sábado, 30 de agosto de 2014

Hospital Distrital de Catandica convida moradores para participarem na doação de sangue em Báruè

Por ocasião do dia nacional de dadores de sangue comemorado nesta Sexta-feira (29) na Vila de Catandica, distrito de Báruè na província de Manica, o hospital distrital de Catandica convidou a todos moradores para participar massivamente na doação deste precioso líquido de modo a salvar vidas humanas no distrito.

De acordo com os depoimentos da porta-voz do Hospital Distrital de Catandica, Sheila Chuquela o hospital regista -se uma fraca participação de dadores de sangue e este liquido não é suficiente naquele estabelecimento sanitário do distrito.

Perguntado sobre os motivos de fraca participação disse que muitas pessoas tem medo do vírus visto que neste processo de doação de sangue há testagens do HIV/SIDA e outros tem receio de ter algum problema após a doar o sangue.

A nossa fonte, esclareceu ainda que doar sangue não faz mal a saúde de ninguém e apelou a todos para apoiar os doentes que necessitam deste líquido.

De acordo com o delegado distrital de associação de dadores de sangue em Báruè, Albano Cufu o sangue é mais importante para a nossa vida e definiu que  dador é  um herói na nossa sociedade.

Albano disse ainda que a sua associação, está enfrentar vários problemas desde 2013 de falta de parceiros, condições básicas, falta de incentivos entre outros.

Também os dadores presentes no desfile por ocasião da data testemunharam que há esforço neste tipo de apoio só que não há motivação por parte do serviço distrital de saúde em Báruè.
Por sua vez  Sheila Chuquela reconheceu que há falta de incentivos para motivar os voluntários dadores e justificou que tudo isto é devido a falta de fundos para este tipo de iniciativas.

De salientar que no distrito de Báruè existe mais de 700 dadores de sangue e nas comemorações do dia 29 de Agosto participaram apenas mais 15 dadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...