quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mais de 2000 crianças estão sem acesso à educação em Báruè devido à tensão política

Por: JOHN CHEKWA

Mais de dois mil crianças da primeira à sétima classes estão a perderem as aulas desde última terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016 na localidade de Honde, Posto Administrativo de Nhamatema devido a troca de tiros entre as forças governamentais e da Renamo ocorrido duas vezes dentro de uma semana naquela localidade.

Esta violência já provocou fuga dos alguns funcionários do estado, lideres comunitários, chefes do partidos da RENAMO e da FRELIMO incluindo os professores das escolas primárias de Nhamuzinga, Chuala e Nhamatema.

António Tomé, director de educação em Báruè confirma ter conhecimento da situação mas disse que os professores continuam estar  presentes nos locais de trabalho só que os alunos não  estao a aparecer. Tomé apela aos professores para continuar dar aulas mesmo com três alunos até a situação ficar normalizada naquela localidade.


Numa visita de trabalho feita nesta quarta-feira (24) pela Fundação MASC na localidade de Honde, o secretário da zona de Nhamatema , Alberto Cipriano  disse que outras crianças fugiram para as matas e ainda não voltaram para as suas residências uma situação que preocupa os pais destas. Cipriano pede ao Governo para continuar com diálogo serio e pacífico sem uso da  arma rumo ao desenvolvimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...