domingo, 18 de maio de 2014

Administrador parabeniza a PRM em Báruè pelos 39 anos da sua criação

Por: John Chekwa
PRM em Báruè
O Administrador do distrito de Báruè na província central de Manica, Joaquim Zefanias parabenizou na manha deste Sábado (17) a polícia da República de Moçambique (PRM) pelos 39 anos da sua fundação. Para Zefanias a polícia é muito importante na sociedade porque garante a segurança para o desenvolvimento do país em particular no distrito de Báruè.

Falando em Catandica, sede do distrito de Báruè, na praça dos heróis Moçambicanos, Joaquim Zefanias, apelou a polícia para ser um grupo exemplar de boas práticas, que não aceite corrupção, nem usar excessiva força contra a população. O dirigente avançou que os polícias devem ser membros comunicativos com a comunidade para sempre permitir bom relacionamento e receber denúncias populares no combate completo a criminalidade.
Comandante da PRM e Administrador Distrital de Báruè
Zefanias esclareceu dois momentos práticos “o cidadão quando é violado os seus direitos procura a polícia para estabelecimento dos seus direitos, e o mesmo cidadão quando viola a lei considera a policia de inútil e não importante na sociedade”

O administrador encorajou ainda a PRM local no combate a crime, prevenção de acidentes de viação e violação dos direitos da mulher e crianças entre outros crimes no distrito.

Por sua vez a comandante da PRM em Báruè, Angelina Muteto apelou aos cidadãos para sempre colaborar com a polícia no combate ao crime através de denúncias. Para Angelina Muteto, colaborar com a PRM é contribuir para manutenção da ordem, segurança e tranquilidade pública rumo ao desenvolvimento do país.

Os líderes comunitários presentes na praça dos heróis Moçambicanos em Catandica também saudaram o desempenho da polícia local. De salientar que a Polícia da República de Moçambique foi criada a 17 de Maio de 1975 no mesmo ano em que o país proclamou a sua independência.

Lideres Comunitários José Sabão e Francisco Languitone 
Por ocasião do dia da polícia, o jovem Nando Draiva, filho de uma polícia falecida disse que tem vontade e sonho de ser um policial mas tem dificuldade de não possuir altura mínima exigida nesta corporação. “ Não temos altura para entrarem na policia mas existem policias "baixinhos" em relação a me, porque que é disse que não tem altura para entrar na policia se uma vez existem policias "baixinhos" e as capacidades são únicas” reclamou o jovem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...