sábado, 25 de junho de 2011

Aprovado por unanimidade o relatório Anual 2010 do MASC






Aprovado por unanimidade o relatório Anual 2010 do MASC




Por John Chekwa




25 de Junho de 2011







O relatório de actividades do Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) referente ao ano 2010, foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, dia 22 de Junho durante uma partilha de experiencias sobre a implementação dos projectos no âmbito de boa governação.




Trata-se de um workshop de 2 dias realizado na cidade de Nampula que contou com a presença de 50 participantes membros de Organizações da Sociedade Civis, (OSCs) provenientes das regiões centro e norte do país, beneficiários do fundo do MASC.




Neste relatório mostra trabalhos visíveis de desenvolvimento na melhoria de governação, prestação de contas aos cidadãos Moçambicanos. Segundo o director adjunto do MASC, Elias Ainadine o ano 2010 foi o mais activo e eficiente desde o lançamento oficial do MASC em 2007.




O relatório mostra que há mais de 100 Organizações da Sociedade Civis que estão a ser apoiados pelo MASC na implementação de projectos de monitoria e advocacia nas 11 províncias de Moçambique. De facto MASC está gradualmente alcançar uma cobertura nacional, visto que dos 128 distritos do país 60 beneficiam dos fundos do MASC onde distrito de Báruè que dista mais de 1300 km da cidade capital – MAPUTO através da Rádio Catandica está contado.




O Director Adjunto do MASC apresentou que, mais de 90% das actividades planificadas nas áreas de provisão de fundos, apoio em desenvolvimento de capacidades, e da provisão do acesso à informação foram implementadas na ordem de 63.78%. Também em 2010 mais de 900 pessoas membros das OSCs beneficiaram de apoio através de seminários de formação, trocas de experiencias, entre outros para melhorar os seus trabalhos.




Segundo este relatório o valor de fundos desembolsados pelo MASC em 2010 foi de 964.575 Libras da Grã - Bretanha o que representa um aumento em comparação com os dois anos anteriores.




Entrevistados pela imprensa alguns membros participantes na troca de experiencia em Nampula mostraram satisfeitos pelo a seriedade e o grau de cumprimento das actividades pelo parceiro MASC. Também disseram que através de projectos que estão sendo implementados o impacto é muito positivo.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...