sábado, 24 de agosto de 2013

Limite de idade impede à nomeação do professor em Báruè – Manica

Por: JOHN CHEKWA

Mateni Tomas de 40 anos de idade, pai de dois filhos e professor da escola primária completa de Nhamussundu no distrito de Báruè, província de Manica reclamou nesta quinta-feira (22) ao www.baruruemozambique.blogspot.com que já tem 14 anos na função pública sem uma nomeação definitiva.

O nosso interlocutor avançou que ingressou na educação quando tinha 26 anos de idade e já tratou vários vezes os documentos exigidos pelos técnicos dos Recursos Humanos no Serviço Distrital de Educação Tecnologia e Juventude (SDEJT) mas ainda não foi determinada a sua nomeação.

O director da escola primária completa de Nhamussundu – Jamaica Hale disse ao nosso bloggue que esta situação é preocupante porque o professor Mateni enviava sempre os seus documentos e até então não tem resposta. Jamaica Hale disse ainda que este professor está perder muitos benefícios tais como bolsas de estudo, crédito para micro projectos entre outros.

Contactado o chefe da repartição dos Recursos Humanos no SDEJT - Báruè, Marcelino Foguete confirmou este caso e pacificou o cidadão Mateni Tomas dizendo que a sua situação será normalizada através do decreto número 31/2013 recentemente aprovado pelo conselho dos ministros.


Marcelino Forgete esclareceu ainda que o professor em causa foi afectado pelo sua idade que já esta acima de 35 anos. “No total são oito professores com a mesma situação de idade maior mas todos serão nomeados”, disse.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...