terça-feira, 24 de março de 2015

Jovens reclamam da falta de acesso ao fundo de desenvolvimento Distrital em Báruè

Por: John Chekwa

Depois de uma semana de debate económico realizada entre jovens e o representante do Governo distrital e  promovido pelo próprio Administrador do Distrito de Báruè, na província de Manica, a   Rádio Comunitária Catandica continua a receber reclamações dos jovens  sobre a falta de  consideração e acesso ao fundo de desenvolvimento distrital vulgo “7 milhões.”

Ricardo Pedro um dos jovens residente no município de Catandica , manifestou-se indignado com a falta de consideração e falta de igualdade de direitos  na parte dos governos municipal e distrital  sobretudo na aprovação dos projectos de rendimento a favor dos jovens desempregados
Para os jovens este fundo é para apenas os funcionários e não aqueles jovens vulneráveis no distrito de Báruè.

De salientar que naquele debate realizado na ultima quarta-feira (18) o administrador também mostrou – se muito preocupado por fraca participação dos jovens nestes tipo de troca de opiniões.

Ainda no espaço de análise sobre assuntos que marcaram a semana o analista residente, Hilário Diogo disse que é lamentável a fraca participação dos grupos alvos nos debates públicos visto que o governo acaba de não saber as preocupações reais de cada grupo no distrito.

Diogo avançou que é necessário que o governo faca uma consideração e apostar na inclusão de todas as pessoas sem nenhuma descriminação da raça, região e a politica partidária rumo ao desenvolvimento


quinta-feira, 19 de março de 2015

Fotos no dia de inauguração do centro de serviço de circuncisão em Catandica

Chegada do Administrador de Barue, Joaquim Zefanias no HDC

Administrador com a equipa de Saúde local

Oficial Técnico de Programa de Circuncisão Médica no projecto CHASS FHI 360,
financiado pela USAID, Matias Jairosse explicando os procedimentos

Uma das camas de circuncisão no Hospital Distrital de Catandica

Hospital Distrital Conta com o serviço de circuncisão em Báruè

Por: JOHN CHEKWA
Centro de serviço de circuncião em Catandica
No âmbito de prevenção e combate ao HIV /Sida, foi inaugurado na manha desta terça-feira (17) o centro de Serviço de circuncisão médica, no hospital Distrital de Catandica em Báruè na província de Manica.
De salientar que esta cerimónia foi dirigida pelo administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias, onde na abertura encorajou os jovens deste distrito para afluírem em massa e aproveitar este serviço gratuito que não dá medo se comparado com a circuncisão tradicional.
Por sua vez o director do Serviço de Saúde em Báruè, Armando Castigo disse que este projecto vai contribuir bastante na redução do índice de contaminação de doenças sexuais incluindo SIDA uma vez que o distrito regista -se muitos casos do vírus HIV.
Nota que no acto de abertura deste centro foi atendidos dez jovens e os mesmos testemunharam que este procedimento de circuncisão médica é muito fácil e não dói.
De acordo com o oficial técnico, Matias Jairosse, do programa de circuncisão Médica Voluntaria no projecto CHASS FHI 360, financiado pela USAID este projecto opera em Manica, Sofala e Tete e cada centro conta com quatro técnicos especialistas que  esperam  atender diariamente 45 pacientes.

Neste primeiro dia em Catandica, Jairosse fez balanço positivo visito que não houve complicações e apelou para a difusão desta informação rumo ao desenvolvimento. 

sábado, 14 de março de 2015

sábado, 7 de março de 2015

ANALISE DESTE DOMINGO NA RADIO COMUNITÁRIA CATANDICA

No âmbito de monitoria a boa governação a radio comunitária catandica em parceria com Mecanismo de Apoio à  Sociedade Civil  traz mais uma edição de analise dos assuntos que marcaram a semana não perca este domingo pelas 8 horas.Temas : obra da ponte que nunca termina desde 2009 prejudicando a vida dos munícipes de Catandica em Barue na província de Manica. >> spot clique>>
http://youtu.be/8_n4Hle6fkc

quinta-feira, 5 de março de 2015

Académico morto a tiro em Maputo

A morte do professor Dr. Gilles Cistac surpreende povo de Báruè em Manica, os moçambicanos, também ameaça a liberdade de expressão em Moçambique. Não perca esta quarta feira hoje (4/03/2015) aqui nos estúdios da Rádio Comunitária Catandica pela 19horas, programa de analise  que será conduzido pelo jornalista John Chekwa com a participação do analista Dr. Hilário Diogo>> http://youtu.be/X33fvz9Xipg

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...