terça-feira, 1 de outubro de 2013

Utentes abandonam o Posto de Saúde do Bairro Sabão, em Báruè, por falta de medicamentos

Por: JOHN CHEKWA

O posto de Saúde do Bairro Sabão, em Catandica, encontra-se abandonado por utentes daquela Urbe, por alegada falta de medicamentos. Trata-se dum posto localizado na Vila Municipal de Catandica no Distrito de Báruè, à Norte da Província de Manica.

Dada a situação, o responsável daquele posto de Saúde também ficou ausente do seu sector de trabalho, pelas 08 horas do dia 24 de Setembro do ano em curso, deixando o mesmo aberto e sem alguém, mas com uma etiqueta disponível de seguintes informações: “ Horário de trabalho: das 7:30h até 15:30  N.B. Salvo em alguns casos de urgência. Fora da hora normal, poderá contactar pelos números: 828440477 ou 864682006……”

Através desta etiqueta, a nossa reportagem conseguiu ouvir a voz de Tomás Samo, responsável daquele Posto de Saúde. Samo disse que estava no Hospital Distrital, à 4km, à procura de medicamentos: “ Estou aqui sempre na Vila à procura de medicamentos, desde o mês passado, ainda não há despacho e a resposta é que a Província ainda não enviou os medicamentos” – disse.
 Na sua ausência do posto, Tomás Samo deixa a porta e janelas abertas, mesmo sem alguém por perto, alegando que é para os utentes aguentarem o tempo, até a sua chegada.

É de salientar que a situação de abandono dos centros e postos de saúde já é um problema com barba branca em Báruè, até que alguns pacientes preferem recorrer, antes, à farmácia local e mercados informais da praça, na compra de medicamentos.


Recorde-se que Armando Castigo, Director de Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) em Báruè, nas semanas passadas, desmentiu a falta de medicamentos em Báruè e disse que o atendimento é favorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...