segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Alunos em avaliação de leitura e escrita

Alunos em avaliação de Leitura e Escrita das palavras simples no distrito de Báruè na Escola Primaria Completa 1 de Junho. 


Alunos e Professores ganham prémios no concurso financiado pela Save the Children - FOTOS



Munícipes denunciam mau atendimento no Hospital Distrital de Catandica – Báruè

Por: John Chekwa

Atrasos no atendimento, descriminação, desrespeito e falta de atenção nos Postos de Saúde e no Hospital Distrital de Catandica são atitudes negativas, de funcionários da Saúde, apresentadas na última quinta-feira (5) pelos Munícipes da Vila de Catandica.

O Cidadão António, do Bairro Sabão, diz que os enfermeiros do Hospital Distrital de Catandica dão prioridade de atendimento aos considerados chefes, deixando os mais necessitados nas bichas. Por outro lado, a cidadã Maria do Bairro Tongogara, diz que o atendimento é deficiente, visto que nos Postos de Saúde locais não há pronto atendimento. Nhaterere é outra Cidadã do mesmo Bairro que afirmou a situação e destacou que esta é pior na Maternidade, muito mais quando as mães grávidas não forem acompanhadas pelos membros das suas famílias.

O Líder Langitone, do Bairro Sabão, que também presta serviços no Posto de Saúde local defendeu que o problema não é de enfermeiros, mas sim tem a ver com a falta de medicamentos nos Postos de Saúde e no Hospital Distrital de Catandica.

A nossa reportagem tentou contactar, sem sucesso, o Director do Hospital de Catandica. Por sua vez, o Director de Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) de Báruè - Armando Castigo desmentiu todas preocupações dos munícipes e diz que no Distrito não há falta de medicamentos e há bom atendimento.

 O analista da “praça”, também antigo combatente e empresário local, Tiago Pangaia, diz que o Director de SDSMAS local reagiu como político e não como técnico do seu sector. Pangaia avançou que a falta dos bens, materiais e fraco atendimento não é culpa dele, mas sim do Ministério de Saúde.
Acho que o baixo salário neste Ministério é uma das causas do mau atendimento nos Centros de Saúde local- disse o analista.

Pangaia diz ainda que um bom funcionário de Saúde deve apresentar - se como Cartão - de - visita do seu sector de trabalho e mostrar boa vontade para os pacientes sentirem - se em casa.

Em relação a falta de medicamentos, o analista criticou a venda destes nas ruas e nos mercados informais, apelando ao Ministério de Saúde para investigar neste assunto, visto que o problema não está só em Catandica.


Também questionou o porquê dos enfermeiros passarem receitas de medicamentos que não existem nas Farmácias do Hospital.

Alunos e Professores ganham prémios no concurso financiado pela Save the Children

Por:John Chekwa

No âmbito da promoção do Ensino e Aprendizagem em Leitura e Escrita, foram premiados, em Agosto do ano em curso, os melhores Alunos e Professores de oito Escolas Primárias Completas do Distrito de Báruè, na Província de Manica. 

Trata – se de Alunos das Escolas participantes do Concurso, de Leitura e Escrita, que tinha o objectivo de avaliar o nível de assimilação dos Alunos das classes iniciais, cujos seus Professores foram capacitados no ano 2012, em novas metodologias de ensino.

Neste concurso financiado pela Save the Children - uma Organização Não Governamental internacional, em parceria com a Direcção Provincial de Educação e Cultura de Manica e Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Báruè, os alunos foram avaliados em áreas de domínio de Leitura, Escrita e Interpretação de imagens. Para a primeira classe, os alunos foram testados em Leitura e Escrita de vogais, consoantes e em interpretação de imagens. Para os alunos de segunda e terceira classes, procedeu-se avaliação de Leitura e Escrita das palavras simples e frases curtas.
Durante o processo do concurso, os Professores estimulavam e encorajavam nos seus alunos para vencerem o concurso.


Esta actividade abrangeu oito Escolas Primárias Completas, a saber: de Seguma, de Nhamuale, de Nhampassa , de Nhassacara, de Cruzamento de Macossa, 1 de Junho, de Chuala e de Honde, com a participação dos Pais e/ou Encarregados de Educação.   

sábado, 7 de setembro de 2013

Moradores acusam Socorrista no desvio de medicamentos em Báruè

Elias Simate Meianote, socorrista afecto no posto de Saúde do bairro Sanhathunze, na Vila Municipal de Catandica, Distrito de Báruè, Província de Manica é acusado pelos moradores locais de desviar medicamentos daquele posto e vendê-los nos mercados informais, sobre tudo para os vendedores ambulantes da Localidade de Chiuala - Honde.

Natália Secreta, Francisco Júlio, Paulo Jorge, entre outros são alguns dos moradores daquele Bairro que acusam o Socorrista em causa. Os mesmos dizem ainda que Meianoite abandona o seu posto de trabalho nas horas normais de expediente para tratar os assuntos de interesse pessoal.

Para além de desvio de medicamentos, a população disse à nossa reportagem que aquele Posto de Socorro não tem medicamentos suficientes, uma vez que as mulheres grávidas e os pacientes de malária e de outras doenças têm a única receita, que é Paracetamol.

Contactado o socorrista pelo nosso jornal, negou todas acusações e referiu que aquele posto possui todos medicamentos de primeiro socorro e atende, por dia, 30 pacientes em média. O nosso interlocutor disse ainda que os casos graves são transferidos ao Hospital Distrital de Catandica.


O Chefe da Localidade Urbana número 1, da Vila de Catandica - Fernando Michone, avançou que ainda não recebeu nenhuma queixa de mau comportamento daquele Socorrista. 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Briefings da Rádio Comunitária Catandica


90 % de alunos das classes iniciais não sabem ler nem escrever correctamente em Báruè

Por: John Chekwa

Cerca de noventa porcentos de alunos das classes iniciais não sabem ler nem escrever correctamente. Esta carência foi descoberta no processo de avaliação da qualidade de Educação no Ensino Básico, realizada em Agosto do ano 2013, no distrito de Báruè, promovido pela Save the Children - uma Organização Não Governamental internacional, em parceria com a Direcção Provincial de Educação e Cultura de Manica e Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Báruè - Manica, na região centro do País. 

Este processo de Avaliação foi realizado através dos concursos de Leitura e Escrita, onde participaram alunos de oito Escolas Primárias Completas (EPCs) do Distrito, na presença de Professores, Pais e/ou Encarregados de Educação. De salientar que no ano passado a Save the Children capacitou Professores daquelas oito EPCs, em novos métodos do Ensino Básico, com objectivos de melhorar o desempenho e consequente qualidade de ensino.

Na abertura deste concurso, o Director Distrital de Serviço de Educação, Juventude e Tecnologia de Báruè - António Tomé reconheceu a qualidade do Ensino Básico como grande desafio, ainda preocupante, para o distrito e país em geral.

No concurso, foram premiados os melhores alunos perante os seus Pais e/ou Encarregados de Educação. Também foram premiados os melhores Professores.

O Presidente do Conselho da Escola Primária Completa de Nhassacara, João Diamone Catandica louvou bastante a iniciativa, dizendo que, chama atenção e motiva os professores para apoiar nos seus alunos”.

João Catandica acrescentou que as escolas devem continuar com este tipo de concursos porque ajuda os alunos para ganharem a vontade de aprender e o próprio professor ganha uma nova experiência no seu trabalho quotidiano.   

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...