terça-feira, 15 de outubro de 2013

Desconhecidos queimam 5 celeiros em Catandica no Distrito de Báruè

Por: John Chekwa

Desconhecidos, ainda à monte, queimaram 5 celeiros equipados com vários produtos alimentares e utensílios domésticos, avaliados em mais de cem mil meticais. O cenário aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14), nos Bairros Sanhathunze, Josina Machel e 25 de Junho, incluindo a zona de Macodamo, ambos da Vila Municipal de Catandica, Distrito de Báruè, em Manica. Trata-se da destruição, pelo fogo, de 3 celeiros pertencentes aos membros do Partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e 2 pertencentes aos membros do Partido FRELIMO.

Por volta das zero horas, Rosita Tive, vítima deste cenário – membro do MDM e residente do Bairro Sanhathunze, ficou surpreendida por ver o seu celeiro em chama, destruindo-se todos os bens inseridos naquele celeiro.

No Bairro Josina Machel, os malfeitores usaram óleo queimado misturado com gasolina para lançar fogo no celeiro da munícipe Sovria Luís. Sovria relatou à nossa reportagem que este caso tem a haver com assuntos políticos, tendo acrescentado que os actores daquele incêndio só queimaram os celeiros donde as bandeiras do MDM estão içadas.

Shingi Pita, residente do Bairro 25 de Junho e membro do MDM, também relatou a mesma situação e acusa os membros da FRELIMO como actores deste acontecimento.

O porta-voz do Partido FRELIMO em Catandica – Meireles Alfredo, nega estas acusações e simpatiza – se com as famílias em desgraça.

O Delegado Político Distrital do MDM em Báruè, acusa a um jovem, membro do Partido FRELIMO que teria prometido, na semana passada, que ia incendiar todas as casas do MDM com bandeiras içadas.

Por sua vez, o jovem acusado nega ser actor deste crime.

Do outro lado, na manhã desta segunda-feira (14), foi encontrada içada uma bandeira da RENAMO, na sede do Partido FRELIMO por desconhecidos.

Contactado o Delegado Distrital da RENAMO em Báruè Celestino, Jó, distanciou – se deste caso e aponta dedo nos partidos MDM e FRELIMO, dizendo que são estes que estão interessados com as eleições de Novembro próximo.

Note que neste cenário não houve vítimas humanas, mas sim danos materiais, deixando mais de 20 pessoas sem produtos alimentares.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...