segunda-feira, 29 de julho de 2013

Governo promete resolver casos de conflitos de terra em Báruè

Por: John Chekwa

A governadora da província de Manica no centro de Moçambique, Ana Comoane prometeu na última sexta-feira ( 26) que as preocupações  dos moradores de Phanze na localidade de Honde no distrito de Báruè vão ser resolvidas  através de uma  comissão criada recentemente.

 “A população será esclarecida e se houver problemas vamos resolver ” disse.

Trata – se das preocupações de conflitos de terra onde os camponeses de Phanze acusam a empresa Portucel de  invadir as suas terras para plantar eucaliptos naquela zona sem consenso.

Ana Comoane fez esta promessa no comício popular orientado por ela, dizendo que não é objectivo do governo trazer investidores que arrancam terra dos moçambicanos.

Neste comício popular  os habitantes acusaram também a estrutura local nomeadamente o líder comunitário, o chefe do posto e o secretário da zona de estarem envolvidos neste negócio a favor da empresa em causa.

Por outro lado, um grupo de trabalhadores da empresa louvou a iniciativa justificando que a Portucel está minimizar a situação de desemprego e pobreza naquela zona rural.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...