segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Governo afirma que haverá muitos sucessos na área agrícola em Báruè

Na sua primeira visita de trabalho, Rosa Dias Luís, Administradora do distrito de Báruè visitou nesta quinta-feira (26) o centro de transferências de Tecnologia em Maximino no posto administrativo de Catandica onde ficou satisfeita com este novo projecto.
campo de demonstração do projecto
Acompanhada pelo Director do SDAE entre outras entidades a administradora foi recebida pelo Eng. Cristóvão Elias  Nhamaleze , Coordenador do Centro de transferências de Tecnologia em Maximino que mostrou a governante todos os departamentos e o seu funcionamento.


Cerca de 2000 produtores serão capacitados em novas tecnologias agrícolas em Báruè

De acordo com o coordenador do projecto Centro de transferências de Tecnologia em Báruè Eng. Cristóvão Elias Nhamaleze serão capacitados durante os 5 anos cerca de 2000 produtores em novas tecnologias agrícolas com objectivo de aumentar a produção e produtividade agrícola no distrito.

A iniciativa conta com o apoio do governo da Índia que está desde 2014  apoiar 6 projectos de género no país, destes 2 estão na província de Manica avançou  o Eng.  Nhamalezi.
A nossa fonte disse ainda que o projecto aposta na produção de duas culturas em Báruè, nomeadamente milho e trigo.
Para além de produção destes  culturas, o projecto vai também facilitar os produtores com acesso ao crédito agrícola de modo a  facultar a  compra  de insumos  e  pagamentos de serviços de aluguer de equipamentos tais com tractores e maquinas para  abertura de bombas de água no distrito de Báruè na província de Manica.

Eng. Nhamaleze,  falava  nesta sexta-feira  (27) na primeira  visita de trabalho da Administradora Distrital, Rosa Dias Luís naquele Centro que localiza na zona de Maximino no posto Administrativo de Catandica. 

Rosa Dias Luís é a primeira Administradora do distrito de Báruè



Após a governação de cerca de nove administradores no distrito de Báruè nomeadamente: Jaime Mutongui, Cebola, Bento Fole, Mavira, Missau, Francisco Costa Chale, David Elias António vulgo Matiquiti, Luís Alberto Chimoio e Joaquim Zefanias, Rosa Dias Luís torna primeira administradora na historia do mesmo distrito, sexta-feira (20) na Vila de Catandica, numa solenidade dirigida pelo Estêvão Rupela representante do Governador da Província de Manica.
A nova administradora substitui Joaquim Zefanias que serviu o distrito há mais de 5 anos.
Em seu discurso Rosa Dias Luís pede o envolvimento de todos cidadãos, a população e sociedade em geral da sua governação.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mais de 8 mil munícipes beneficiam da rede mosquiteira em Catandica


No âmbito do projecto de combate a malária no distrito de Báruè na província de Manica  e com apoio da FDC, o Serviço Distrital de Saúde está distribuir desde Sábado (21) as redes mosquiteiras  à  mais de 8 mil  munícipes  residentes dos Bairros 7 de Abril, 3 de Fevereiro, Mugabe, Josina Machel, e 25 de Junho respectivamente.
De acordo com o técnico de saúde de nome Dique Chico que está neste processo de distribuição de rede mosquiteiras, o processo visa paralisar a transmissão da malária no distrito sobretudo neste tempo chuvoso.
Falando a nossa Reportagem alguns beneficiários de nomes Alice Deniasse, Pedro Fonseca e Zobrinha dizem que a iniciativa é bem-vinda porque há muitos mosquitos e muita malária nos Bairros.

O técnico Dique apela aos munícipes beneficiários uso correcto da rede mosquiteira e não vender a mesma. 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CAICC cria condições para funcionamento dos PFs em Moçambique

tambem em 

Por: John Chekwa
O Centro de Apoio a Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) ofereceu na tarde desta sexta-feira (13), instrumentos e materiais de trabalho aos  7 Pontos Focais  recém-formados na cidade Maputo pela aquela organização. Trata –se de instrumentos disponibilizados para que  os Pontos Focais possam prestar os serviços as Rádios Comunitárias e Centro Multimédia Comunitários  de Moçambique sem dificuldades.
Smart Tab 3G, Modem GPRS, Flash sticks, Kit de manutenção Básica de Computador, CDs com Apontamentos e Softwares foram entregues aos  PFs participantes no curso intensivo de 5 dias úteis
Na entrega destes, Lazaro Bamo, Coordenador do CAICC, diz que a sua organização esta envidar esforços no sentido de garantir melhorias e qualidade de trabalho nas Rádios Comunitárias e CMCs rumo ao desenvolvimento.

