segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PRM baleia mortalmente cidadão estrangeiro inocente na Vila de Catandica, distrito de Báruè, provincial de Manica

    

PRM baleia mortalmente cidadão estrangeiro inocente na Vila de Catandica, distrito de Báruè, provincial de Manica.

22 de Outubro de 2012

POR: JOHN CHEKWA
   TAWANDA LOVEMORE CHITSIKE (VITIMA)

A polícia da Republica de Moçambique, no Distrito de Báruè, Província central de Manica, baleou mortalmente um cidadão inocente de nacionalidade Zimbabueana por volta das 21h do dia 21 de Outubro de 2012, no Bairro Futuro Melhor na Vila de Catandica.
      Trata se do cidadão de 24 nos de idade que em vida respondia por Tawanda residente na mesma Vila a mais de 4 anos sobrevivendo através de biscates.
Contactado o substituto da comandante distrital da PRM em Báruè, Januário Banda confirma o baleamento mortal do cidadão pela polícia da Republica em serviço dizendo que tudo aconteceu quando o malogrado tentou sem sucesso apoderar se da arma de fogo daquele agente e era portador de arma branca ‘faca’.
     A nossa reportagem contactou o membro a polícia comunitária que também estava em serviço na mesma zona testemunhou deste caso dizendo que dois membros da PRM local intersectou-os exigindo Bilhetes de Identidade (B.Is).
Segundo ele identificou - se como polícia comunitária em serviço e a vítima não trazia B.I e deste modo pós se em fuga e a PRM optou em disparar directamente dois tiros tendo atingido mortalmente aquele cidadão Zimbabueano.
O polícia comunitário testemunha que o malogrado não tinha faca e nem agrediu o membro da PRM.
     O nosso entrevistado divulga também haver corrupção pela parte da PRM local que faz cobranças ilícitas para aqueles que não tem B.I, pode ser nacional ou estrangeiros devem pagar uma quantia que varia de vinte meticais (20,00Mt) a Cinquenta meticais (50,00Mt.)
     Outros entrevistados dizem também que nalgumas vezes a Polícia da República arranca todo valor monetário que a pessoa tiver em caso não ser portador de BI.
Neste momento o corpo de Tawanda encontra - se depositado na casa mortuária de Catandica aguardando os familiares que vem da República do Zimbabwe para cerimónia fúnebre.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...