quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Moradores no bairro Josina Machel pedem energia eléctrica em Catandica

No âmbito da implementação do projecto “cara à cara,” os moradores no bairro Josina Machel no município de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica pediram nesta quarta-feira (20) à edilidade local para acelerar a extensão da corrente eléctrica naquele bairro.
De acordo com os moradores do Bairro Josina Machel em Catandica, o atraso deste recurso está condicionar o crescimento económica e o desenvolvimento  local.
Programa Cara à Cara ouviu depoimentos das mulheres, homens e jovens chefes da família residentes no bairro Josina Machel que pedem à edilidade local para colocar postes ao longo das ruas naquele bairro.
Luísa dos Santos, uma das entrevistadas pelo programa “ cara à cara” disse que tem sonho de beber agua gelada e comer peixe do congelador.
De acordo com Blenda Lucas, uma mulher jovem e residente naquele bairro, muitas mulheres precisam de utilizar os seus electrodomésticos mas não têm com usar devido a falta de energia eléctrica.
Por sua vez o presidente do município de Catandica, Tomé Alfandega Maibeque reconheceu a legitimidade desta preocupação dos moradores e avançou que vai ter contacto com a Empresa de Electricidade de Moçambique rumo a resolução deste problema.
De salientar que  Josina Machel é um dos novos  bairros em Catandica e tem cerca de 2700 habitantes.


Moradores no bairro Josina Machel pedem energia eléctrica em Catandica

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Identificado corpo de homem assassinado em Báruè

Os moradores de Julias Nyerere no distrito de Báruè na província de Manica, identificaram  na tarde desta Terça-feira (19) corpo de homem assassinado por supostos bandidos no próximo do rio Inhazónia. Trata – se de um cidadão de 41 anos de idade que vivia em Catandica e que em vida respondia pelo nome de Costa Continho Camoga.

De acordo com os familiares  da vitima, saiu da casa para Julias Nyerere na última quarta-feira (13) com objectivo de fazer biscates na machamba do cidadão Abel e não houve comunicação até a sua morte.

O corpo da vítima apresenta sinais de ferimentos sobretudo na cabeça também foi retirado a língua e os olhos.

Perguntado pela nossa Reportagem o dono da machamba disse que não tem nada de explicar porque estava na sua residência no município de Catandica.
De salientar que a  polícia da República de Moçambique já foi no terreno junto com a equipa de saúde e o corpo já está depositado na casa mortuária de Hospital de Catandica.

A motivação do crime ainda esta em investigação e a policia no terreno diz não estar autorizado para falar com a Rádio Catandica sobre o assunto.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Radio Comunitaria Catandica inicia com programas de direito a informação em Báruè

A Rádio Comunitária Catandica parte do Centro Multimédia Comunitário estabelecido em 2006 com apoio inicial da UNESCO, vai a partir desta Quarta-feira (20) transmitir a sua primeira edição do programa Cara à Cara uma iniciativa do Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária (CAICC). Trata-se de um programa que será transmitido em línguas locais através de entrevistas e debates com a participação dos cidadãos e entidades competentes locais para permitir acesso a informação e promoção de diálogo local rumo ao desenvolvimento.
De salientar que este projecto Cara à Cara foi lançado em Outubro do ano passado no distrito de Báruè com a participação da equipa do CAICC e seis Rádios Comunitárias da Região Centro de Moçambique.
 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Catandica começa registar chuvas intensas


Depois de forte calor e muito sol registados com temperaturas máximas de 44 graus, caiu na tarde desta sexta-feira (15) chuvas intensas no município de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica.


De acordo com Chikuse José Mwale, responsável da Syngeta Agro Services AG, uma empresa de sementes diversas os produtores ainda têm tempo para a segunda época e apela aos mesmos no uso de sementes melhoradas rumo a produção. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Município minimiza problema de água no bairro Mugabe em Catandica


O conselho municipal da vila de Catandica no distrito de Báruè na província de Manica procedeu na manha desta quinta-feira (14) a cerimónia de entrega de uma bomba de água potável aos moradores do bairro Mugabe.

De acordo com o presidente do município de Catandica, Tome Alfandega Maibeque aquela bomba faz parte das 8 feitas no ano passado para beneficiar os moradores de Macodamo, Tongogara, Samora Machel entre outros bairros da Vila Municipal de Catandica  onde cada custou cerca de 240.000 meticais com uma profundidade de 100 metros.

Por sua vez os moradores daquele bairro mostram-se satisfeitos e dizem que o município resolveu o problema da falta daquele recurso básico visto que consumiam água suja.


O presidente Maiberque pede os munícipes para reportar com urgências às autoridades comunitárias qualquer avaria das bombas para a sua recuperação.

Recluso morre em exercício laboral em Catandica


Um recluso não identificado que se encontrava a cumprir a sua pena de prisão na Cadeira Distrital de Báruè, morreu na tarde desta quarta-feira (13) em exercício de trabalho municipal de podar  acácias na via pública.

De acordo com o presidente do município de Catandica, Tome Maibeque aquele recluso estava a cortar ramos de acácias na via pública na companheira de outros e de repente a vítima gritou e morreu em cima da acácia.

Entretanto, sobre este assunto fontes anónimas da empresa Electricidade de Moçambique local suspeita ser electrocussão visto que a vítima estava a cortar ramos atravessados por cabos de alta tensão de cerca de 33 kV de HCB.


O corpo do malogrado encontra-se depositado na casa mortuária de Catandica, aguardando a chegada da família provenientes do distrito de Mussorize.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Couple brutally beats 16 year old daughter forcing her to marry her uncle in Catandica

By: JOHN CHEKWA

The couple living in Mugabe Village , Catandica Township, Báruè District in Manica Province had brutally beaten a 16 year old daughter on last Saturday (9) after she refused to marry her uncle a 45 year old married man  and father of five children.

