quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

MASC CONVIDA ASSOCIAÇÕES NA PROVINCIA DE MANICA A UNIR-SE NUMA PLATAFORMA NO ÂMBITO DE BOA GOVERNAÇÃO

Por: John Chekwa
23 de Fevereiro de 2011

Cerca de 24 membros que representam vários associações do distrito de Báruè reuniram -se esta quarta-feira 23 de Fevereiro de 2011, com o Mecanismo de Apoio a Sociedade Civil (MASC).
O evento teve lugar no salão de Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia deste Distrito e tinha como objectivo convidar as associações a se unir numa plataforma distrital para desenvolver actividades de monitoria e advocacia da governação para melhorar a prestação de contas nos sectores públicos.
Francisco Pantie, Agente Facilitador explicou o funcionamento do projecto e programas do MASC no país e mobilizar as associações para criar uma rede no âmbito de monitoria a boa governação para o bem-estar das comunidades.
Numa entrevista balanço os participantes avaliaram positivamente a iniciativa do MASC. Sobre este programa monitoria de boa Governação Rangel Mairosse, o coordenador de Rede Comunitária disse que tem com perspectiva de monitorar na área de saneamento e no sistema de abastecimento de agua no Município local e na prestação de contas por parte de Electricidade de Moçambique em Báruè.
Entretanto a Rádio comunitária Catandica, como exemplo que beneficiou de fundo MASC na área de boa governação apresentou a sua experiência e disse que é preciso uma entrega pessoal e coragem, porque não fácil monitorar alguém no seu sector de actividade, visto que pode ser atribuído nomes estranhos. Finalmente, a Rádio Catandica motivou os participantes para unir numa plataforma distrital e começar trabalhar mesmo sem fundos porque o MASC oferece as organizações da Sociedade Civil, com vários tipos de apoio tais como formação através de trocas de experiencias, seminários, visitas para o desenvolvimento das comunidades.
Pantie, apela a sociedade civil, os governos locais e a comunidade em geral para colaborar com o projecto MASC para o desenvolvimento nacional.
Esta iniciava abrange 3 distritos na província de Manica nomeadamente Gondola, Barue e Guro, para alem de 2 Rádios Comunitárias sendo Catandica e Gesom e Associação Anda de Manica beneficiam do fundos de MASC.
O Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) é um programa de 5 anos lançado pelo Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e pela Cooperação Irlandesa que tem por objectivo desenvolver estratégias para a melhoria da governação e da prestação de contas do Governo ao cidadão através do fortalecimento das capacidades internas das Organizações da Sociedade Civis (OSCs), na monitoria e advocacia da governação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...