quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Inaugurado refeitório no hospital de Catandica em Báruè

O hospital distrital de Catandica no distrito de Báruè a norte da província de Manica, conta com um refeitório a partir desta terça-feira (18).
   Trata-se de um edifício financiado pela Direção Províncial de Saúde em Manica, que custou cerca de um milhão e novecentos mil meticais. 
No acto de abertura o director distrital de Saúde em Báruè, Armando Castigo disse que a existência daquele edifício é para servir os doentes que não tinham lugar próprio para passar refeições.     Por sua vez o administrador de Báruè, Joaquim Zefanias parabenizou o esforço do sector de saúde e avançou que tudo isto vai facilitar os trabalhos de limpeza e o bem-estar dos doentes.


Família exige explicação sobre morte do tractorista em Báruè

Por: John Chekwa
19/11/2014

A família de Moisés Vinho, tratorista há mais de 22 anos de serviço no governo distrital de Báruè na província de Manica, que morreu neste último Sábado, 15 de Novembro do ano em curso na estrada nacional Número 7, vítima de acidente de trabalho, queixa – se de falta de explicação sobre a morte do seu ente querido por parte do empregador.
Santos Vinho, irmão da vítima apresentou a nossa Reportagem que Moisés foi obrigado para prestar serviços privados fora do tempo do trabalho normal e num espaço de descanso semanal. A nossa fonte disse ainda que o seu irmão transitava na estrada nacional numa noite usando o tractor que não tinha iluminação.
Linda Faera Vinho, irmã do Moisés também queixa - se de falta de explicação sobre a morte de seu irmão e suspeita que a vítima foi assassinada.
A família acusa o Secretaria Permanente de prestar declarações falsas sobre a morte do Moisés.
“ O Secretario Permanente  disse que a cabeça do tratorista foi pisada pela roda de atrás, nos vimos o corpo do malgrado, a cabeça não estava esmagada, como e que explica isto?” questionou um dos membros da família do Moisés.
Questionado o funcionário do governo do nome Eduardo Gumbeza que acompanhava o Malgrado para   local de trabalho na zona de Chindengue  que dista 25  km da Vila Sede de Catandica, prometeu aproximar  a Rádio Comunitária Catandica na tarde desta terça-feira (18)  após uma autorização pelos seus chefes que nunca aconteceu.
Contactado o Administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias disse que o governo está aberto para atender a família da vítima.

 Refira-se que o tractorista Moisés Vinho de 49 anos de idade deixou duas viúvas e 11 filhos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Detido suposto traficante de menores em Báruè

Por: John Chekwa
12 de Novembro de 2014
Elísio Alexandre e a vitima
A Polícia da República de Moçambique em Báruè deteve na manha desta quarta-feira (12) no município de Catandica, em Manica região centro de país, um jovem de 21 anos de idade nacionalidade moçambicana, que foi apanhado em flagrante com um menor de 7 anos por sinal o seu sobrinho.
Trata- se de Elísio Alexandre, agente farmacêutico em Catandica, residente do Bairro Militar que confessou a nossa Reportagem que queria vender aquele menor para um estrangeiro de nacionalidade Nigeriana a 300.000,00Mt,
Na hora de detenção Elísio foi apanhado na posse de drogas já preparado para engrossar aquele menor. Também estava com o seu irmão velho de nome Tichaona Alexandre. Por seu turno o irmão velho do indiciado disse que foi chamado telefonicamente por o indiciado para mandar aquele menor na estrada nacional número 7, para receber uma encomenda e nega de estar envolvido neste crime.
Por sua vez, a vítima ou seja a criança traficada de nome Artur, residente no bairro Maputo, na localidade Inhazónia em Báruè, confirma ter chamado por Tichaona Alexandre para receber uma encomenda. 
Por sua vez o porta-voz do Comando Distrital de Báruè, Alcidio Cuna apela aos pais e encarregados de menores para sempre ter muito cuidado visto que o crime de tráfico das pessoas é uma realidade no país.

Cuna apela ainda para que haja sempre uma colaboração com a polícia no combate ao crime no distrito.  

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Desconhecido rouba 38 mil meticais em Báruè

Um Individuo desconhecido ainda a monte sacou um valor monetário de 38.409 meticais via cartão bancário numa conta duma cidadã residente em Catandica no distrito de Báruè no centro da província de Manica. De acordo com o porta voz do comando da PRM em Báruè, Alcidio Francisco Cuna  a vitima , cujo nome não revelado   guardava o  seu cartão bancário junto com o  código, vulgo “PIN” que facilitou a retirada do referido valor.