Por sua vez os Pontos Focais beneficiários de materiais dizem estar dispostos a partilhar os conhecimentos, conselhos e técnicas adquiridas com as RCs e CMCs das suas províncias. 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Partilha de Informaçao: Oportunidades para Jovens

De: Genifer Chivambo
Exmas Senhoras/ Exmos Senhores

Por este meio, A Young Africa, em parceria com a Light for the World, vem comunicar-vos que ela está a implementar um Programa, com duração de quatro anos, financiado pela União Europeia, cujo objectivo principal é a formação profissional de 1000 jovens desfavorecidos ( (dos quais 250 com deficiência), particularmente das zonas rurais.  Este grupo de jovens, na realidade moçambicana, normalmente é um grupo marginalizado e enfrenta sérias dificuldades para ter acesso aos centros de formação profissional e, quando graduados, tem dificuldades em empregar-se. Por isso o programa visa formar profissionalmente esses jovens, de modo a criar condições de empregabilidade /ou tornarem-se empresários (com negócio próprio). A Young Africa acredita que só utilizando esta metodologia é que  é possível reduzir a pobreza, melhorar a sobrevivência e a prosperidade desta camada de pessoas  que, muitas vezes, tem a formação profissional  muitofora do seu alcance.

No contexto do referido Programa, neste momento estão em construção, no Centro de Formação Agropecuária da Young Africa no Dondo, um refeitório e dois lares com capacidade total para alojar, 128 estudantes (64 raparigas e 64 rapazes), que se prevê que comecem a funcionar em Janeiro de 2016, recebendo jovens de todas as províncias do país.

Assim, com este Programa, os estudantes podem viver nos lares do Centro, adquirir conhecimentos técnico- profissionais e ganhar experiência sobre a rentabilidade agrícola, com base na aprendizagem teórica e prática de desenvolvimento agropecuário.

Programa curricular:

Apresenta-se abaixo, o programa de formação dos estudantes, incluindo a indicação dos cursos, a sua duração, a carga horaria e qualificações para o ingresso.

Curso                                     Duração                Horas por semana              Qualificação de entrada

Agricultura Especial                      6 meses                34                            7a Classe

Gestão de Farma                           12 meses               34                            10a Classe

Mecanização Agrícola                      6 meses                34                            10a Classe

Processamento de bambu                    6 meses                34                            7a Classe

Bovinocultura                             6 meses                34                            7a Classe

Agronegócio                               12 meses               34                            10a Classe

Piscicultura                              6 meses                34                            7a Classe

Agroprocessamento                         6 meses                34                            7a Classe

Horticultura                              6 meses                34                            7a Classe

Suinocultura                              6 meses                34                            7a Classe

Avicultura                                6 meses                34                            7a Classe

Construções Rurais                        6 meses                34                            7a Classe

Electrificação Rural                      6 meses                34                            10a Classe

Operador de Tractor                       3 meses                34                            5a Classe

Corte e Costura                           6 meses                34                            7a Classe

Inglês                                    3 meses                10                            10a classe

Informática                               3 meses                10                            7a classe

Reparação de computadores                 3 meses                10                            7a classe

Requisitos:

Idade: de 15 a 25 anos.

Pagamentos:

    Para o Lar:600 Meticais por mês, em seis meses. Para alimentação e alojamento. Custos pessoais (produtos de higiene, dinheiro de bolso, despesas de viagem, artigos de papelaria, custos médicos, custos de telefone etc.) não incluído.
    Para Formação Profissional: 200 Meticais por mês, em seis meses.

As candidaturas podem ser apresentadas no endereço e/ou pelos telefones indicados no timbre do papel desta carta. Mais informações seguirá quando for aceito em nossa programa.

Sinceros Cumprimentos.

