terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Aprovado por unanimidade plano de uso de terra para dez anos em Báruè


Aprovado por unanimidade plano de uso de terra para dez anos em Báruè
Por:  John Chekwa
O Distrito de Báruè, na província de Manica, região central do país aprovou nesta segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012, o plano de uso de terra para os próximos 10 anos (2012-2021). Na cerimónia de aprovação o Administrador distrital, Joaquim Zefanias disse que a terra é a primeira riqueza para os Moçambicanos  e deve ser explorada de uma forma sustentável para contribuir o desenvolvimento no distrito. Zefanias  disse ainda que para os próximos dez anos haverá grandes projectos  de maior actividades  sócio económicas  tais como agricultura, turismo, exploração mineiras,  construção de infra-estruturas entre outros de maior impacto  para o bem estar das comunidades. O administrador esclareceu aos presentes que ausência deste plano de uso de terra pode afectar negativamente no processo de desenvolvimento sócio económico no distrito.

Os participantes saudaram esta iniciativa do governo de trazer o plano de uso de terra a todos para debater. O Líder comunitário de Inhazóni - Ananiasse Chicumba, disse a Rádio Catandica que este plano e bem-vindo porque vai permitir a conservação de terra para a futura geração no Distrito de Báruè. Também o líder comunitário de Cruz Macossa no posto administrativo de Nhampassa – Nhamudzodzo disse que ficou actualizado e este instrumento vai permitir que as comunidades saber a realidade do distrito sobre tudo no acesso de terrenos para as actividades sociais.

Também o director distrital de actividades económicas em Báruè, Zacarias Muzaja louvou este plano dizendo que este documento vai minimizar os conflitos no uso de terra visto que o distrito de Báruè é potencial nos recursos naturais e minerais e há grande concorrência na exploração destes recursos. Muzaja disse ainda que este instrumento vai servir como guião de saber  como explorar a terra de uma forma sustentável.

Note que nesta cerimónia participaram chefes de postos administrativos do distrito, membros de conselho distritais, agentes económicos, chefes das localidade, líderes comunitários, lideres religiosos, membros e técnicos do governo distrital e representantes da Direcção provincial de Acção Ambiental em Manica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...