quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Renamo inouraya vakuru wemasodja we hurumende ku Muxungue

Bato guru  rinopikisa hurumende  reRenamo  rinonzi  rakauraya  vakuru wemasodja we hurumende  ku Muxungue mudistrict  reChibabava muprovinzi  yeSofala pakati  penyika yeMozambique.


Zvinonzi  kunze kwevakuru wemasodja aya pakabaiya masodya anosvika makumi matata  e hurumende neweRenamo. Izvi zvakaitika nemusi weChishanu (24) mwedzi uno wa Ndira gore ra 2014,  panguva dzepfemba dzemasikati.   Fonte: http://paginaglobal.blogspot.com/2014/01/mocambique-guerrilheiros-da-renamo.html

STAE procede com colocação das brigadas nos postos de recenseamento eleitoral em Báruè

STAE procede com colocação das brigadas nos postos de recenseamento eleitoral em Báruè

Por: John Chekwa

Segundo  o director do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), em Báruè, Simão Xavier Maduco  o processo de recenseamento arranca nesta quinta-feira (30) de Janeiro  e termina no dia 14 de Abril do ano em curso e este processo  terá uma duração de 75 dias.

Maduco avançou que o distrito de Báruè irá funcionar com 22 brigadas nos  41 postos de recenseamento estabelecidos e 66 brigadistas.

Apesar das chuvas intensas no distrito a nossa fonte avançou que os trabalhos não serão afectados visto que existe um carro próprio com capacidades de subir as montanhas. 

Note que no distrito de Báruè ainda não tem uma meta prevista mas o STAE espera cumprir com qualquer meta que será estabelecida para o distrito porque segundo Maduco os 75 dias de recenseamento são suficientes para este processo.   

Maduco apela aos cidadãos com o direito de recensear para afluir muito cedo nos postos de recenseamento e não esperar para última hora.


De salientar que a nível nacional o STAE prevê recensear mais de 9 milhões potências eleitoras.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Jornalista intimidado por reportar alastramento da guerra a Moatize

Jornalista intimidado por reportar alastramento da guerra a Moatize
O jornalista Aparício José Nascimento, proprietário e editor do jornal independente Malacha, publicado em Moatize, província de Tete, diz ter sido ameaçado na última terça-feira (21) pela administradora daquele distrito, Elsa da Barca, por ter veiculado informações sobre a presença de homens armados da Renamo naquele ponto do país alegadamente sem a consultar.
De acordo com Nascimento, a administradora exigiu que todos os jornais que já estavam nas bancas à venda desde segunda-feira (20), os quais deviam ser entregues no seu gabinete. Para além disso, “ela ligou ao Fungai Caetano (colaborador do jornal) por volta das 21 horas solicitando-o a comparecer, na companhia do editor, eu, neste caso, àquela hora para darmos explicações , ao que recusámos”.
Entretanto, quando contactada pelo @verdade nesta quinta-feira (23), a administradora Elsa da Barca refutou todas as acusações e disse que apenas perguntou ao jornalista a fonte da informação relativa à presença de homens armados da Renamo.
Curiosamente, a administradora só fez isso com o jornalista em causa, e não com os colaboradores da Rádio Moçambique e da rádio local, que também veicularam a mesma informação.
Nascimento avançou ao @verdade que receia ser expulso ou transferido para uma outra autarquia uma vez que, para além de jornalista e proprietário do Malacha, é funcionário público, estando a leccionar na Escola Secundária Heróis Moçambicanos, naquela vila municipal.

Refira-se que o jornal Malacha existe e circula em Moatize há cerca de quatro anos e tem o registo número 12/GABINFO/DEC-2012.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Presença de supostos homens da Renamo ameaça moradores em Tete

Presença de supostos homens  da Renamo ameaça moradores em Tete

Por: John Chekwa


FADM EM TETE
CHEFE DA LOCALIDADE DE NKONDEDZI - SUPINHO
Mais de 50 homens armados supostamente da Renamo encontram-se desde  ultima sexta-feira (17) no posto Administrativo de Zóbue a norte do distrito de Moatize na província de Tete, região centro de Moçambique.

Segundo o chefe da localidade de Nkondedzi naquele distrito, Orlavio Supinho  a presença destes homens ameaça os moradores porque outros já abandonaram  as suas residências  para zonas mais seguras e para o país vizinho Malawi. Para além da população os garimpeiros também ausentaram-se naquela localidade deixando os seus  Jazigos

Supinho disse ainda que os homens armados não estão a crucificar ninguém, só apenas pedindo comida aos moradores. O chefe avançou que aqueles homens da maior partido da oposição em Moçambique estão alertando que a população não deve ter medo porque eles querem apenas continuar a pressionar o governo no poder.

