eleições internas, anular a sua pré-candidatura à presidencial daquele município.
Candiero disse que tomou esta decisão porque quer dar espaço aos outros camaradas do seu partido.

Refira – se que o partido FRELIMO em Manica tem 5 pré-candidatos à presidência do Município da cidade Manica  nomeadamente, Moguen Candiero,  Fernando Tefula - ex – administrador do distrito de Manica, Alexandre Tiago – Antigo combatente da luta de Libertação nacional, Raimundo Kembo – empresário Local e David Meque funcionário do estado.

Durante o processo das eleições internas naquela cidade e nos 10 bairros da autarquia, o edil Candiero teve aceitação nos apenas 3 bairros.
Os munícipes da cidade Manica louvam a iniciativa do edil de anular a sua candidatura quando ainda é cedo para não ser envergonhado porque a maioria já não precisam de  Kamuzu Bandas no poder.     


domingo, 14 de julho de 2013

FRELIMO apresenta 4 pré – candidatos para município de Catandica

Por: John Chekwa

14 de Julho de 2013

O partido FRELIMO em Báruè apresentou no ultimo sábado (13) os seus 4 pré – candidatos para o município de Catandica. Este evento decorreu no bairro 7 de Abril, desta Vila municipal onde cada um dos pré-candidatos apresentou o seu perfil.

Na sua apresentação pré - candidato Eduardo Macheque, técnico de Administração Pública disse que os munícipes devem ter acesso aos mercados, energia eléctrica, vias de acesso e agua potável. Eduardo Macheque disse ainda que tem desejo e capacidade de gerir o município de Catandica para o bem-estar dos munícipes.

José Draiva, ex presidente do município de Catandica também é pré candidato que tem como sonho melhorar o abastecimento de água potável energia eléctrica e aumentar as infra-estruturas sociais tais como salas de aulas e postos de saúde para os munícipes. José Draiva disse ainda que quer eliminar a pobreza urbana criando iniciativas de rendimentos para aos jovens da autarquia.

O Edil actual, Eusébio Lambo Gondiwa também disse que quer dar continuidade de actividades que já foram iniciadas por ele tais como de abrir estradas, construção de mais postos de saúde entre outros. Eusébio disse que ainda tem capacidade de gerir e tem como sonho de transformar a vila de Catandica  em cidade do mesmo nome.

Finalmente, o pré-candidato Abel Sitole, académico, professor da escola secundária Armando Emílio Guebuza  disse que no caso de ser eleito  quer instalar uma governação participativa e transparente no município da Vila Catandica para o bem-estar dos munícipes. Promoção de desporto, cultura, melhoramento  do sistema de ensino através de construção de mais salas de aulas, instalação de  bibliotecas digitais, e o abastecimento dos livros nas são outros pontos que foram apresentados pelo pré – candidato Abel Sitole.

O académico disse ainda que na sua governação vai melhorar a vida dos munícipes: mulheres, homens, jovens e crianças através de disponibilizar fundos de desenvolvimento vulgo 7 milhões para implementarem micro projectos em parceria com governo local.


Note que será conhecido no mês do Agosto do ano em curso,  o candidato para o edil do município de Catandica 

sábado, 13 de julho de 2013

Mais de 7 mil camponeses acusam a empresa Portucel por estar invadir os seus territórios em Báruè

Por: John Chekwa
Parte dos camponeses com da Radio Catandica, @Verdade e a ESTAMOS 

Mais de 7 mil camponeses residentes na localidade de Chiuala – Honde, distrito de Báruè na província de Manica, estão agastados e acusam a empresa Portucel por estar a invadir as suas terras á força para plantar eucaliptos.

Segundo o régulo Sagoro de Phanze, aquela empresa apareceu em 2009 naquela zona para uma consulta comunitária onde foi recusada. Em 2012, a Portucel usou uma táctica de mobilizar os camponeses para a troca de benefícios tais como emprego e a terra. Devido a crise do emprego juvenil esta iniciativa foi louvada por mais de 600 jovens desempregados e os mesmos ofereceram os seus territórios sem nenhum contracto formal.

Contactado o director do serviço da Actividade Económicas em Báruè, Zacarias Muzaja disse que o governo local já entreviu neste caso. Muzaja confirmou que não houve consulta comunitária naquela zona de Phanze porque os habitantes recusaram esta iniciativa de Portucel.

