sábado, 17 de outubro de 2015

Empresa Sementes Nzara encoraja cidadãos para apostarem na cultura de trabalho



O empresário Peter Waziweyi proprietário da empresa, Sementes Nzara Yapera que actua na área agrícola apelou sexta-feira (16) em Catandica às rádio Comunitárias participantes no lançamento do projecto cara à cara,  do CAICC para que estas estações emissoras sempre divulguem ideias de sustentabilidade, apostarem na auto – suficiência, ter cultura de trabalho e não esperarem apenas para doações. 

Renamo reafirma o seu compromisso com a paz e diálogo em Moçambique



Em memória do André Matade Matsangaisse que perdeu a vida no dia 17 de Outubro de 1979 na Vila de Gorongoza, na província de Sofala os membros simpatizantes desta forca politica em Báruè na província de Manica uniram e dizem estar prontos e disponíveis para o dialogo rumo a paz em Moçambique. 

Coordenador do CAICC deposita confiança nas Rádios Comunitárias para ultrapassar preocupações dos cidadãos em Moçambique


mp3 ouça aqui:

Lazaro Bamo, coordenador do Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) disse na manha desta sexta-feira (16) que a sua organização contará com a colaboração das rádios participantes no projecto cara à cara para alcançar os seus objectos. No outro lado, Bamo espera que as 6 rádios comunitárias  da região centro de Moçambique seleccionadas através do projecto-piloto “cara à cara”, vão ajudar muito na busca de preocupações locais e obter soluções locais para o bem-estar dos cidadãos.  

Participantes avaliam positivamente o lançamento do projecto “cara à cara” promovido pelo CAICC


Participantes avaliam positivamente o lançamento do projecto “cara à cara” promovido pelo CAICC ouça aqui mp3

Os participantes da formação das seis rádios comunitárias da região centro do país deram uma avaliação positiva do lançamento projecto cara à cara, promovido pelo CAICC que terminou na tarde desta sexta-feira (16) no distrito de Báruè na província de Manica.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Polly Gaster apela às Rádios Comunitárias para difundir programas em línguas locais


Polly Gaster apela às Rádios Comunitárias para difundir  programas em línguas locais

Polly Gaster do Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane apelou nesta sexta-feira (16) em Catandica, distrito de Báruè na província de Manica para que os programas radiofónicos sejam produzidos  e difundidos  em línguas locais para o bem-estar dos cidadãos.  Polly Gaster falava nas instalações do Centro Multimédia Comunitário de Catandica,  no ultimo dia do lançamento do projecto Cara à Cara que tem como objectivo de apresentar as necessidades e desafios reais das comunidades rurais e dos respectivos governos sobre o direito à informação.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Coordenador do CAICC defende que uma rádio comunitária deve conhecer a sua própria identidade em Moçambique

Coordenador do CAICC defende que uma rádio comunitária deve conhecer a sua própria identidade em Moçambique
CLIQUE O LINK 


Coordenador do CAICC defende que uma rádio comunitária deve conhecer a sua própria identidade em Moçambique


Coordenador do CAICC defende que uma rádio comunitária deve conhecer a sua própria identidade em Moçambique
Lazaro Bamo, Coordenador do Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) definiu nesta quinta-feira (15) uma rádio comunitária como centro de partilha e acesso de informação para os cidadãos. 
Para Bamo cada Rádio Comunitária deve implementar o pluralismo sem nenhuma descriminação. A nossa fonte avançou que aquela estacão comunitária deve saber implementar a sua linha editorial e priorizar as suas abordagens que permite dialogo entre os governos e cidadãos locais.

Informar e educar os cidadãos é uma das tarefas das rádios comunitárias, disse Lazaro Bamo no lançamento do projecto cara à cara que esta a decorrer desde de segunda feira (12) no município de  Catandica.