CUNA, apela entretanto para uma boa conservação dos cartões bancários e respectivo “PIN” ou seja código nos lugares separados de modo a evitar casos do género.

Catandica atende 117 doentes nas últimas 24 horas

A porta-voz do Hospital Distrital de Catandica no distrito de Báruè na província de Manica, Sheila Chuquela disse na manha desta terça-feira (11/11/2014) que nas últimas 24 horas deram entrada naquela unidade hospitalar 117 pacientes de diversas doenças. Chuquela avançou que deste número um foi vítima de agressão física e todos foram tratados em regime ambulatório. 

ASSOCIAÇAO PISCINA BENIFICIA CERCA DE 28 MILHOES DE METICAIS PARA PROJECTO DE AGRICULTURA EM BARUE

A associação piscina na vila de Catandica, distrito de Báruè, província de Manica na região central do país, beneficia cerca de 28 milhões de meticais do banco mundial na área de agricultura. Trata – se  de fundos que serão gastos na construção do sistema de irrigação numa área de 56 hectares.
De acordo com o gestor nacional do projecto PROIRI, Eugénio Nhone esta iniciativa visa apoiar através das tecnologias melhoradas para incrementar a produção agrícola.
O fiscal da associação piscina, Atanasio Erasmo disse em entrevista a nossa reportagem que o apoio é bem-vindo pós vai ajudar sobremaneira o processo de trabalhar a terra.
Por sua vez o chefe de serviços províncias de agricultura de Manica,  Zacarias Muzaja disse que é objectivo do governo é melhorar as condições técnicas dos produtores, visto que agricultura é a base de desenvolvimento em Moçambique.

Note que a associação piscina foi legalizada em 2009 e conta com 36 membros virados na produção de hortícolas nomeadamente tomate, couves, cenouras, batata - Reno e fruteiras a lixa e bananas.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Projecto Beira Corredor promove dia de campo em Báruè

por: John Chekwa
A coordenadora de Nutrição dentro do Corredor da Beira, Lizarda Jacinto disse que o seu organismo nesta primeira fase está virado na agricultura com especial atenção no melhoramento da nutrição no distrito de Báruè.
O dia de campo da beira corredor realizou-se em Munene, na ultima sexta-feira (31) na machamba duma das membros que produzem couve, tomate, cenoura, cebola entre outras culturas. Neste dia as mulheres exercitaram como preparar papa para criança a partir de produtos locais de baixo custo.

O dia de campo passou se sob lema ``ligando agro - negocio a nutrição, o distrito de Báruè, piloto neste programa opera nas zonas de Chozo, Munene, Nhamapanda, Nhancangale e 3 de Fevereiro respectivamente


Antigo combatente protesta contra o discurso do administrador distrital em Báruè

Por: John Chekwa
ANTIGO COMBATENTE NA RADIO CATANDICA
O antigo combatente, residente na Vila de Catandica no distrito de Báruè na província de Manica,  diz estar chocado pela noticia da Rádio Comunitária Catandica, edição do dia 31 de Outubro do ano em curso.  Afinal o que falava a noticia? “Os 90 mil dos mais de 200 mil moradores do distrito de Báruè na província de Manica  sofrem de desnutrição crónica, porque não sabem comer bem” disse o administrador Joaquim Zefanias. Esta notícia obrigou o antigo combate para deslocou -se nas instalações desta estacão comunitária a fim de perceber melhor.
 
ANTIGO COMBATENTE COM JOHN CHEKWA NA RCC

Para o antigo combatente o problema não é de não saber comer bem mas sim há insuficiência de alimentos devido a pobreza completa ao nível da comunidade no distrito. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Edil de Catandica refuta as acusações que circulam nas redes sociais

Edil de Catandica refuta as acusações que circulam nas redes sociais
Por: JOHN CHEKWA

O Edil de Catandica, Tome Alfandega, Maibeque não confirma a sua renúncia do cargo do presidente do município de Catandica, no distrito de Báruè na província de Manica. A nossa fonte avançou que é um boato produzido para manchar a sua imagem visto que nenhum dia que fez a carta de renuncia do cargo  

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Hienas ameaçam em Nhampassa

Por:
cidadão repórter Manuel Manguenje


Cerca de 11 ovelhas foram consumidos pelas hienas no Bairro Manoasaca, posto Administrativo de Nhampassa no distrito de Báruè. Tudo isto aconteceu no último domingo , 28 de Outubro do ano em curso e o caso já foi reportado nos Serviços de Actividades e Económicas de Báruè (SDAE)

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...