Segundo os moradores de Zóbue os homens armados foram vistos nos povoados de Khungoza, Nankoko, Changa, Madzibawe, Ndande entre outras zonas do distrito de Moatize.

De acordo com o jornal Malacha de Moatize, o governador da província de Tete, Paulo Auade foi obrigado  cancelar a sua visita de trabalho que estava escalada no último domingo (19) para fazer uma entrega da ambulância naquele distrito.

Neste momento o governo da província de Tete já mandou agentes das forcas de defesa nacional e da Intervenção Rápida (FIR) para proteger a população.


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Febre suína africana mata mais de 1000 suínos em Báruè

Febre suína africana mata mais de 1000 suínos em Báruè

Segundo os dados do Serviço Distrital de Actividades Económicas em Báruè (SDAE), na província de Manica, região centro de país mais de 1000 porcos morreram em 2013, devido a febre suína Áfricana ou cólera dos porcos. 

De acordo com director do SDAE, Zacaria Muzaja,  há uma redução de 6.187 para 5.765 porcos no distrito. Muzaja acrescentou que  no distrito de Báruè,  a febre suína africana atinge os porcos anualmente no distrito e está não se combate, apenas pode se prevenir através de fazer limpeza e manutenção diária das pocilgas.

Com vista a redução de conflitos de terras em Báruè o governo faz consultas comunitárias

Com vista a redução de conflitos de terras em Báruè o governo faz consultas comunitárias

O Serviço distrital de actividades económicas em Báruè (SDAE) na província de Manica em parceria com a Promoção da Agricultura de Conservação (PROMAC), realizou desde última quinta-feira (15) um trabalho de consulta comunitária nas localidades de Inhazónia , Chiuala Honde e Mpfudze respectivamente. Trata - se de trabalho sobre o acesso de DUAT, ou um documento de direito de uso e aproveitamento de terra, aos cidadãos residentes com vista a redução de conflitos de terras no distrito.

De acordo com a representante da PROMAC Maria Pararua, disse esta ideia surge para garantir o bom futuro dos camponeses no distrito de Báruè.

Por seu turno o administrador de Báruè, Joaquim Zefanias disse que é muito importante cada agricultor legalizar a sua terra de modo a promover uma agricultura de sustentação.


Refira –se  que no ano passado houve conflitos de terra na localidade de Chiuala Honde, zona de Phanze onde a empresa Portucel foi acusada de invadir as terras dos camponeses para plantar  eucaliptos sem consenso com os donos. Neste caso a empresa já tinha o referido documento - DUAT para uso das terras na província de Manica.

Falta de acesso aos serviços básicos preocupam os moradores em Báruè

Os moradores do povoado de Nhancangale na localidade de Chiuala Honde, distrito de Báruè, província de Manica queixaram-se esta sexta-feira, (17) por ser falhada da campanha de tratamento contra bilharziose e filaríase linfática. Trata – se de uma campanha contra uma doença parasitaria do inchaço e engrossamento da pele e tecidos.

Para facilitar este trabalho o sector da saúde em Báruè, criou 27 postos de atendimento, destes 14 fixos e 13 equipas móveis. A população de Nhancangale disse a nossa reportagem que os postos de atendimento onde decorre esta campanha de vacinação são muito longe.  

Por sua vez o administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias disse que o governo não tem capacidade  de abranger todos sítios devido as condições financeiras e apelou a população para recorrerem aos locais vizinhos onde decorrem este processo.


Note que este processo de vacinação decorreu entre 13 e 17 de Janeiro do ano em curso. Ainda em Dezembro último os moradores de Guinhanipoto, no distrito de Báruè também  queixaram – se que não foram abrangidos na campanha de  vacinas de vitamina A e desparasitação de crianças.  

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PRM nega tentativa de suborno iniciado pelo um jovem em Báruè

PRM nega tentativa de suborno iniciado pelo um jovem em Báruè

Por: John Chekwa

O agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito de Báruè, província de Manica na região centro do país, negou na noite da ultima quinta-feira (9) receber um valor monetário de 300,00Mt que teria pago pelo um jovem residente no município de Catandica, como favor para capturar os malfeitores que espaçaram – lhe naquela noite na via publica.

