sábado, 27 de fevereiro de 2016

Vagari wemuBarue vanokumbira runyararo kana kuti mutendere munyika


Vagari we mudistrict reBarue muManica Provinzi kuMozambique wamacha nemusi uno we Mugoera (27) mumwedzi uno waKukadzi gore ra 2016, wachikumbira runyararo munyika. Izvi zvinoitika mushure mekuridzirana pfuti uko kuri kuitika mudistrict iri nemunyika zvichikonzerwa neweRenamo ne masodja ehurumende

Centenas dos cidadãos pedem paz em Báruè


Por: JOHN CHEKWA
27 de Fevereiro 2016

Os residentes do distrito de Báruè na província de Manica, região centro do país onde regista –se ameaças de guerra através de troca de tiros entre as forças governamentais e homens da Renamo ocorrido  2 vezes neste Fevereiro na localidade de Honde, posto administrativo de Catandica sem mortes mais com impactos negativos no distrito, marcharam pela paz neste Sábado (27) no município de Catandica.

Trata-se de uma marcha pacifica que percorreu as ruas e avenidas de Catandica composto por mulheres, homens , alunos religiosos, jovens, lideres comunitários, membros do governo e representantes do partidos políticos com uma mensegem unica " Não queremos a guerra".


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Ciclo de conversas com os cidadãos nas zonas de tiroteios em Nhamatema


Os cidadãos vivendo em zona de conflito armado na localidade de Honde, Báruè na região Centro do país dizem nesta quarta-feira(23) a Fundação MASC que a tensão política está trazer impactos negativos naquela localidade.

Neste contexto os cidadão apelam o Governo de Moçambique e o líder da Renamo para   paralisar  o mais cedo possível esta guerra entre os irmãos.

Moradores abandonam as suas residências em Nhamatema devido à tensão política

Por: JOHN CHEKWA

Os moradores de Nhamizinga, Nhamatema, Chuala e Honde sede disse a Reportagem da Fundação MASC que está totalmente instalado desde ultimo Sábado, 20 de Fevereiro, o clima de tensão e medo devido a troca de tiros entre as forças governamentais e homens aramados da Renamo.

Esta situação está obrigar alguns cidadãos, homens, mulheres e crianças a abandonar esta localidade para zonas seguras.


A nossa Reportagem viu alguns cidadãos com os bens a fugir para as matas e os mesmos dizem que a única saída é abandonar as suas residências quando ainda é cedo porque a situação está agravar.

De acordo com os secretários da zona outros cidadãos já estão a vender os seus bens e animais com objectivos de fugir com o dinheiro neste tempo difícil.

Ao longo da Estrada Nacional número 7 está aumentar a venda de galinhas e cabritos a preço de banana.  


Mais de 2000 crianças estão sem acesso à educação em Báruè devido à tensão política

Por: JOHN CHEKWA

Mais de dois mil crianças da primeira à sétima classes estão a perderem as aulas desde última terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016 na localidade de Honde, Posto Administrativo de Nhamatema devido a troca de tiros entre as forças governamentais e da Renamo ocorrido duas vezes dentro de uma semana naquela localidade.

Esta violência já provocou fuga dos alguns funcionários do estado, lideres comunitários, chefes do partidos da RENAMO e da FRELIMO incluindo os professores das escolas primárias de Nhamuzinga, Chuala e Nhamatema.

António Tomé, director de educação em Báruè confirma ter conhecimento da situação mas disse que os professores continuam estar  presentes nos locais de trabalho só que os alunos não  estao a aparecer. Tomé apela aos professores para continuar dar aulas mesmo com três alunos até a situação ficar normalizada naquela localidade.


Numa visita de trabalho feita nesta quarta-feira (24) pela Fundação MASC na localidade de Honde, o secretário da zona de Nhamatema , Alberto Cipriano  disse que outras crianças fugiram para as matas e ainda não voltaram para as suas residências uma situação que preocupa os pais destas. Cipriano pede ao Governo para continuar com diálogo serio e pacífico sem uso da  arma rumo ao desenvolvimento.

Escolas encerradas devido tiroteio em Báruè

Por: JOHN CHEKWA

Maior parte das escolas primárias da localidade de Honde no Posto Administrativo de Catandica, distrito de Báruè, província e Manica estão encerradas desde última terça-feira, 20 de Fevereiro devido tiroteio provocado pelos homens da Renamo e das Forcas Governamentais naquela zona rural.

Segundo os pais e encarregados da educação da Localidade de Honde, com medo de novos ataques os professores das escolas de Chuala, Nhamatema, Nhamizinga entre outras decidiram arrumar as malas deixando mais de 2 mil alunos da primeira a sétima classes sozinhos.

A Fundação MASC visitou na manha desta Quarta-feira, 24 de Fevereiro do ano em curso, duas escolas primárias nomeadamente Chuala e Nhamatema onde viu as portas e janelas fechadas e nenhum aluno nem professor que estava presente.


