sábado, 3 de maio de 2014

Governo viola o direito à informação que o povo tem em Báruè na província de Manica

O governo viola o direito à informação que o povo tem em Báruè na província de Manica
A Rádio Comunitária Catandica fechada sem pré-aviso nem condições  
O governo de Báruè na província de Manica paralisou desde 27 de Abril de 2014, actividades da Rádio Comunitária Catandica (RCC) por um tempo indeterminado sem pré-aviso nem condições criadas para manter esta emissora no ar.

Segundo o Delegado da Rádio Catandica, John Chekwa a sua organização não recebeu nenhum documento por parte do governo local sobre este encerramento temporário e foi surpreendido pelos pedreiros que dizem estão a tirar todas chapas de cobertura do edifício para o trabalho de reabilitação de raiz.

O Administrador do distrito, Joaquim Zefanias disse que o trabalho é para melhorar aquele edifício.  

“Não estou contra desenvolvimento mas não concordo com tal justificativo na medida em que o governo não criou condições para manter a RC , “a voz da comunidade no ar.” Apesar de reconhecer o papel deste estacão, o governo local está mostrar claramente que é insensível e não tem legitimidade democrática,” disse o Chekwa.

Note que o governo distrital já reabilitou varias vezes aquele edifício onde rádio funciona sem mexer a mesma.

“ Estamos instalados naquela casa desde 2006 copm apoio inicial da UNESCO e hoje o governo decide paralisar as nossas actividades sem criar condições, porque? Isto é uma violação total ao direito à informação que o povo de Báruè tem,” disse o delegado da Rádio Catandica.

Por sua vez os ouvintes clamam que este acto é uma violação da liberdade da imprensa no distrito. Outros suspeitam que os motivos têm a ver com questões políticas, visto que aquela rádio é democrata e plural. Por seu turno os académicos locais dizem que o governo local quer silenciar a voz do povo de forma estratégica visto que os programas de monitoria de boa governação da Rádio Comunitária Catandica incomodam os governantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...