No âmbito da implementação de programas de monitoria a boa governação, através do projecto que está sendo financiado pelo Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC), no espaço público do dia 15 de Janeiro de 2014, a Rádio Catandica, recebeu SMS dos ouvintes que louvam o comportamento do agente da polícia Sérgio Júlio António que recusou suborno iniciado pelo jovem residente no município de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica. É de salientar que nos últimos meses do ano passado a PRM em Báruè foi denunciada e acusada varias vezes pelos ouvintes de fazer cobranças ilícitas. Leia mais  http://www.verdade.co.mz/nacional/40825-agentes-da-policia-extorquem-mil-meticais-a-um-cidadao-em-barue

Sector da educação espera assistir mais de 56 mil alunos de todos subsistemas de ensino

Sector da educação espera assistir mais de 56 mil alunos de todos subsistemas de ensino

Pita Quembo e Abraham Cufa


O distrito de Báruè espera-se assistir no presente ano lectivo um total de 56.517 alunos da 1ª a 12ª classes sem problema de vagas, segundo o director distrital dos serviços distritais da educação juventude e tecnologia Báruè, António Tome. 

Báruè espera aumento na produção de macadâmia

Báruè espera aumento na produção de macadâmia

Por Pedro Francisco
O distrito de Báruè na província de Manica, espera neste presente ano 2014 produzir mais de 90 toneladas de macadâmia. Trata se de uma cultura que está sendo produzida desde 2006 no posto administrativo de Serra Chôa,

De acordo como director de Serviços Distritais de Actividades Económicas, Zacarias Muzaja a produção desta cultura está aumentar cada ano por exemplo na campanha anterior de 2012/2013 a produção registado foi de 73 toneladas.

Saibam que a Valley Of MACS emprega mais de 130 trabalhadores entre nacionais e estrangeiros.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Jovens apostam nos pequenos negócios como forma de combater a pobreza em Báruè

Jovens apostam nos pequenos negócios como forma de combater a pobreza em Báruè 

Acidente mata 1 e fere mais de 30 passageiros na EN7 em Manica

Acidente mata 1 e fere mais de 30 passageiros na EN7  em Manica

Comando da PRM em Báruè reconhece o valor da sua equipa

Comando da PRM em Báruè reconhece o valor da sua equipa

Violência doméstica obriga um jovem a simular a sua própria morte

Violência doméstica obriga um jovem a simular a sua própria morte 

Jovem espanca mortalmente idoso paralítico acusando de feitiçaria em Catandica

Jovem espanca mortalmente idoso paralítico acusando de feitiçaria em  Catandica

Por: John Chekwa

Um jovem matou o seu tio, idoso paralítico de 82 anos de idade que em vida respondia pelo nome de Tenesse Ajuda residente no bairro Chissano na Vila de Catandica no distrito de Báruè na província de Manica.

Trata-se de um crime praticado por volta das 16 horas desta segunda-feira (13) pelo Eduede Diogo Ajuda, sobrinho do falecido jovem de 21 anos de idade e residente na cidade de Chimoio.

Segundo Rosita Paulo Matsito, cunhada do malogrado, o velho paralítico encontrou a morte vítima de espancamento acusado de ser feiticeiro.

A nossa reportagem ouviu também declarações do Albertino Albino Ajuda, primo do suposto criminoso que avançou  que o seu irmão matou o velho acusando  de trazer consequências negativas na família dando exemplo da morte do seu pai.

Jastine Languitone, residente naquele bairro disse que  esta notícia é grande surpresa e  questionou,  “porque é que os nossos filhos nos acusam de feiticeiros?” Languitone concluiu que por causa da velhice já está vivendo  com medo de ser acusado também como  feiticeiro.

Francisco Matone, um jovem presente nesta cerimonia fúnebre do velho vitíma de espancamento  mostrou -se preocupado com o acontecimento, e afirmou que mesmo se aquele velho é feiticeiro, matar não é solução.

Por sua vez, o líder comunitário do Bairro Chissano Domingos Tenesse disse já não tem ideia destes acontecimentos e avançou que os jovens de hoje já não gostam os mais velhos sobretudo quando já tem cabelo branco.

De salientar que no mês de Dezembro de 2012 aconteceu um  caso semelhante no bairro Tongogara vizinho do bairro Chissano na mesma Vila onde um jovem matou pai e sogro acusando-os de serem feiticeiros.

Ate a hora do fecho desta edição a nossa reportagem viu no local a equipa do comando da Policia da República de Moçambique (PRM) a avergoar o caso.

 Saibam que neste momento o jovem suposto criminoso confessa ser autor de crime e está nas mãos do PRM Báruè.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...