Rádios Comunitárias defendem que o projecto cara à cara vai trazer mudanças positivas nos distritos


Rádios Comunitárias defendem que o projecto cara à cara vai trazer mudanças positivas nos distritos
Os participantes membros das rádios comunitárias numa formação promovida pelo Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária defenderam na última segunda-feira (12) que o projecto cara à cara vai trazer mudanças positivas nos distritos através de promoção de diálogo a nível local.
Por sua vez, Polly Gaster do Centro de Informática da UEM diz esperar maior acesso a informação para a população em geral, e apelou aos participantes desta formação para dar réplica aos outros colaboradores das rádios Comunitárias e Centros Multimédia Comunitários rumo ao desenvolvimento.
De referir que o projecto “Face 2 Face” que significa cara à cara tem como objectivo principal de promover o diálogo a nível local. Note o projecto foi lançado no CMC de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica  abrangendo  6 rádios Comunitárias da região Centro de Moçambique na sua primeira fase.


quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Tecnologia burla Jovem em Catandica

Criminalidade usando a tecnologia
Tecnologia burla Jovem em Catandica
Um jovem que responde por nome de Tomás Dos Santos Martinho, estudante da Escola Secundária Armando Emílio Guebuza, residente na Vila de Catandica, distrito de Báruè, província de Manica, foi alvo de uma burla de cerca de 2.300 meticais, um acto que ocorreu por volta das 17 horas desta Terça-feira (06).
De acordo com a vítima recebeu SMS através de número 847446122 que dizia que ganhou uma viatura e 25 mil meticais. Mas este prémio tInha condições obrigatórias do vencedor primeiro comprar uma recarga de valor em causa e enviar para este promotor falso.
A nossa Reportagem contactou a loja da vodacom local e esta não confirma o caso e apela a toda população para não aceitar estes tipos de ofertas pós são burladores. 

Calor intenso hospital distrital apela população beber muita água em Báruè

Devido o intenso calor que se faz sentir nos últimos dias no país, as autoridades sanitárias do Hospital Distrital de Catandica, em Báruè na província de Manica recomendam a toda população a beber muita água de modo a não prejudicar a própria saúde. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Munícipes denunciam ma prestação de serviços funerais em Catandica

Os munícipes da Vila de Catandica no distrito de Báruè denunciaram nesta sexta-feira (2) a rádio Catandica sobre a uma alegada ma prestação de serviços funerárias. Trata s-e de um caso em que os coveiros não estão fazer as covas devido a falta de matérias tais com enxadas pás e catanas.
Também os mesmo reclamam que porque o município não esta abater os cães vadios que exuma e comem corpos humanos segundo a sua promessa do dia 4 de Setembro.

Por sua vez o  edil de Catandica, Tome Alfandega promete resolver este assunto e disse que já comprou os instrumento necessários 

Camião “Flate-line” atropela motociclista e põe se em fuga em Catandica


O motociclista de nome Augusto Doliz, residente na zona de Nhacangale, Vila de Catandica, distrito de Báruè, província de Manica foi vítima de atropelamento este Quinta-feira quando este fazia o trajecto Nhamuale – Nhacangale na Estrada nacional número 7.
De repente o cidadão Doliz foi colhido de surpresa por um camião flate-line de cor vermelha onde após o incidente aquele camião não parou e a vítima foi encontrada na beira da estrada com ferimentos no joelho, braços e coluna.

Mais tarde viria a ser socorrido por um transportador de semi-colectivo de passageiro de boa fé ao hospital distrital de Catandica. Por sua vez este criticou o comportamento negativo do camionista.

Refira-se que o motociclista encontra-se a receber tratamentos no hospital distrital de Catandica e está fora de perigo de vida de acordo com fontes hospitalares.

Cães vadios voltam exumar e comer corpos humanos no cemitério de Catandica

A menos de um mês cães vadios voltam exumar e comer corpos humanos no cemitério municipal de Catandica no distrito de Báruè sobretudo no lado das crianças.
De acordo com o regulo Sabão no município de Catandica as coavas não são fundas visto que são de  40  centímetros de profundidade tudo isto devido um mito tradicional. Sabão acrescentou que se as covas serem profundas as mães das crianças falecidas terão muitos anos ou nunca mais conceberão.  

Contactado telefonicamente o presidente do Conselho Municipal, Tome Alfandega Maibeque disse que não pode se usar armas de fogo para abater estes cães  devido a situação política do pais mas os régulos estão a usar outras vias silenciosas.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...