sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

7 Mortos e 13 feridos é o resultado de 2 acidentes em Báruè




Província de Manica, distrito de Báruè
Por: John Chekwa

Cerca de Sete pessoas encontraram a morte entre os dias 24 e 25 de Fevereiro do ano em curso vítimas de acidente de viação no distrito de Báruè Província de Manica.
Os sinistros registaram ao longo da estrada nacional número 7 nas localidades de Inhazónia e Chiula Honde no distrito de Báruè.
O caso de Inhazónia foi por volta das 16 horas do dia 24/02/11 onde um camião de caixa aberta de marca canter carregado de passageiros com a chapa de inscrição 639 MC que fazia o percurso Chimoio Tambara colidiu com o camião da Coca-cola MMB-09-36 e resultou na morte de 6 pessoas e o sétimo foi já no Hospital Rural de Catandica.
A nossa reportagem conversou com os 2 motoristas de marca Canter, Zito Agusto e da empresa Coca cola, José Simão, todos disseram que foi muito difícil para controlar os seus carros devido um doente mental naquela zona que estava na estrada.
Também ouvimos a vítima deste acidente, Maria Estrauzora que disse que a causa de acidentes foi de velocidade na parte de Canter que vinha de Chimoio para Tambara.
Para o acidente do dia 25 foi por volta das 4horas em que um camião de marca Toyota matricula AAQ-715 MC carregado 8 pessoas sendo o patrão e 6 negociantes que praticam o negocio de compra e venda de tomate iam a Tete e ao chegarem em Maussua na localidade de Chiuala – Honde despistou e capotou resultando em 5 feridos graves que neste momento estão receber tratamentos no Hospital Rural de Catandica.
O Medico chefe do Hospital Rural de Catandica, Benjamim José Mantigane confirmou de 7 mortes e 13 feridos dos acidentes ocorridos na estrada nacional número 7. Mantingane deixou apelo aos automobilistas a observarem com toda cautela as regras de trânsito “se beba não conduza se conduza não beba”
Por seu turno a nova comandante da PRM no distrito de Barue, Angelina Muteto disse confirmar igualmente sobre estes cenários e mostrou-se triste.
Angelina Muteto, deixou como apelo o acolhimento e cuidado dos doentes mentais por parte do governo e familiares destes para evitar casos de acidente nas vias públicas visto que a situação de Inhazónia foi devido a tentativa sem sucesso de fugir um doente mental naquela zona. Por outro lado, a comandante da PRM em Barue apela aos automobilistas para conduzirem com prudência para evitar lutos nas famílias. Por seu turno, o Administrador distrital de Báruè, Joaquim Zefanias visitou no dia 25 de Fevereiro de 2011 e desejou “rápidas melhores” aos todos doentes internados no hospital rural de Catandica vitimas destes acidentes. Joaquim Zefanias, fez esta pronunciamento na sua visita aos doentes vitimas de acidente no Hospital Rural de Catandica onde disse que recebeu da Governadora da província de Manica, Ana Comuana uma mensagem de condolência à família enlutada. Finalmente, o administrador, disse que o governo vai continuar com o trabalho educativo para os automobilistas para fazer sempre uma condução segura. Zefenias estava acompanhado nesta visita pelo Director Distrital de saúde em Báruè, Armando Castigo. Finalmente Zefanias mostrou-se satisfeito com trabalho da equipa de serviço de saúde no distrito que esta sendo a cumprir com os direitos dos doentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...