Zacarias Muzaja disse ainda que na intervenção do governo foi recomendado para aquela empresa continuasse com os seus trabalhos iniciados e não abrir novas áreas.
Contrariamente a esta decisão, segundo os camponeses, no dia seguinte a empresa recrutou mais de 180 trabalhadores onde abriu mais novas áreas naquela zona.

De acordo com a informação no nosso poder, no dia 19 de Dezembro de 2011, o Conselho de Ministros da República de Moçambique apreciou e aprovou a resolução que autorizava provisoriamente a Portucel o direito de uso e Aproveitamento de Terra (DUAT) numa área de 182.886 hectares na província de Manica.


De salientar que os camponeses ainda não tem uma saída neste caso visto que há desentendimentos entre eles porque outros querem emprego e maior parte precisa de terra. 

http://www.verdade.co.mz/economia/38305-camponeses-de-chiuala-honde-revoltados-com-a-portucel

terça-feira, 9 de julho de 2013

MASC promove uma troca de experiência entre a Rádio Catandica e a ESTAMOS

Por: John Chekwa
Por: John Chekwa
9/07/2013

Esta decorrer no distrito de Báruè, província de Manica, uma troca de experiência entre a ESTAMOS e a Rádio Comunitária Catandica.  Trata – se de uma iniciativa apoiada pelo Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC). Esta actividade tem como a duração de 3 dias a partir desta Terça-feira (9) e pretende reforçar as actividades do dia-a-dia destas duas organizações comunitárias concretamente na área de monitoria a boa governação com objectivo de melhorar a qualidade e acesso de serviços públicos aos cidadãos.

De salientar que a Estamos é uma organização comunitária não governamental sem fins lucrativo, fundada em 1996 em Lichinga, província de Niassa.

Na realização das suas actividades a ESTAMOS actua nas várias áreas tais como agua e saneamento, prevenção de e HIV/SIDA, Recursos naturais, Governação, auditoria social entre outras para o bem-estar das comunidades.

Rádio Comunitária Catandica é um órgão de comunicação radiodifusão parte do Centro Multimédia Comunitário (CMC) de Catandica, estabelecido em 2006 com apoio inicial da UNESCO.

As duas estão sendo financiadas na implementação das suas actividades de monitoria a governação pelo MASC.


Visitas de campo, troca de opiniões, experiencias de boas práticas, lições aprendidas são pratos principais desta troca. No dia 11 do mês em curso será contactados as entidades governamentais e do sectores privadas para responder nas questões que estão sendo levantadas no terreno. 
https://www.facebook.com/pages/MASC-Mecanismo-de-Apoio-%C3%A0-Sociedade-Civil/447254045295329?fref=ts

sexta-feira, 5 de julho de 2013

ANUNCIO DE VAGAS

ANUNCIO DE VAGAS
·       Rádio Comunitária Catandica (RCC), órgão de comunicação radiodifusão parte do Centro Multimédia Comunitário (CMC) de Catandica, estabelecido em 2006 com apoio da UNESCO, pretende recrutar um (a) oficial de Campo e um(a) Activista/Repórter para trabalhar no Distrito de Báruè, província de Manica.
·         As 2 vagas estão no âmbito do projecto de monitoria a boa governação no distrito de Báruè que está sendo implementado pela RCC desde Julho de 2010, primeiro em parceria com Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) no concurso dos 8 programas. 
·         Em Setembro de 2010 o mesmo projecto foi aprovado pelo MASC para mais dezoito (18) meses. E a partir do ano passado (2012) o mesmo projecto foi aprovado pelo MASC para 24 meses.
Objectivo Geral:  Contribuir na monitoria da implementação de acções concretas previstas no plano quinquenal do Governo.