According to the victim she was hardly beaten by a cooking stick and the two stepped on her chest. “ I am suffering chest pains and all my body is with great pain” she said.

The girl’s father confirmed that he did that because he has no money to pay back his uncle who had already spent a lot of money buying clothes and cosmetics for the young girl.  Besides that, the marriage is a spiritual order of the medium spirit called “mudzimo.” He added.

In turn, the mother of the victim said that she had no powers and with no decision because the medium spirit had promised to kill that girl in 3 days time if she keeps on refusing the marriage.

The Community Leader of Mugabe Village  - Francisco Jairosse criticized this behavior and advised the couple to pay back their uncle all what has been spent on the  girl and also to let the girl going to school.


Note that, the girl had passed Grade 7 and she is willing to go to secondary school for Grade 8. The total money which was used for the girl by the uncle is fourteen thousand meticais  which is approximately 300 American dollars.  

Casal espanca brutalmente filha de 16 anos obrigando-a à casar com uma pessoa idosa em Catandica

Por: John Chekwa

11 de Janeiro de 2016 

O casal residente no Bairro Mugabe no município de Catandica, Distrito de Báruè na província de Manica espancou brutalmente no último sábado (09) a sua filha de 16 anos de idade obrigando-a à   casar com o seu tio pai de 5 filhos.
De acordo com a vítima sofreu agressões físicas onde foi espancada com pau todo corpo e pisada no peito pelos seus pais porque negou esta proposta de deixar escola para o casamento.
O pai da menina confirma que espancou a sua filha porque a mesma recusa –se a cumprir ordens do espírito vulgo “mudzimo.”  “ Nos queremos mandar a menina a casar-se porque não vamos conseguir devolver os catorze mil meticais da sua irmã “portadora de mudzimo” que gastava para esta menina na compra de vestuários entre outros ,” disse.  
Num outro desenvolvimento o pai da menina culpa a vitima dizendo que a mesma está sendo e usando pelo espírito mau para não aceitar este casamento.
A rapariga avança que não sabia que os bens que a sua tia dava, tinham como objectivo de ser segunda esposa do tio uma pessoa idosa.
Num outro lado, o pai declara que é melhor a menina ser esposa do “mudzimo” em nome do cunhado para não contrair a doença SIDA.
Por seu turno a mãe da menina disse que não tem decisão neste caso e tem medo de perder a sua filha porque o espírito está ameaçar matar a vitíma dentro de três dias caso não cumprir as ordens.
Por sua vez a secretaria da organização, Alfra Samuti junto com outras mulheres no Bairro Mugabe criticam este comportamento e apelam aos pais da vítima para deixar a sua filha a estudar.
Também o secretario do Bairro Mugabe, Henriques Luís Manuel está contra esta decisão e pede aos pais da menina para resolver este caso o mais cedo possível.
A nossa Reportagem ouviu Franscisco Jairosse,  líder do Bairro Mugabe  dizendo que os tempos já são outros e apelou ao casal para pagar dinheiro e não entregar a sua filha ao espírito em nome duma pessoa idosa. 

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mwaramu anobata mwana chibharo muCatandica

Por: John Chekwa
Mumwe murume uyo anoziwikanwa nezita rekuti Tarissai Chimbera, baba wevana vairi ano bata chibharo kuwata naye pabonde nechisimba mwana mwaramu wake nherera iyo ine makore gumi nemairi ekuberekwa. Izvi zvinoitika muGuta re Catandica, muBarue District muprovincia yeManica, munguwa dzemanheru wemusi we Chipiri chino(5) mumwedzi uno waNdira gore rino ra 2016
Kubudikidza nemashoko emwana uyu achimhangara kuRadio Catandica anoti mhombwe iyi yakabudisa banca ndokutyityidzirwa kuti akaramba aizochekwa.
 Zvakare mwana uyu anoenderera mberi achiti izvizvakaitika apo sisi wake mukadzi wemurume uyu akanga aendeswa kundobatira  basa reuguard kuchengete imba yemuwakidzani.

Dzimwe dzehama dzemwana uyu dzataura kuRadio Catandica kuti ichokwadi mwana uyu akararwa nemurume uyu  nechisimba.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Cidadão viola sexualmente uma menor de 12 anos em Catandica



Um cidadão identificado pelo nome de Tarissai Chimbera, pai de 2 filhos violou sexualmente a sua própria cunhada, uma órfã de pai e mãe, menor de 12 anos na passada Terça-feira (5) no município de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica.

De acordo com a vítima cuja identidade omitimos por razões de protecção, tudo aconteceu na ausência da sua irmã, esposa do acusado que estava em casa da vizinha a prestar serviços de guarda em nome do seu marido.

A vítima contou ainda a Rádio Comunitária Catandica que o abusador ameaçou-lhe com uma faca na mão e obrigou a manter relações sexuais.    

Por sua vez a Rádio Catandica levou a vítima no bairro 7 de Abril onde vivem os tios da vítima para acompanhar juntos a mesma ao Gabinete de Atendimento à mulher e criança vítima de violência doméstica no comando da Policia da Republica de Moçambique em Báruè.

Tambudzai Canivete, concunhado da vítima disse que a menor já denunciou o abuso e no mesmo tempo o abusador confessou os seus actos e promete pagar multas em cabrito e galinhas.
Outros membros da família e os vizinhos confirmam ter conhecimento do caso através da vítima.

Refira – se ainda que na semana passada o acusado tentou sem sucesso violar sexualmente duas senhoras da sua família. A Policia da República em Báruè já neutralizou aquele cidadão e os médicos estão examinar a vítima. 

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...