segunda-feira, 16 de junho de 2014

Mais de 20 técnicos das Rádios Comunitárias beneficiam de uma formação em HIV/SIDA em Maputo

Mais de 20 técnicos das Rádios Comunitárias beneficiam de uma formação em HIV/SIDA em Maputo

Por: John Chekwa
parte dos formandos
Mais de 20 membros da rede de formadores afiliados do Fórum Nacional de Rádios Comunitárias (FORCOM) e Instituto de Comunicação Social (ICS) estão sendo beneficiarem de uma capacitação em material de prevenção de HIV na cidade Maputo. Trata –se de uma capacitação organizada pelo FORCOM com   apoio técnico dos parceiros: Associação Tchova Tchova – John Hopkins , Ministério da Saúde entre outros. Que decorre desde esta segunda-feira (16) até esta sexta-feira (20).
Neste primeiro dia ficou essencial que os comunicadores têm grande papel para contribuir na prevenção da transmissão do vírus do HIV da mulher para o seu bebe durante gravidez, parto, e o período do aleitamento materno.
Neste curso os facilitadores consultores da John Hopkins, associação Tchova Tchova  e profissionais de Saúde estão demonstrando a sua capacidade que tem como objectivo de trazer os benefícios visíveis para criar um ambiente de uma geração livre do HIV  em Moçambique.
Para além do papel das rádios comunitárias no combate do HIV também está sendo debatidos as barreiras impedem as mulheres de acederem e aderirem à prevenção da transmissão do vírus do HIV para os bebes através das mães serem positivas (PTV).

De acordo com os facilitadores quando a mulher seropositiva é aderente à PVT, o risco de transmitir o vírus HIV para o bebe fica reduzido. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...