Contactado pela nossa Reportagem, o director de Educação em Báruè, Antónimo Tomé disse ter conhecimento da situação. Tomé avançou que os professores estão presentes nestas escolas só que os alunos não estão aparecer devido o medo. Director de educação em Báruè apela aos professores para continuar dar aulas mesmo com os três alunos até a situação ficar normalizada. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Desconhecidos roubam táxi em Catandica

De acordo com o cidadão repórter cuja identidade omitimos por razões de protecção, tudo aconteceu pelas 20 horas, desta Terça-feira (23) quando os dois homens desconhecidos chegaram na praça de taxistas, pedindo o serviço de táxi para zona de CMC, urbana número dois no município de Catandica, distrito de Báruè, província de Manica.
 A nossa fonte avançou que, quando chegaram no local indicado o taxista de nome Macaza, foi arrancado o seu carro e os homens meteram - se em fuga.
De salientar que, já passa uma semana quando o Edil de Catandica, Tome Alfandêga Maibeque,  deu uma ordem de paralisação de movimento dos bens e pessoas,  a partir das 21 horas, devido a onda de criminalidade que regista – se na Vila municipal de Catandica, terra de Macombe.

Confronto entre FADM e homens da Renamo regista em 2 feridos em Báruè


As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e da Renamo voltaram a confrontar – se na tarde desta Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016, na localidade de Honde no Posto Administrativo de Catandica, Distrito de Báruè na província de Manica resultando em 2 feridos por parte das forças
governamentais.
De acordo com o director do Serviço Distrital de Saúde em Báruè, Armando Castigo o Hospital Distrital de Catandica, registou dois feridos dos quais um agente foi baleado gravemente no joelho e o mesmo está sendo atendido. Castigo avançou ainda que o outro agente, vítima do tiroteio está fora de perigo.
Segundo uma fonte das FADM tudo isto aconteceu por volta das 14horas quando os agentes estavam sair de Chimoio para Catandica.
De salientar que o primeiro tiroteio foi registado no último Sábado (20) pelas 11 horas, na mesma localidade ferindo 2 membros da PRM.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Edil ordena fecho das barracas e o movimento dos munícipes a partir das 21horas em Catandica

O edil de Catandica , Tome Alfandega Maibeque anunciou esta quarta feira (17, o fecho obrigatório das barracas e o movimento de pessoas e bens a partir das  21horas.
Tome Maibeque, disse que a medida entra em vigor devido a onda de criminalidade e roubo de viaturas, arrombamento das casas que tem se registado nesta autarquia, nos últimos dias.

Para Maibeque tudo isto é para permitir a PRM   e a  e Policia Comunitária  a garantir a ordem segurança e tranquilidade públicas.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Organizações da Sociedade Civil em Formação sobre Estudo de Base, Monitoria e Avaliação dos projectos


A Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) promove desde última segunda-feira (15) mais uma jornada de formação em estudos de base, monitoria e avaliação dos projectos na cidade de Lichinga na província de Niassa.

De acordo com o Agente Facilitador do MASC, Salvador  Rabissone, no total são 5 OSCs daquela região que estão sendo capacitadas para estarem prontos na gestão dos seus projectos financiados pela Fundação MASC.

Falando a nossa Reportagem Abdul Magomba – Gestor de Programas da União Provincial de Camponeses da Niassa  (UPCN) o estudo de base vai permitir trazer a realidade sobre a gestão dos Recursos Naturais dos distritos onde esta organização vai trabalhar.

Para Felicidade João Namagoa uma das participantes, a formação tem temas essenciais  que  ajudam na melhoria da implementação dos projectos.
Por sua vez  Emílio Muampezar da Rede de Organizações para o Ambiente e Desenvolvimento,  o facilitador daquela formação tem uma metodologia excelente visto que está trazer na mesa conteúdos relevantes para os participantes.

Muampezar disse ainda que o problema actual na província é de ter muitos operadores ilegais que não transportam nada para o governo nem para a comunidade em geral.

Note que, a  formação termina nesta sexta-feira (19) de Fevereiro e conta com a facilitação de Filipe Furuma e Joyce Guambe ambos colaboradores da Fundação MASC

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

OSCs satisfeitas com formação em técnicas ligadas a protecção dos Recursos Naturais em Moçambique

Os representantes das Organizações da Sociedade Civil OSCs, beneficiarias de formação promovida pela Fundação MASC na área de advocacia na protecção de Recursos Naturais, mostraram – se satisfeitas na última sexta-feira (12) com a  iniciativa.

Trata – se das 5 OSCs provenientes de Tete, Manica e Sofala que recentemente beneficiaram dos fundos do Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil para implementar os projectos da advocacia na protecção florestal na região centro do país.

Para Abdul Setimane, oficial de capacitações na Agência de Desenvolvimento Económico Local  (ADEL) em Sofala a formação valeu porque os participantes não tinham ideias e conhecimentos técnicos de fazer estudo de base, monitoria e avaliar os seus  projectos financiados pela Fundação MASC. “Após este curso conseguimos informatizar conhecimentos necessários para implementar os nossos projectos na área de advocacia na protecção dos Recursos Naturais” avançou Abdul Setimane.

 De acordo com  os depoimentos dos participantes os formadores demonstraram as suas capacidades durante os cinco dias e todos esperam alcançar os  objectivos dos seus projectos.


De salientar que a formação aconteceu nos dias 8 à 12 d e Fevereiro do ano em curso nas instalações da ADEL em Sofala.

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...