quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Corte do subsídio social básico preocupa a população idosa do Distrito de Báruè

Por: John Chekwa
Por ocasião da comemoração do dia um de Outubro – dia internacional do idoso, esta camada etária reclama os cortes do seu subsídio mensal no Distrito de Báruè, Província de Manica.

João Singano, idoso e residente do Bairro Sabão, mostra-se preocupado com o cenário de que num período de dois meses cada casal idoso recebe seiscentos e quarenta meticais (640,00Mt), ao invés de mil meticais, uma vez que cada pessoa idosa está a receber o valor de 250,00Mt por mês.

Esta preocupação foi também apresentada por Alberto António, que está disposto, para um dia, apresentar a tal inquietação, num encontro, caso seja convidado.

A maior parte desta camada etária confessou, à nossa reportagem, que o subsídio social de 250,00 meticais é muito pouco e não cobre as despesas básicas de casa.

Contactado pelo cidadão repórter, o Delegado de Instituto Nacional de Acção Social (INAS) em Báruè - Armando Tangai, confirma este caso e diz que a atribuição do subsídio social varia entre 250,00 a 500,00Mt, dependendo da composição do agregado familiar.


Note que no Distrito de Báruè há cerca de 5000 idosos registados que recebem apoio do Governo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...