sexta-feira, 4 de abril de 2014

Encerramento de posto de saúde prejudica mais de 10 mil utentes em Báruè

Por: John Chekwa
Posto de Saúde abandonado em Julius Nyerere
Já passa mais de um ano após o encerramento de posto de saúde na zona de Julius Nyerere, prejudicando mais de 10 mil utentes da localidade de Inhazónia no distrito de Báruè na província de Manica.

Trata – se de um posto de saúde instalado após a independência nacional em 1979 pelo governo em parceria com cruz vermelha. Segundo os populares daquela zona não teve conhecimento do encerramento e esta decisão afasta - lhes do acesso e direito à saúde. A população de Julius Nyerere reclama ainda de deslocar  sem condições até Catandica sede do distrito que fica a 32 quilómetros ida e volta de distância a procura de serviços de saúde.
De acordo com o líder comunitário de Julius Nyerere, Vasco Filipe  nos casos graves o serviço distrital não oferece ambulância e os taxistas pedem muito dinheiro no valor de mil meticais. Vasco disse ainda que no ano passado 2 pessoas perderam a vida a caminho para Hospital Distrital de Catandica.
parte de medicamentos abandonados no posto de saúde de Julius Nyerere
Alem desse problema, os moradores reclamam de cobranças ilícitas na maternidade de Hospital Distrital de Catandica. “É obrigatório para as mães grávidas entregar ao enfermeiro em serviço a ficha com uma nota de cinquenta ou cem meticais para ser bem atendida” denunciou uma das mães residente em Julius Nyerere.

Contactado o director distrital de Saúde Mulher e Acção Social em Báruè, Armando Castigo justificou que os motivos de encerramento daquele posto de saúde foi ordem do ministério de saúde. Castigo acrescentou que aquela zona tem agentes polivalentes que visita sempre as comunidades oferecendo os serviços móveis de saúde.

A nossa reportagem conseguiu conversar com um dos agentes polivalente daquela zona que disse que tem como tarefa de andar porta a porta  para atender os utentes. O agente confessou que os medicamentos não são suficientes para atender todos utentes de Julius Nyerere. A nossa fonte disse ainda que atende apenas 3 doenças nomeadamente malária, diarreia e tosse, nos casos graves passa uma guia de transferências e por sua vez a pessoa desloca sozinha para Catandica.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...