quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Mais de 7 mil pessoas vivem com vírus de HIV SIDA em Báruè

Cerca de 7.797 pessoas vivem com vírus que causa Sida, no Distrito de Báruè, na Província de Manica deste número 1.383 estão a receber o pré-tratamento o (TARV) tratamento anti - retroviral no estado debilitado de saúde.
Estes dados são cumulativos dos dois anos anteriores a esta parte, segundo o vice-presidente da Comissão Distrital de Combate ao HIV/SIDA e Director do Serviço Distrital da Saúde Mulher e Acção Social deste Distrito Armando Castigo.
Armando Castigo fez este pronunciamento no dia 1 de Dezembro dia mundial de luta contra a HIV/SIDA, cuja neste distrito as cerimónias centrais tiveram lugar na localidade de Honde.
Dos 7.797 infectados em Báruè, contam se 1.383 da localidade de Honde e dos 1.383 doentes com estado de saúde mais crítico 226 são daquela mesma localidade que é atravessado pelo corredor da província de Tete através da estrada nacional número 07 e uma das portas de entrada a vizinha república do Zimbabwe.
Portanto, a Localidade de Honde tem um universo de 45.793 habitantes e face a este número assustador Armando Castigo apela a todos a se prevenir desta pandemia mortífera senão amanhã não teremos camponeses, estudantes, operários, agentes económicos e trabalhadores de diversos sectores de actividades.
Por sua vez a mensagem do Núcleo Distrital de Combate ao HIV/Sida composto por mais de 15 associações que trabalham em matéria desta pandemia diz estar a lançar várias mensagens mas nem com isso a tendência de seropositividade é de subir.
Entretanto, estima se que no mundo 7.500 pessoas contraem por dia o vírus causador do SIDA.
Este ano as comemorações do 1º de Dezembro assinalou se sob o lema EM DEFESA DA VIDA ZERO INFECCOES, ZERO DESCRIMINACAO E ZERO MORTE POR HIV/SIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...