domingo, 30 de março de 2014

Jornalista contra guerra em Moçambique

Por John Chekwa

O foto jornalista residente na cidade Chimoio, Sérgio Silva disse a nossa reportagem que está indignado pela situação de crise e tensão político-militar no país e acusa o  governo no poder e a  Renamo de serem actores desta situação.

Sérgio Silva
 O nosso interlocutor apela no seu livro a todos  adultos deste país para não pegarem as armas porque as crianças e mulheres nunca mais sofram com esta desgraça. De acordo com Sérgio, uma guerra nunca deve ser repetida e também nunca deve ser esquecida.

Na sua obra titulada “Excertos do meu Black and White” Sérgio mostra o grande sofrimento dos moçambicanos muito mais as crianças e mulheres vítimas de guerra civil de 16 anos.  
O nosso entrevistado apela igualmente para as ambas partes – governo e Renamo para promover a paz verdadeira através de um diálogo sério.   

Na sua obra Sérgio fala sobre as consequências negativas da guerra dos 16 anos que prejudicaram milhões dos moçambicanos.
capa do livro do Sérgio Silva
Depois de 20 anos de paz, Sérgio fez nascer o seu livro contra guerra em Moçambique. Segundo Sérgio depois de uma semana de lançamento daquele livro foi surpreendido pela situação de crise e tensão político-militar que descreve como o regresso de guerra no país.
Perguntado pela nossa reportagem o que está falhar para não haver entendimento, o jornalista Sérgio Silva disse que orgulho, ambição e arrogância em ambas partes são causas desta situação em Moçambique. 
   
Para o nosso interlocutor as pessoas devem morrer naturalmente sozinhos e não com as armas. O foto jornalista avançou que o povo moçambicano está completamente indefesa e são apenas os soldados, os políticos e os governantes que estão protegidos.


De salientar que o livro do Sérgio Silva foi financiado pela Embaixada Real da Noruega e lançado em Maputo em 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...