domingo, 27 de fevereiro de 2011

Administrador agastado e promete processar criminalmente os empreiteiros que abandonam obras publicas em Báruè


26 de Fevereiro de 2011
Por : John Chekwa
O administrador do distrito de Báruè, Joaquim Zefanias mostrou-se agastado com o comportamento de alguns empreiteiros que abandonaram obras sem deixar rastos, sendo assim como alternativa promete processa-los criminalmente.
Joaquim Zefanias descobriu esta manobra no dia 25 de Fevereiro de 2011, numa visita relâmpago nas obras de construção de duas residências de tipo 3 para funcionários do governo e não encontrou nem se quer nenhuma pessoa trabalhar nem sinais de trabalho.
As referidas obras localizam-se na zona de expansão do Município de Catandica e iniciaram no mês de Setembro de 2010 com o prazo de 120 dias e cada casa custou cerca de 600.000,00 Meticais.
O administrador fez notar que para além deste abandono igualmente há mesma situação no posto administrativo de Chôa e na localidade de Nhauroa neste distrito, uma situação que preocupa o governo local porque essas obras já foram pagas na totalidade.
Contactado pela imprensa o director distrital de Serviço de Planeamento e Infra-estruturas neste distrito, Bernardo Jofrice Navalha disse que estes empreiteiros não são sérios e há uma desonestidade na parte do mesmos. Navalha acrescentou que os referidos empreiteiros apresentaram melhores propostas e não tinham obras em execução é por isso que foram apurados. No mesmo dia da visita do Administrador, foi contactado um dos empreiteiros de nome Kaunda Manuel Construções que respondeu que vai continuar com os trabalhos a partir do dia 26 de Fevereiro do ano em curso.
Finalmente Zefanis disse que os empresários devem honrar com compromisso porque a ideia do governo não é para processar ou punir os empreiteiros locais mas assim para empregar os mesmos para saírem da pobreza.
No dia 26 de Fevereiro de 2011, a imprensa visitou nas obras acima referidas e não encontrou nenhum trabalhador. Na tentativa de contactar os empreiteiros residentes na Vila de Catandica redundou no fracasso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...