domingo, 30 de março de 2014

Ser uma pessoa com deficiência não significa incapacidade

Por: JOHN CHEKWA

jovem Nick fazer trabalho
Nickita Benedito de 29 anos de idade,  residente na cidade Chimoio na provincial de Manica aprovou ao público neste Sábado (29) que ser uma pessoa com deficiência não significa inabilidade.    Naturalmente Nickita mais conhecido como Nick, nasceu com uma deficiência física onde não consegue pegar objectos com as suas mãos. Sucessivamente, Nick tem habilidades de fazer grandes trabalhos de sobrevivência através das suas pernas. De facto o jovem usa os dedos em suas pernas para pegar ou exercer os seus trabalhos quotidianos.
obra do jovem Nick

obra do jovem Nick


Segundo ele iniciou os seus trabalhos de pintura em 1999, onde  foi ensinado como misturar as cores pelo  cidadão   chamado  Zaza. Também o cidadão Sérgio Silva, foto jornalista do centro cultural de Chimoio, ajudou o jovem na procura do professor privado para reforçar os seus estudos quando estava na quarta classe. “Nick é um jovem trabalhador,” disse o Sérgio Silva a nossa reportagem. A foto jornalista avançou que tudo isto foi graças da mãe daquele jovem que cuidou o seu filho desde a sua infância.

Numa sessão ordinária politico do Movimento Democrático de Moçambique, realizada na cidade Chimoio,  neste Sabado (29) o presidente daquela forca politica  Daviz Mbepo Simango comprou um dos objectos feito pelo   Nick no valor de 15.000,00Mt  de modo a  esforçar aquele jovem.
Daviz Simango oferece 15 mil meticais ao jovem deficiente
Daviz Simango diz que as actividades do Nick é um grande ensinamento para os moçambicanos e avançou que na vida todo o ser humano é útil. Para Simango os cidadãos devem explorar um máximo possível das suas actividades e treinar – se no exercício de trabalho rumo ao desenvolvimento. 
  
Nick agradeceu a acção do Daviz Simango e confessou que nunca vendeu os seus artigos até aquele valor que o presidente pagou. O artista plástico apelou aos outros jovens com a deficiência para trabalharem muito na luta contra pobreza e não andarem pedir dinheiro nas vias públicas.


De salientar que Nickita estudou apenas até 7ª classe devido a sua natureza e ainda não casou. O jovem artista plástico já tem mais de 15 anos de experiencia e consegue resolver os seus problemas quotidianos.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...