quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mais de 91 Alunos abandonam estudos na EPC Cruz – Macossa devido mau tempo e pobreza


Mais de 91 Alunos abandonam estudos na EPC Cruz – Macossa devido mau tempo e pobreza

Por: John Chekwa

16 de Agosto de 2012

Mais de 91 alunos, destes 45  meninas da Escola Primária Completa Cruz Macossa, abandonaram estudos no 2° trimestre de 2012, no Distrito de Báruè, Província de Manica, devido mau tempo (frio) e a pobreza.
Segundo o Director desta Escola, Taibo Daniel Júnior, a escola iniciou com 1304 alunos no 1° trimestre do ano em curso, e a desistência tem a ver com vários motivos tais como frio, comércio informal e transferência dos pais encarregados de educação sem informar a escola.

Taibo Daniel Júnior, disse que a escola notou – se o número levado de desistências no tempo de frio. O Director pede aos pais encarregados de educação para sempre contactar a escola no caso de pretender a transferir para outras zonas. Júnior disse ainda que o processo de transferência do aluno para outra escola é gratuito e não leva tempo.

A chefe da Localidade de Mfudze, Fiucha Ananisse Chicumba, confirma ter registado no seu gabinete este número de desistências. A chefe disse que o número subiu devido os casos de casamentos prematuros e outras crianças abandonaram a procura de emprego nas outras zonas do distrito. Fiucha Chicumba promete fazer palestras que abordam a importância de educação de menores.

 A Rádio Comunitária Catandica viu algumas salas anexas sem condições favoráveis para os menores, também outros alunos estudam em baixo de árvores sentando no chão.

Contactado o Director Distrital de Serviço de Educação, Juventude e Tecnologia em Báruè, António Tomé, confirma duvidosamente a desistência dos 91 alunos e recusa haver alunos no distrito a estudar ao ar livre ou baixo de árvores. Finalmente, Tomé apela aos pais encarregados de educação para mandar os seus filhos a escola e não praticar casamentos prematuros.

Note que a Escola Primaria Completa Cruz Macossa localiza – se na Localidade de Mfudze, Posto Administrativo de Nhampassa, Distrito de Báruè na Província de Manica e tem 1213 alunos e 26 professores.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...