quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Escolas encerradas devido tiroteio em Báruè

Por: JOHN CHEKWA

Maior parte das escolas primárias da localidade de Honde no Posto Administrativo de Catandica, distrito de Báruè, província e Manica estão encerradas desde última terça-feira, 20 de Fevereiro devido tiroteio provocado pelos homens da Renamo e das Forcas Governamentais naquela zona rural.

Segundo os pais e encarregados da educação da Localidade de Honde, com medo de novos ataques os professores das escolas de Chuala, Nhamatema, Nhamizinga entre outras decidiram arrumar as malas deixando mais de 2 mil alunos da primeira a sétima classes sozinhos.

A Fundação MASC visitou na manha desta Quarta-feira, 24 de Fevereiro do ano em curso, duas escolas primárias nomeadamente Chuala e Nhamatema onde viu as portas e janelas fechadas e nenhum aluno nem professor que estava presente.


Contactado pela nossa Reportagem, o director de Educação em Báruè, Antónimo Tomé disse ter conhecimento da situação. Tomé avançou que os professores estão presentes nestas escolas só que os alunos não estão aparecer devido o medo. Director de educação em Báruè apela aos professores para continuar dar aulas mesmo com os três alunos até a situação ficar normalizada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...