terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A falta de energia eléctrica traz impactos negativos em Honde no distrito de Báruè - Manica


por:  John Chekwa
A falta de energia eléctrica devido uma grande avaria de equipamento de abastecimento do mesmo recurso é está afectar negativamente o andamento de negócios na localidade de Chiuala – Honde, Posto Administrativo de Catandica no distrito de Báruè, província de Manica.
Segundo o empresário local de nome Traimo Parato a falta de energia está retardar o processo de desenvolvimento naquela localidade visto que a maior parte dos negociantes desloca diariamente para Vila sede do Distrito de Báruè numa distância de 60km ida e volta na busca de pedras de gelo.

Segundo os residentes daquela Localidade, há sempre avarias do sistema de hidroeléctrica de Barragem de Honde por exemplo no iniciou de 2011 houve limitações no abastecimento de energia eléctrica devido a destruição de canal condutor de água pelas chuvas.
Por seu turno, o líder comunitário de Honde, Simão Jeretone disse que a população de Honde tem com perspectiva neste ano 2013 de ter energia eléctrica de qualidade que vai contribuir na luta contra a pobreza absoluta.
Maria Rosa Pedro é uma das negociantes de Honde que é está preocupada com a deficiência daquela estacão de abastecimento eléctrica usando os recursos naturais. Maria Rosa avançou que como opção alguns residentes de Chiuala Honde estão a usar o processo de fonte solar e outros estão a usar geradores que sempre trazem grande custos.

Contactado pela Rádio Catandica, o chefe da Localidade de Chiuala – Honde, Tomé Alfandega Maebegui disse que esta estação de barragem de Honde sobre o rio Mussambidze registou uma grande avaria nos finais do ano passado (2012) e este problema já é do conhecimento dos governos do distrito e  da província de Manica respectivamente. Maibegui promete que brevemente haverá uma solução deste problema.

Note que aquela estação de energia eléctrica foi instalada no âmbito do programa electrificação rural e com apoio financeiro do Governo alemão através de GTZ no valor de mais de 8 milhões de meticais. As obras deste empreendimento iniciaram no ano de 2006 e terminou em 2008 e no mesmo ano foi inaugurado pelo presidente da República de Moçambique, Armando Emílio Guebuza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...