quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Queimadas descontroladas matam uma pessoa e deixam outras cerca de 100 desabrigadas




Por John Chekwa


9 de Setembro de 2011


Pelo menos uma pessoa morre e outras 100 estão desabrigadas por causa das queimadas descontroladas registadas no Sábado, dia 03 de Setembro de 2011, na zona de Nvulamite, posto Administrativo de Chuala-Honde, distrito de Báruè, província central de Manica.


As queimadas descontroladas ceifaram a vida duma anciã de cerca de 65 anos de idade que em vida respondia pelo nome de Laquina Maduapera e mais de outras 100 pessoas correspondendo a 13 agregados familiares ficaram desgraçadas.


Segundo o líder comunitário Joanete Gola até então, não se conhece o autor daquela acção mais Gola, promete trabalhar juntos a policia no sentido de localizar o malfeitor e neste momento, estão a fazer um levantamento para se apurar dados finais das famílias afectadas.


O fogo destruiu por completo casas, celeiros com excedentes agrícolas, tais como milho, mapira, plantas fruteiras, livros escolares e outros bens segundo um levantamento preliminar.


Face a situação, a população vitima deste incidente, diz que queimadas descontroladas trazem pobreza no seu seio e pedem que se tome medidas severas aos praticantes daquela acção e apelam aos outros que em caso de algum quiser preparar machambas usando fogo é comunicar com os outros antes. Entretanto, ainda sobre a situação de queimadas descontroladas, temos a informação que na zona de Nhapaco na aldeia de Julius Nyerere na vila de Catandica no distrito de Báruè, esta segunda-feira dia 05 de Setembro fogo posto apesar de não causar vitimas humanas, dois celeiros de milho e vários utensílios domésticos e vestuários, transformaram se em cinza.


O administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias solidarizou as vitimas deste acidente. Zefanias deixou apelo para os líderes comunitários, chefes de postos, membros de conselho consultivos para continuarem educar as comunidades cada um na sua zona de modo abandonar a pratica de queimadas descontroladas visto que fogo traz pobreza.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...