sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Com vista a redução de conflitos de terras em Báruè o governo faz consultas comunitárias

Com vista a redução de conflitos de terras em Báruè o governo faz consultas comunitárias

O Serviço distrital de actividades económicas em Báruè (SDAE) na província de Manica em parceria com a Promoção da Agricultura de Conservação (PROMAC), realizou desde última quinta-feira (15) um trabalho de consulta comunitária nas localidades de Inhazónia , Chiuala Honde e Mpfudze respectivamente. Trata - se de trabalho sobre o acesso de DUAT, ou um documento de direito de uso e aproveitamento de terra, aos cidadãos residentes com vista a redução de conflitos de terras no distrito.

De acordo com a representante da PROMAC Maria Pararua, disse esta ideia surge para garantir o bom futuro dos camponeses no distrito de Báruè.

Por seu turno o administrador de Báruè, Joaquim Zefanias disse que é muito importante cada agricultor legalizar a sua terra de modo a promover uma agricultura de sustentação.


Refira –se  que no ano passado houve conflitos de terra na localidade de Chiuala Honde, zona de Phanze onde a empresa Portucel foi acusada de invadir as terras dos camponeses para plantar  eucaliptos sem consenso com os donos. Neste caso a empresa já tinha o referido documento - DUAT para uso das terras na província de Manica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...