quinta-feira, 21 de abril de 2011

FORCOM PROMOVE UMA FORMAÇÃ DE FORMADORES EM PARDCERIA COM A UNICEF









12 de Abril de 2011


Por: John Chekwa


No âmbito de reforço das capacidades de Recursos Humanos das Rádios Comunitárias com vista a segurar a sustentabilidade a longo prazo das mesmas, o Fórum Nacional das Rádios Comunitárias de Mocambique (FORCOM) promoveu uma formação de formadores. Trata-se de um curso de 10 dias em matéria de comunicação e informação particularmente em radiodifusão que iniciou no dia 11 de Abril de 2011 na província de Maputo, distrito de Namaacha.


Esta capacitação envolve 8 rádios comunitárias: Catandica em Manica, Cascata em Namaacha, Dondo em Sofala, Voz Coop em Maputo, Vembe em Gaza, Rádio Sem Fronteiras em Cabo Delgado. On ‘ Hipiti, e Rádio Encontro em Nampula.


A sessão de abertura foi presidida pelo presidente do FORCOM, João Jerónimo na presença da Directora Executiva do FORCOM, Benilde Nhalivilo. João Jerónimo, pediu a participação consequente a todos os participantes nesta formação de formadores, visto que é uma iniciativa impar para o FORCOM e também, a UNICEF também apoia as rádios membros de FORCOM em alguns programas específicos ligados a violência contra a mulher e criança e a voz da criança na comunidade.


Por seu turno a Directora Executivo do FORCOM, Benilde Nhalivilo disse que objectivo principal é para melhorar as capacidades das rádios. Benilde disse que existem muitos parceiros que estão fazer capacidades mas FORCOM achou melhor para formar os facilitadores que estão nas rádios para também capacitar os colaboradores das mesmas e produzir melhores programas para o rápido desenvolvimento das comunidades.


Dulce Nhacuongue representante da UNICEF disse a nossa reportagem que esta é uma iniciativa do FORCOM para criar uma rede de facilitadores que vai servir não só para FORCOM mas assim para todos os parceiros de desenvolvimento.


Os facilitadores deste curso estão apresentar os temas de uma forma muito pratica, trazendo as suas experiencias e fazendo perguntas aos formandos. No primeiro dia houve trabalhos em grupos, entrevistas e gravações nos estúdios de tipo spot e magazine sobre a violência dos menores.


A Facilitação está sendo dirigida pela Media Support Partinership (MSP). Por seu turno, Lena Vin Andersen representante da MSP apresentou o plano de curso para 10 dias.


Eunice Chichava também facilitadora deste curso, pediu os formandos para divulgar casos de violência e evitar usar a cultura para justificar os actos de violência.


FORCOM é uma organização não governamental, tem cerca de 36 membros e responde pelos interesses das rádios Comunitárias de Moçambique.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...