quarta-feira, 28 de maio de 2014

Eusébio Lambo Gondiwa nomeado novo Administrador de Vanduzi em Manica

Eusébio Lambo Gondiwa
Por: JOHN CHEKWA

Eusébio Lambo Gondiwa , ex- presidente do Conselho Municipal de Catandica é um novo administrador distrital de Vanduzi na província de Manica.  A cerimónia de transição de poderes foi dirigida nesta segunda-feira (26) pela governadora da província de Manica, Ana Comoane. 
O novo administrador jurou por sua honra , desempenhar com toda energia fazer todos serviços da população de Vanduzi em Manica, respeitar a constituição da República de Moçambique e as leis no exercício das suas funções  rumo ao desenvolvimento. 
Eusébio Gondiwa
No acto de tomada de posse a governadora da província de Manica, Ana Comoane disse que a elevação do posto administrativo de Vanduzi à categoria do distrito enquadra -se no âmbito de descentralização de poderes para facilitar o acesso de serviços públicos aos cidadãos em Moçambique.
Por sua vez o novo administrador distrital de Vanduzi, na província de Manica,  Eusébio Lambo Gondiwa convidou a população para ser juntas no combate a pobreza naquele novo distrito da região centro do país. Gondiwa disse ainda que o lema do distrito é “Vanduzi distrito brilhante, próspero e tranquilo”  
A população de Vanduzi disse na sua mensagem de saudação ao novo administrador estar satisfeita com a decisão do governo de elevação do posto administrativo para categoria do distrito. 
a população de Vanduzi
Com a elevação do posto administrativo de Vanduzi na província de Manica para categoria do distrito, as mulheres residentes dizem a nossa reportagem que esperam muitos sucessos, acesso de emprego e melhoria da qualidade de vida naquele distrito.

De com o chefe do posto interino, Mateus Paulo Tonje, o distrito de Vanduzi  é composto por 2 postos administrativos nomeadamente: Vanduzi e Matsinhe e tem mais de 59 mil habitantes. Tonje acrescentou que a maior parte dos moradores vive através de agropecuária e o distrito faz uma receita anual de mais de um milhão de meticais.

Vanduizi é único distrito com muitas instituições de ensino na província de Manica
 Dr. Rodrigues Mafione
Também na cerimónia, o director do Instituto Agrário de Chimoio (IAC), Rodrigues Mafione disse que é mais uma perspectiva de desenvolvimento na província de Manica. De acordo com o seu ponto de vista, Mafione existe condições visíveis naquele distrito ex. de aumento no registo das empresas, infra-estruturas  e a presença de agentes económicos que conseguem fazer o seu auto sustento. Mafione também deu exemplo na arena académica onde citou muitas instituições de ensino que estão informar muitos técnicos a nível nacional. Note que Vanduizi é único distrito com muitas instituições de ensino na província de Manica, por exemplo tem, Instituto Agrário de Chimoio (IAC), Instituto Armando Emílio Guebuza, Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM), Instituto dos professores (CHIBATA) entre outros. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Moçambique a caminho da paz efectiva

Felizmente há avanços visíveis no âmbito das negociações de paz efectiva no país. Também os dois lideres, nomeadamente o Presidente da ...