sábado, 13 de novembro de 2010

Centro Multimédia Comunitária de Catandica recebe uma visita de avaliação do projecto CMC-UNESCO


8 de Novembro de 2010
No âmbito de avaliação do projecto dos medias, o Centro Multimédia Comunitária de Catandica (CMC), recebeu uma visitita tripartida no dia 8 de Novembro de 2010, composta por representantes da UNESCO, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Doador do Governo da Suécia.
Segundo Ananias Chomola, oficial de Programa de Comunicação da UNESCO, o objectivo da visita é fazer uma monitoria de avaliação do Projecto CMC que já esta a terminar, fazendo um levantamento das actividades realizadas.
Paulo’s Barida, oficial de programas da Embaixada da Suécia referiu que pretende conhecer a realidade dos CMCs e os seus desafios.
Por seu turno Carla Moiana, a coordenadora nacional dos CMCs em Moçambique outro objectivos recolher as boas práticas do CMC para replicar nos outros. Também pretendiam avaliar o grau de cumprimentos das actividades desde o inicio do projecto nos CMCs

Moiana disse que o MCT tem como plano instalar mais 45 novos CMCs até 2014 e os fundos já estão disponíveis no Banco Mundial e financiado pelo Governo da Finlândia. A fonte ainda disse que neste ano do 2010 o Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique já iniciou com a instalação de 4 CMCs como piloto na testagem de novo modelo. Também o MCT tem como plano capacitar os colaboradores dos CMCs no âmbito de jornalismo, locução, gestão entre outros para melhorar prestação de serviços ao cidadão e a sustentabilidade do próprio CMC.
A Coordenadora ficou impressionada com os trabalhos que estão sendo feitos pelo CMC de Catandica na busca de Parceiros de Desenvolvimento através do projectos para o sustentabilidade.
O oficial de Comunicação da UNESCO deixou apelo para os colaboradores do CMC de Catandica continuarem com o espírito de voluntarismo para o desenvolvimento do país. Chomola reconheceu a falta de equipamento de estúdio da Rádio Catandica comparativamente com os outros CMCs, tendo prometido a intervenção da UNESCO antes de fecho do projecto.

Neste trabalho de avaliação do CMC de Catandica, houve conversas e entrevistas com todas entidades envolvidas na implementação dos trabalhos do dia - a - dia do CMC, entre jornalistas, locutores, direcção e comité de gestão.
A brigada deixou como recomendações para o CMC de Catandica, fazer uma assembleia geral mais cedo possível para a selecção de novo presidente do Comité de Gestão que deve ser um empresário local interessado no desenvolvimento do CMC e da Comunidade. A Coordenadora Moiana acrescentou que os membros devem contar com representantes do governo nas áreas de saúde, educação e agricultura para o desenvolvimento da comunidade. Os líderes comunitárias, empresários locais, ONGs, associação e Representante do CMC também devem fazer parte deste comité. Carla Moiana acrescentou que o CMC deve fazer encontros mensais, coordenar com os governos locais, fazer balanço das receitas internas junto com os voluntários para garantir a transparência e incentivar os voluntários. A brigada deixou o CMC de Catandica para CMC de Dondo em Sofala, CMC da Ilha de Moçambique e Monapo.

1 comentário:

  1. Aparece que era uma bastante grave avaliação, com resultados bons e recomendações razoaveis. Cumprimentos a todos os gerentes e colaborantes voluntários de CMC!

    ResponderEliminar

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...