quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Secretário permanente ameaça de morte ao jornalista e delegado da rádio comunitária Catandica

Redação
  
O secretário permanente do governo do distrito de Báruè, na província de Manica, Fernando Taio Conde ameaçou de morte ao jornalista e delegado da rádio comunitária Catandica, John Chekwa.
De acordo com o jornalista John Chekwa a ameaça foi dirigida por volta das 23 horas desta segunda-feira (29) quando os dois na companhia dos outros se encontravam em lazer na pousada coqueiro, no coração da vila de Catandica.

John Chekwa avança que esta ameaça surge na sequência da notícia desvinculada por órgão de comunicação social nacional sobre o desvio de 67 mil meticais para custear despesas de campanha eleitoral e compra de 3 cabeças de gado para oferecer o chefe do estado moçambicano envolvendo o próprio secretário permanente e o administrador distrital. 

Chekwa disse  ainda que a sua vida está em risco  devido esta ameaça  promovida pelo dirigente em virtude do seu trabalho jornalístico.

Por sua vez testemunhas presentes naquele local de ameaça de morte, nomeadamente o líder comunitário Luís Nhamugodzo da sede da Localidade de Mpfudzi e empresário local de nome João Saugene condenaram severamente a atitude deste dirigente.

Contactado o secretário permanente Fernando Conde, este pediu para não ser registado magneticamente mas disse que não se recorda de ter ameaçado o jornalista em causa por se encontrar em avançado estado de embriagues naquela noite e ao mesmo tempo pediu desculpas e para não divulgar esta notícia. 

Note que esta é a segunda vez em que o Secretário permanente, Fernando Conde ameaça de morte cidadãos no distrito de Báruè sendo a primeira vítima, o responsável de receitas no governo distrital Moises Cufacuanhica por ter sido suspeito de ter denunciado na Radio Catandica o caso de desvio de dinheiro de erário público   





Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...