Young Africa Agri-Tech| Dondo, Moçambique | Caixa Postal 137, Beira, Moçambique | Telefone +258 84 3099397 | E-mail
ya.dondo@youngafrica.org

CAICC reforça equipe de Pontos Focais em Mocambique


O Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC) está  capacitar mais um grupo de sete  Pontos Focais desde  Segunda-feira (9) nas instalações do Centro  de informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIEUM)
Na abertura desta formação de 5 dias ,  Lazaro Bamo, Coordenador do CAICC disse que o Ponto Focal (PF) é espelho do CAICC que tem uma tarefa principal de ajudar os parceiros locais no acesso a informação,  partilhar melhor uso de internet e consolidar os servicos do CAICC que já existem.
Por sua vez,  o Director de Formacao no Centro  de informática da Universidade Eduardo Mondlane, Dr  Joao Zibia,  afirmou que  com está rede dos Pontos Focais do CAICC é mais um passo e  resposta na partilha de informacao que vai  beneficar todos cidadãos nas zonas rurais.
 Neste primeiro dia o gestor do help desk do CAICC, Matateru Ubisse aborda varios questões comuns que afecta as Radios Comunitarias e Centro Multimedias e uso de ferramentas gratuitas online por examplo youtube, Facebook, uso de modem, uso de google etc.
No outro lado os cursantes  provinientes das Radios Comunitarias /CMCs das Regiões Norte, Centro e Sul de Moçambique   louvam a iniciativa do CAICC.
De salientar que o primeiro grupo dos Pontos Focais foi formado em 2013 e ao nivel nacional o CAICC ja conta com 20 PFs.   

sábado, 7 de novembro de 2015

Governo cancela salário do académico como forma de exigir certificado de habiltações em Báruè

Hilário Diogo 
O académico funcionário do Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Báruè de carreira N2, de nome Hilário Diogo queixa-se de perseguição política, ódio e inveja por parte do governo local resultando no cancelamento do salário mensal do mesmo.
Contactado o director do SDEJT em Báruè, António Tomé confirma o cancelamento do salário dizendo que é uma forma de pressionar aquele funcionário de modo a disponibilizar o certificado de habilitações literárias de mudança de carreira de docente N3 para N2 que foi feita em 2012.
Segundo Hilário Diogo tramitou todos seus documentos em 2012 onde foi exigido o certificado original pelo sector de Recursos Humanos do governo distrital de Báruè que até então não se sabe o verdadeiro paradeiro do mesmo.
Em resposta desta questão, António Tome disse que em nenhum momento o funcionário é exigido certificado original para o seu processo senão a copia autenticada pelo registo civil.
Perguntado pela Rádio Comunitária Catandica, como é possível desde 2012 até então não exigir de volta o seu certificado original, Diogo responde que pediu em 2013 para concorrer na prestação de serviços no STAE onde foi dito apenas para fotocopiar e devolver o mesmo documento original ao serviço de educação e pensou que aquele certificado ainda estava em análise.
António Tome avança que não é nenhuma perseguição visto que este processo de actualização de banco de dados abrange mais de 1.400 funcionários daquele sector incluindo serventes e o próprio director.
De acordo com Tomé o SDEJT local tentou sem sucessos contactar sectores deste distrito por onde trabalhou o funcionário Diogo nomeadamente Secretaria Distrital, Escola Secundaria Armando Emílio Guebuza infelizmente todos não existe nenhuma copia de certificado de habilitações literárias dele, deixando autoridades em duvida do seu nível de escolaridade.
Diogo precisa de deslocar a Maputo para pedir pela segunda via o seu certificado em causa, mas queixa se ainda da falta de recursos financeiros devido o cancelamento do seu salário mensal desde o mês de Outubro do corrente ano.
Em relação a esta situação António Tomé promete junto da sua direcção criar condições financeiras de modo a ajudar o funcionário Diogo para deslocar para Maputo ao fim deste caso.
Tomé afirma que o certificado é o documento chave para qualquer funcionário na provação e mudanças na carreira profissional e apela a todos funcionários para boa gestão de documentos chaves através de criação de processos individuais quer no serviço quer em casa para questões de segurança.

De salientar que esta informação é do conhecimento do administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias que apela ao académico Hilário Diogo para repor documentos em falta de acordo com a lei. 

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...