terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Presença de supostos homens da Renamo ameaça moradores em Tete

Presença de supostos homens  da Renamo ameaça moradores em Tete

Por: John Chekwa


FADM EM TETE
CHEFE DA LOCALIDADE DE NKONDEDZI - SUPINHO
Mais de 50 homens armados supostamente da Renamo encontram-se desde  ultima sexta-feira (17) no posto Administrativo de Zóbue a norte do distrito de Moatize na província de Tete, região centro de Moçambique.

Segundo o chefe da localidade de Nkondedzi naquele distrito, Orlavio Supinho  a presença destes homens ameaça os moradores porque outros já abandonaram  as suas residências  para zonas mais seguras e para o país vizinho Malawi. Para além da população os garimpeiros também ausentaram-se naquela localidade deixando os seus  Jazigos

Supinho disse ainda que os homens armados não estão a crucificar ninguém, só apenas pedindo comida aos moradores. O chefe avançou que aqueles homens da maior partido da oposição em Moçambique estão alertando que a população não deve ter medo porque eles querem apenas continuar a pressionar o governo no poder.

Segundo os moradores de Zóbue os homens armados foram vistos nos povoados de Khungoza, Nankoko, Changa, Madzibawe, Ndande entre outras zonas do distrito de Moatize.

De acordo com o jornal Malacha de Moatize, o governador da província de Tete, Paulo Auade foi obrigado  cancelar a sua visita de trabalho que estava escalada no último domingo (19) para fazer uma entrega da ambulância naquele distrito.

Neste momento o governo da província de Tete já mandou agentes das forcas de defesa nacional e da Intervenção Rápida (FIR) para proteger a população.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...