quinta-feira, 19 de março de 2015

Hospital Distrital Conta com o serviço de circuncisão em Báruè

Por: JOHN CHEKWA
Centro de serviço de circuncião em Catandica
No âmbito de prevenção e combate ao HIV /Sida, foi inaugurado na manha desta terça-feira (17) o centro de Serviço de circuncisão médica, no hospital Distrital de Catandica em Báruè na província de Manica.
De salientar que esta cerimónia foi dirigida pelo administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias, onde na abertura encorajou os jovens deste distrito para afluírem em massa e aproveitar este serviço gratuito que não dá medo se comparado com a circuncisão tradicional.
Por sua vez o director do Serviço de Saúde em Báruè, Armando Castigo disse que este projecto vai contribuir bastante na redução do índice de contaminação de doenças sexuais incluindo SIDA uma vez que o distrito regista -se muitos casos do vírus HIV.
Nota que no acto de abertura deste centro foi atendidos dez jovens e os mesmos testemunharam que este procedimento de circuncisão médica é muito fácil e não dói.
De acordo com o oficial técnico, Matias Jairosse, do programa de circuncisão Médica Voluntaria no projecto CHASS FHI 360, financiado pela USAID este projecto opera em Manica, Sofala e Tete e cada centro conta com quatro técnicos especialistas que  esperam  atender diariamente 45 pacientes.

Neste primeiro dia em Catandica, Jairosse fez balanço positivo visito que não houve complicações e apelou para a difusão desta informação rumo ao desenvolvimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...