quinta-feira, 14 de julho de 2011

Chefe das Operações da PRM em Báruè viola a Lei de Imprensa 18/91

Chefe das operações da PRM em Báruè viola a lei de imprensa 18/91

Por: John Chekwa
14 de Julho de 2011

O Chefe das operações da Policia da Republica de Moçambique em Báruè, na província de ManicaFrancisco Matandalaze impediu ao Jornalista da Rádio Comunitária Catandica para não cobrir a reunião entre Deputados da Assembleia da República círculo eleitoral de Manica pela bancada da FRELIMO e os combatentes residentes em Báruè.

O facto, ocorreu esta quinta-feira dia 14 de Julho deste ano na sala de conferência distrital na Vila Sede de Báruè. Face a está ameaça o 1° secretário distrital do partido FRELIMO, Júlio Luciano disse que ninguém pode dar ordens na casa de outro e convidou ao jornalista para continuar com o seu trabalho.

Este não é primeiro caso em que o chefe das operações proíbe o jornalista da Rádio local a fazer cobertura nos eventos públicos sendo a 1ª vez sem sucesso no 1° trimestre do ano em curso aquando da visita do procurador Chefe Provincial ao distrito de Báruè onde a rádio foi convidada oficialmente.

Entretanto a visita dos parlamentares no distrito de Báruè tinha como objectivo a fiscalização do trabalho do governo distrital e ouvir as preocupações dos combatentes da luta de libertação nacional, estudantes, académicos e a população em geral.

Contactados os académicos locais sobre o comportamento do referido chefe disseram que são ameaças e violação da lei da imprensa e acrescentaram que não é o papel dele de querer saber motivos de jornalistas nos eventos públicos.

Sobre este facto a nossa reportagem ouviu os combatentes participantes e disseram que o polícia em causa ainda uniformizado estaria fora da sala a guarnecer a comitiva ao invés de ameaçar jornalista. No outro desenvolvimento os libertadores da pátria sublinharam que este momento não é de guerra.

Numa tentativa de ouvir a comandante distrital da PRM em Báruè sobre este assunto redundou no fracasso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...