segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Jovem espanca mortalmente idoso paralítico acusando de feitiçaria em Catandica

Jovem espanca mortalmente idoso paralítico acusando de feitiçaria em  Catandica

Por: John Chekwa

Um jovem matou o seu tio, idoso paralítico de 82 anos de idade que em vida respondia pelo nome de Tenesse Ajuda residente no bairro Chissano na Vila de Catandica no distrito de Báruè na província de Manica.

Trata-se de um crime praticado por volta das 16 horas desta segunda-feira (13) pelo Eduede Diogo Ajuda, sobrinho do falecido jovem de 21 anos de idade e residente na cidade de Chimoio.

Segundo Rosita Paulo Matsito, cunhada do malogrado, o velho paralítico encontrou a morte vítima de espancamento acusado de ser feiticeiro.

A nossa reportagem ouviu também declarações do Albertino Albino Ajuda, primo do suposto criminoso que avançou  que o seu irmão matou o velho acusando  de trazer consequências negativas na família dando exemplo da morte do seu pai.

Jastine Languitone, residente naquele bairro disse que  esta notícia é grande surpresa e  questionou,  “porque é que os nossos filhos nos acusam de feiticeiros?” Languitone concluiu que por causa da velhice já está vivendo  com medo de ser acusado também como  feiticeiro.

Francisco Matone, um jovem presente nesta cerimonia fúnebre do velho vitíma de espancamento  mostrou -se preocupado com o acontecimento, e afirmou que mesmo se aquele velho é feiticeiro, matar não é solução.

Por sua vez, o líder comunitário do Bairro Chissano Domingos Tenesse disse já não tem ideia destes acontecimentos e avançou que os jovens de hoje já não gostam os mais velhos sobretudo quando já tem cabelo branco.

De salientar que no mês de Dezembro de 2012 aconteceu um  caso semelhante no bairro Tongogara vizinho do bairro Chissano na mesma Vila onde um jovem matou pai e sogro acusando-os de serem feiticeiros.

Ate a hora do fecho desta edição a nossa reportagem viu no local a equipa do comando da Policia da República de Moçambique (PRM) a avergoar o caso.

 Saibam que neste momento o jovem suposto criminoso confessa ser autor de crime e está nas mãos do PRM Báruè.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...