a   Para as 2 vagas
Os requisitos são:
·         Experiência de mais de 2 anos trabalhar com OSCs, Rádios Comunitárias e membros da Comunidade em geral
·         Capacidade de recolher, analisar e divulgar factos
·         Capacidade de trabalhar sob pressão
·         Conhecimento sobre monitoria e advocacia da governação
·         Conhecimento sobre uso de TICs, BlogSpot, email e edição digital é vantagem
·         Fluente em português e línguas locais: Chimanhica, Chitewe, Ndau Sena e Mabarue.
Os interessados deverão enviar os seus curriculum vitae, cópias autentificados de certificados até o dia 25 de Julho de 2013 para CMC de Catandica: radiocata.cmcdecatandica87@gmail.com ou trazer na secretaria da RCC, Av 25 de Setembro, Vila de Catandica, Barue, Manica


www.baruemozambique.blogspot.com

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fraca capacidade de prestação dos serviços preocupam os clientes do Banco Millenium BIM em Manica

Por: John Chekwa

01/07/2013

Os clientes do Banco Millenium BIM reclamam da fraca capacidade de prestação de serviços oferecido pelo aquele estabelecimento. Este banco localiza – se na Vila de Catandica, Distrito de Báruè – centro da província de Manica na região centro do país.
Algumas pessoas contactadas pela imprensa que estavam nas bichas nos dias 25 á 30 de Julho do ano em curso, disseram que o banco BIM em Catandica já não está conseguir a responder as necessidades e a demanda dos seus clientes na hora certa.
Logo na chegada da nossa equipa de reportagem naquele banco estavam cheios das pessoas nas bichas esperando de levantar os seus dinheiros numa única máquina – ATM.

Segundo António um dos clientes que estava a espera, o mau funcionamento dos caixas electrónicos tais como avarias constantes, falta de dinheiro, morosidade no serviço auto atendimento caracterizam grandes desafios naquele banco.
Também ouvimos a reclamação da Ana José residente do distrito de Tambara, “estou aqui desde ontem (30/06/2013) e não tenho como fazer para voltar no meu distrito.”
Outro cliente João Manuel – viajante disse que deixou de levantar os valores monetários na cidade Tete porque confiava este banco BIM de Catandica. “ Assim estou com azar e não tenho uma saída” disse.

No dia 30 de Junho, pelas 12 horas e alguns minutos a nossa equipa conversou também com algumas pessoas que estavam neste banco nas bichas e disseram que este instituição financeira já não consegue satisfazer os seus clientes. As mesmas acrescentaram que entraram pelas 8 horas neste banco para serem atendidos e louvaram o esforço de todos funcionários incluindo a própria gerente que estavam correr do um lado para outro atender os seus clientes.

A gerente do banco Millenium BIM em Catandica, Maria António Luís da Silva, disse a nossa equipa de reportagem que o banco já esta sobrecarregado porque neste momento atende mais de seis mil clientes provenientes dos quatro (4) distritos da província de Manica nomeadamente: Tambara, Guro, Macossa e Báruè. Também o banco Millenium de Catandica situa – se no corredor Beira, Chimoio, Tete – Malawi.

A gerente disse ainda que todos funcionários do estado, nestes 4 distritos recebem os seus salários via este banco. A nossa fonte acrescentou que o seu banco funciona com 5 efectivos e tem apenas 2 máquinas da ATM sendo uma dela avariada e outra que funciona de uma forma deficiente.

Como saída, o banco BIM de Catandica tem como perspectiva de instalar mais uma maquina ATM e recuperar aquela que esta avariada. A gerente avançou que os serviços Millenium Mobile usando telemóveis por exemplo: consulta de saldo da conta, compra de recarregas, transferências está a facilitar as necessidades dos seus clientes e diminuir as bichas.


De salientar que o Millenium BIM de Catandica foi instalado no dia 30 de Dezembro de 2008 e é único banco com mais clientes na zona centro da Província de Manica. https://www.facebook.com/pages/MASC-Mecanismo-de-Apoio-%C3%A0-Sociedade-Civil/447254045295329?fref=ts

Município de Catandica em Báruè atinge meta estabelecida de registo de eleitores

O Município de Catandica, no distrito de Báruè, na província de Manica já alcançou mais de 100% de meta estabelecida no registo de eleitores nesta Autarquia para as eleições do dia 20 de Novembro de 2013.
Segundo os dados do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) em Báruè, já são 11376 inscritos até 01/07/2013 contra 11376. Destes 6048 são mulheres.

De salientar que neste momento nos todos quatro postos de recenseamento municipal há fraca aderência dos eleitores.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...